sexta-feira, 29 de março de 2013

PROPOSTA DE AÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA


PROPOSTA DE AÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

AÇÕES/ ACOMPANHAMENTO DOS PROFESSORES
ü  Participar do processo de elaboração do planejamento escolar anual, bimestral (ou trimestral) e semanal;
ü  Acompanhamento e monitoramento da execução do planejamento do professor;
ü  Subsidiar o planejamento do professor – reuniões quinzenais, capacitação pedagógica, trocas de experiências profissionais e grupos de estudo;
ü  Apoio e acompanhamento dos projetos, concursos e atividades interdisciplinares;
ü  Propor o replanejamento das ações sempre que necessário;
ü  Identificar as dificuldades dos alunos e buscar soluções conjuntas para os mesmos;
ü  Utilizar os resultados das avaliações externas e internas para propor intervenções pedagógicas;
ü  Auxiliar o professor no uso dos materiais de apoio pedagógico;
ü  Leitura, análise e entendimento do Regimento Interno da escola através de informativo;
ü  Auxiliar os professores na escolha e utilização dos procedimentos e recursos didáticos que melhor atendam aos objetivos propostos;
ü  Conscientizar o professor para a necessidade da: pontualidade, organização, escrita em dia, preenchimento e entrega dos diários ou qualquer outro documento solicitado pela Coordenação Pedagógica;
ü  Busca de parcerias com as faculdades locais.
ü  Monitoramento das Atividades Práticas de Laboratório.
ü  Utilização permanente dos recursos pedagógicos disponíveis no site da escola (se houver).
ü  Apoio na elaboração e execução do Portfólio dos professores

AÇÕES EM RELAÇÃO AOS ALUNOS

ü  Acompanhamento das turmas / alunos;
ü  Avaliação diagnóstica;
ü  Palestra de incentivo aos estudos;
ü  Atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem, com a sua inclusão no processo educativo;
ü  Recuperação paralela;
ü  Acompanhamento e encaminhamento de casos especiais: indisciplinas, desvios comportamentais, problemas de aprendizagem;
ü  Acompanhamento do rendimento dos alunos e nos casos de baixo rendimento, solicitar a participação da família;
ü  Atendimento a pequenos grupos;
ü  Participação nas mensagens / Reflexões;
ü  Incentivo na participação de Projetos, gincanas, concurso, avaliação externas e internas;
ü  Acompanhamento das progressões parciais;
ü  Projetos de leitura, enfatizando os direitos e deveres, a consciência da liberdade, responsabilidade e respeito;
ü   
Sempre se reconheceu o valor da apropriação dos saberes profissionais através da experiência. Aprende-se com as práticas de trabalho, interagindo com os outros, enfrentando situações, resolvendo problemas, refletindo as dificuldades e os êxitos, avaliando e reajustando as formas de ver e de proceder.
(CAVACO,M. H. Ofício do Professor: O tempo e as mudanças)
 














AÇÕES QUANTO À INTEGRAÇÃO
FAMÍLIA / ESCOLA

ü  Apresentar à comunidade escolar o projeto político pedagógico, reformulado bem como os projetos a serem realizados no decorrer do ano letivo.
ü  Contribuir com o processo de integração escola, família e comunidade atuando como elemento facilitador da comunicação entre eles, com o objetivo de tornar efetiva a tarefa educativa.
ü  Organizar e realizar debates e palestras de temas de interesse e necessidade da comunidade escolar. (Psicólogo, médico, polícia, etc)
ü  Realizar plantão pedagógico sempre que necessário.
ü  Realizar bimestral ou trimestralmente, reuniões junto aos pais, para análise e discussões dos resultados, na busca de novas propostas para a melhoria da aprendizagem.
ü  Proceder ao levantamento das manifestações culturais, sócio-econômicas e linguísticas junto aos alunos e sua família.
ü  Promover momentos de integração entre a escola e família através das manifestações culturais. Ex: Mostra cultural, festival de música, festa junina, gincanas, etc.;
ü  Orientar aos pais quanto à necessidade e importância no acompanhamento na vida escolar de seu filho. Ex: realização de tarefas, trabalhos e também quanto ao hábito de estudo.
ü  Buscar sempre parcerias entre a escola e comunidade nos projetos e ações desenvolvidos pela escola. Ex: Natal solidário.

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