Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 16 de março de 2013

PROVA DE MATEMÁTICA


PROVA DE MATEMÁTICA – I  UNIDADE
QUESTÕES

*Luciana e seu irmão foram ao circo, no intervalo do espetáculo, resolveram lanchar com os R$ 5,00 que lhes restavam. Pediram: 2 sucos, 2 salgadinhos e 1 docinho.
 

Tabela de Preços

Suco    R$ 1,20 Salgadinho     R$ 0,70  Docinho     R$ 0,50  Pipoca    R$ 0,50

1-De acordo com os preços da tabela acima marque a resposta que indica quanto Maria e seu irmão gastaram no lanche:

A   (      ) R$ 3,70.
 B(     ) R$ 4,50.     C(    ) R$ 4,30.     D(       ) R$ 3,20.     E(     ) R$ 3,30.

2-Luciana e seu irmão receberam de troco:

A(        )R$ 0,70. .
    B(         )R$ 1,20.  C(     ) R$ 0,50.  D(      )R$ 1,70.   E  (      )R$ 1,30.

3-O que é multiplicação?
A( )é um bicho de sete cabeças   B  (       )é o contrário da subtração
C( )é uma adição de parcelas iguais   D(         )é uma subtração invertida
E( )é a operação inversa a subtração e adição

4-Os termos da multiplicação são:
A( )multiplicando, multiplicador, soma ou total   B(         )multiplicando, multiplicado, resto
C( )multiplicador, minuendo, diferença  D(          )parcela, parcela, soma ou total
E( )multiplicando, multiplicador, produto


5-Qual dessas NÃO é uma propriedade da multiplicação:
A( )associativa       B(        )comutativa C(       )comitiva  D(         )distributiva     E( )elemento neutro

6-O elemento neutro da multiplicação é:
A( ) o número 8     B(          ) o número 1     C(         ) o número 0  D(       ) o número 3  E(    ) o número 10

7-Múltiplos de um número são:
A( )números multiplicados por 2
B( )é o resultado da multiplicação
C( )é o resultado de uma subtração
D( )são números multiplicados por 4
E( )são produtos (resultado da multiplicação) desse número, por qualquer outro

8-Os múltiplos oito primeiros de 7 são:

A( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)
    B(     ) (0, 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49 ...) 
C( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)
    D(     ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...) 
E( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)
 

9-Para descobrir o valor de um termo desconhecido, basta aplicar a operação inversa. O valor desconhecido representado pela figura :  
 ?  + 297 = 532

A(           )465
   B(          )285   C(         )1 375     D(         )375       E(          )378

10-Descubra o valor de  X em:
 

X  + 1 345 = 3 265
A(           )1 444
    B(          )1 920      C(         )2 343     D(           )1 326     E(          )1 894

11- Para cercar o lote de sua casa, José precisa de 256 metros de arame para cada volta. Ele vai colocar 4 voltas na cerca. Quantos metros gastará?
A( )1 333
   B(         )1 352  C(         )1 124   D(         )1 024        E(          )1 414

12-Ainda sobre os múltiplos dos números podemos afirmar que:

A( )Os múltiplos são infinitos     B(           )Os múltiplos são sempre pares
C( )São maiores que 100          D(            )São sempre ímpares
E( )São divisíveis por dois

13-Em 9 = 9 x 3 A propriedade que está sendo aplicada é:
A( )associativa   B(       )elemento neutro  C(          )comutativa   D(       )distributiva  E(           )fechamento

14-Na sala de aula de Bete tem 4 fileiras com 23 cadeiras cada. Quantas cadeiras há na sala de Bete?
A( )37
        B(       )17      C(       )27   D(       )87     E(         )67

15-Calcule o valor de
 X  na operação: x – 3 = 73
A( ) x = 76
          B(        ) x = 86         C   (        ) x = 96      D(            ) x = 92         E(          ) x = 45

16-Faça o cálculo mental e marque: 3 x 10 = ____ 3 x 100 = ____ 3 x 1000 = ____
 

A(      )300 – 3 000
    B(       )30 – 300 – 3000    C(       )30 - 300 – 3001 
D(      )3 – 30 – 300 –
     E(       )3 - 30 - 300 

17-Na propriedade comutativa, a ordem das parcelas não altera o:
A( )saber    B(        )diferente    C(       )local    D(         )produto    E(        )resto

18-Em 14 x 5 = 70 podemos afirmar que:
A(          )14 é o produto   B(       )14 é o multiplicando    C(          )14 é o resto
D(         )5 é o resto    E(        )5 é o multiplicando

19-Qual desses números NÃO é múltiplo de 3?

A(         ) 7     B(        ) 9C(       ) 12D(        ) 15E(        ) 30

20-O que você achou dessa prova?
A( )difícil   B(       )muito difícil       C (      )fácil
D( )muito fácil    E(       )N D A






TESTE DE MATEMÁTICA I UNIDADE
           CONTEÚDO:
·                     NÚMEROS ROMANOS
·                     SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
·                     ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
·                     SITUAÇÃO PROBLEMA COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO


ESCOLA ________________________________________ DATA 22-03-11
ALUNO(A) ________________________________________________________ 5º ANO
TESTE DE MATEMÁTICA I UNIDADE

1-Escreva por extenso:
a- 45.353.893 _____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
b- 8.789.322 _____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
2- Observe o número e responda:
263.946.579
a-Como se lê? _______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
b-Quantas ordens tem esse número? _________________________________________________________________________________
c-Quantas classes? _________________________________________________________________________

3-Leia com atenção a reportagem depois represente os números destacados no quadro abaixo :

T
ÓQUIO - Autoridades da polícia estimam que o total de mortos pelo terremoto seguido de tsunami no dia 11 de março deve passar de 18 mil. 
Uma das cidades mais atingidas pela tragédia, Miyagi, estima que as mortes chegarão a 15 mil na região, segundo o porta-voz da polícia Hitoshi Sugawara.
A polícia não estimou eventuais números de mortos em outras áreas do país, mas disse que confirmou que o número está perto de 3.400.
A Agência Nacional da Polícia disse que total de corpos encontrados até agora é de 8.649, enquando 12.877 pessoas estão desaparecidas.

Disponível em : http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/03/21/numero-de-mortos-no-japao-deve-passar-de-18-mil-diz-policia-924051292.asp

3ª CLASSE                    2ª CLASSE               1ª CLASSE
9ª 8ª 7ª                             6ª 5ª 4ª                      3ª 2ª 1ª            Ordem
C D U                               C D U                       C D U



TRANSFORMAR EM TABELA





4-Escreva o valor absoluto e o valor relativo de cada algarismo no número abaixo:
83.469.572

               VALOR ABSOLUTO                     VALOR RELATIVO
8        _________________________         ____________________
3        _________________________         ____________________
4        _________________________          ____________________
6        _________________________         ____________________
9        _________________________         ____________________
5        _________________________         ____________________
7        _________________________         ____________________
2        _________________________         ____________________

5-Vítor leu no jornal que a prefeitura de sua cidade gastou ou R$ 230.000,00 com a reforma de sua escola e outros R$ 195.000,00 fazendo uma campanha publicitária para que as pessoas cuidassem do patrimônio do cidadão.Quanto a prefeitura gastou ao todo?
Cálculo                                                 Resposta________________________________________




6-A distância da rodoviária de Recife para a rodoviária de Salvador é de 939 Km, Paulo já percorreu 746 Km. Quantos Km ainda falta para ele chegar ao seu destino?
Cálculo                                                   Resposta________________________________________






7-Escreva em números romanos:
9 _________________ 12_____________________ 50__________________
100_______________ 150___________________ 300__________________
400_______________ 500 __________________ 550___________________


8-Arme e efetue:
a) 56.899 + 2.394=
b) 456.893 + 234.768=
c) 78.934 - 45.685=
d) 342.455 - 232.262=


********************************************************************************
TESTE DE HISTÓRIA  -   I  UNIDADE
1-O que é pré-história?
______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
2-Na sua opinião, o que os homens primitivos queriam dizer ao fazer esses desenhos?
                                                                

3-O que é história?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Como está dividida a história?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Complete com as palavras do quadro:
Caixa de texto: ÍNDIAS – ESPECIARIAS – PORTUGAL – BÚSSOLA – MEDITERRÂNEO - CARAVELAS 


a-__________________________ foi o primeiro país a iniciar as grandes navegações.
b-Os europeus compravam as _____________________________ que vinham das _______________________.
c-O comércio era feito pelo Mar __________________________.
d-Invenções como _____________________, ____________________ e a imprensa, colaboraram muito com a realização das grandes navegações.
6-Quais especiarias os europeus compravam e por que eram tão importantes pra eles?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-Faça a correspondência:
a-Américo Vespúcio                                       (     )Descobriu a América
b-Bartolomeu Dias                                          (    )Descobriu o caminho para as Índias
c-Cristovão Colombo                                      (    )Provou que Colombo não havia descoberto as Índias
d-Vasco Nunes de Balboa                              (    )Contornou o Cabo da Boa Esperança
e-Vasco da Gama                                            (    )Descobriu o Rio Amazonas
f-Vicente Pinzón                                              (    )Descobriu o Oceano Pacífico


8-Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico para descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos. Qual o objetivo das grandes navegações?
_____________________________________________________________________________________


9-Você acha que as descobertas de novas terras através das grandes navegações foi importante para nós? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10-Leia o trecho e responda:
O Cabo das Tormentas
Foi dobrado pela primeira vez em 1488 pelo navegador português
Bartolomeu Dias. Contam as crônicas da época que como foi avistado
depois de vários dias em que os marinheiros sofreram violentas
tempestades (Tormentas), Bartolomeu Dias lhe pôs o nome de Cabo
das Tormentas, mas o rei João II de Portugual mudou-lhe o nome
 porque, ao ser dobrado, mostrou a ligação entre o Oceano Atlântico
e o Oceano Índico e prometia a tão desejada chegada a Índia.
Chamou-lhe por isso, Cabo da Boa Esperança - o topônimo que se perpetuou.Os marinheiros daquele tempo "acreditavam que, em suas águas,  viviam monstros que afundavam navios    devoravam   tripulantes"’.

a-Por que era chamado Cabo das Tormentas?__________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
b-Quem mudou o nome e por quê? _____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
c-Se você fosse um navegador daquela época e tivesse que passar por lá, o que faria? Como se sentiria?
_____________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________

ESCOLA ___________________________________ DATA _____/_____/______
ALUNO(A) __________________________________________ SÉRIE 5º ANO
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - I UNIDADE
O PRIMEIRO DIA DO BRASIL

Tão logo o sol iluminou a primeira manhã do Brasil , a frota de Cabral pôs-se em marcha. O capitão-mor enviou um escaler para reconhecer a nova terra. Nele seguiu Nicolau Coelho, veterano da primeira viagem à Índia . Ele notou que os homens que estavam na praia mão eram negros nem “índios”. Embora não tenha entendido o que os nativos falavam, Coelho pediu que baixassem os arcos e flechas. Eles o atenderam. A seguir, o capitão deu-lhes um gorro vermelho, uma touca de linh e um chapéu preto. Em troca, recebeu um cocar de plumas e um colar de contas. Assim foi o primeiro encontro.Já os nativos ficaram tão espantados com os recém-chegados que os chamaram de “caraíbas”, cujo significado é “seres sobrenaturais”.BUENO, Eduardo- Brasil:Terra a vista! – L&PM Edições- p 72,73

QUESTÕES
Leia com atenção cada questão antes de marcar.
Só marque uma alternativa em cada questão.
Não rasure o gabarito, use lápis se precisar, e depois cubra de caneta quando for entregar a professora.
1-O assunto tratado no texto é:
A(           )O tratado de Tordesilhas  B(        )O Descobrimento do Brasil  C(        )O dia do índio

2-De acordo com o texto, podemos concluir que o encontro entre portugueses e índios foi:
a(           )tumultuado b(             )amigável   c(          )violento

3-Faça a correspondência:
A-Escaler ( ) Autoridade militar que comandava a milícia
B-Capitão-mor ( )Que já tem experiência, Experimentado, prático.
C-Gorro ( ) Pequena embarcação para serviço de navio ou repartição marítima.
D-Sobrenaturais ( ) Chapéu, redondo e sem aba.
E-Veterano ( ) Fora das leis naturais; extraordinário
A seqüencia que você usou foi:
a(           ) B – E – A – C – D
           b(         ) D – A – C – B – E              c(       ) B – D – E – A – C

4-Marque a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:
a( )África – farmacia - Bélgica – Pará – Índio – indio
b( ) África – Bélgica – Pará – Índio – Caraíbas
c( )África – América – Índios – cenário – canário

5-Justifique o acento das palavras: café – chulé – sofá – jiló
a( )são paroxítonas terminada em e/es – a/as – o/os
b( )são dissílabas
c( )são oxítonas terminadas em e/es – a/as – o/os

6-Circule a sílaba tônica de cada palavra:
Máscara - árvore – África – mármore
 
a(          )Todas são paxítonas   b(          )Todas são proparoxítonas   (         )Todas são paroxítonas

7-Marque a sequencia certa para completar as lacunas adequadamente:
a( ) recrear – recriar - peão – pião - cela – sela - cegar – segar
b( ) cela – sela - cegar – segar - recrear – recriar - peão – pião
c( )sela – cela – recriar – recrear – segar – cegar – pião – peão

1) O assaltante foi colocado na ____________2) O cavalo sentia o espinho embaixo da ______________
1) O colégio pretendia _____________ a tragédia de Shakespeare.
 
2) A peça pretendia ______________ os alunos.
1) Devemos ________________ o cereal antes da chuva.
2) Quis _______________ animal durante a luta.
1) Deram um _____________ de presente ao menino.
2) O pagamento do ____________ deixou-o alegre.

8-Assinale a alternativa em que a vírgula está usada corretamente:
a( ) Mamãe foi à feira e comprou: tomate, cebola, maçã, melancia e banana.
b( )Quero comer carne, com, batata frita.
c( )Moro na Rua das laranjeiras nº45 Marechal Rondon, Salvador BA.

9-Marque a frase que mostra a função das reticências (...)
a( ) Para indicar, nos diálogos, a fala de personagem
b( ) marcam uma interrupção da frase e, consequentemente, a suspensão da sua melodia.
c( ) marca uma pausa de pequena duração.

10-Escreva uma carta para alguém que você não vê a muito tempo, contando as novidades. (10 linhas) .Não esqueça os elementos fundamentais: 1-Local e data(à esquerda) 2-Saudação ao destinatário 3- Assunto/ desenvolvimento 4-Despedida 5- assinatura.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Que tipo de carta você escreveu?
a(             )Comercial    b(             )Pessoal
  c    (             
 


PROVA DE MATEMÁTICA   -   IV UNIDADE

1-Marque como se lê os números decimais 0,8/ 0,30 / 0, 035:
A( )oito décimos, trinta centésimos, trinta e cinco milésimos
B( )oito décimos, trinta décimos, trinta e cinco décimos
C( )oito décimos, trinta centésimos, trinta e cinco centésimos

2-Transforme as frações decimais em números decimais:
5 50
10 100

A( )0,5 e 0,005
B( )0,5 e 0,50
C( )0,05 e 0,500

3-Marque a opção em que os números decimais são equivalentes:
A( )0,7 - 0,70 - 0,700
B( )0,7 - 0,007 - 0,77
C( )0,3 - 0,33 - 0,53

*Calcule e marque o resultado:
4- 16 + 11,5 =

A( )26,5
B( )2,75
C( )27,5

5- 5,05 - 1,63

A( )3,32
B( )6,42
C( )3,42

6- 4,2 x 7 =
 

A( )29,04
B( )6,42
C( )3,42

7- 6,4 : 2 =
 

A( )3,1
B( )3,2
C( )4,2

8- Represente o número decima 0,083 em fração decimal:

A( ) 83/1000

B( )83/10
C( )83/100

9-Calcule as porcentagens:
a) 20% de 500 figurinhas b)15% de 400 laranjas

A( )20 figurinhas e 40 laranjas
B( )200 figurinhas e 600 laranjas
C( )100 figurinhas e 60 laranjas

10-Calcule o perímetro de cada figura:



A( )P= 14cm e P=15cm
B( )P=15cm e P=1,2cm
C( )P=14cm e P=1,5cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário