quarta-feira, 20 de março de 2013

REALIZAR AULAS DIFERENCIADAS



REALIZAR AULAS DIFERENCIADAS DE LEITURA SEMANALMENTE NO ESPAÇO DE LEITURA(CASINHA DO LIVRO)


ÁREA DE CONHECIMENTO - LÍNGUA PORTUGUESA


JUSTIFICATIVA – Esse projeto pretende levar os alunos do ensino fundamental ampliar sua capacidade de leitura e produção textual, adquirir gosto pela leitura e formar o aluno leitor. Que a leitura torna um ato e hábito prazeroso não imposto, onde só o fato do aluno folhear um livro seja valorizado.

OBJETIVO GERAL:


Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar é que as crianças tenham prazer em ler, desenvolva autonomia e o senso crítico, visando à formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.

Objetivo estratégico:

Despertar o prazer da leitura nos alunos.


OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Levar os educandos a refletirem sobre a importância da escrita e leitura no processo de comunicação;
Ampliar os conhecimentos do aluno com relação a fonema, letras, palavras, textos orais e escritos;
Relacionar a escrita com outros meios de comunicação;
Valorizar a experiência do aluno, através de prática oral e escrita;
Aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação textual;
Diversificar e enriquecer o vocabulário do aluno bem como a leitura e produção de textos;
Criar hábitos de estudo utilizando forma prazerosa os recursos tecnológicos;
Estimular o raciocínio lógico através de jogos, desafios, músicas e poemas;
Interpretar as histórias, poemas e músicas.
Descrever a historia em forma de tirinhas (gibis)


Metodologia
   Coletânea especificamente de gibis, e outros livros doados pelos alunos.
   contendo os livros (gibis)
    Tapete, almofada, outros trazidos pelo aluno, uma vez que a leitura se dará no chão sala de aula e no espaço cultural (biblioteca)
Promover discussão sobre os meios de comunicação utilizados pelos homens além da fala e da escrita;
Questionar o conhecimento e uso da televisão, vídeo, computador, fax, Internet, comentar sobre estes novos meios de comunicação ressaltando o papel que eles assumem na vida moderna;

Avaliação

Será continua observando desde o mais simples ato de folhear um gibi até o momento de produzir seus próprios textos, e fazer leitura com coerência. Que a leitura torna um ato e hábito prazeroso não imposto.


Culminância: Que os alunos criem hábitos de leitura, sejam capazes de interpretar, e produzir seus próprios textos. Encenação do próprio texto do aluno (fichas de leitura
 

 Pessoal envolvido

  Alunos, professores e coordenadora do ensino fundamental.

 Recursos utilizados:
-          Revistas;
-          Jornais;
;     CD rons;
-          Músicas;
-          Gibis;
-          Livros diversificados.

Fonte de pesquisa

PCNS – Revista Nova Escola – Coleção Alfabetização sem segredo – Escola Paulista - - Internet – Troca de experiências

Nenhum comentário:

Postar um comentário