domingo, 31 de março de 2013

REFERENCIAL CURRICULAR ?


O Referencial Curricular que orienta o ensino de Artes 

O QUE E O REFERENCIAL CURRICULAR ?  


¢ Foi elaborado com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em conformidade com :
Ø Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, n°9.394/96;
Ø Diretrizes Curriculares Nacionais;
Ø A legislação Estadual.
 
  No Artigo 26, parágrafo 2°, afirma que “o ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis de educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. 
  Tal obrigatoriedade levou a formulação de um volume único e especifico a respeito desta área de conhecimento o PCNs de Arte;
  Considerando que a “Arte e uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos do processo de ensino e aprendizagem. O presente referencial curricular foi elaborado e está sendo utilizado atualmente nas escolas públicas do estado,
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Conhecer a arte, expressar idéias, sentimentos, e proporcionar vivências nas diversas linguagens articulando:
Øos saberes artísticos locais e da região;
Øas manifestações artísticas nacionais e internacionais;
Øconectando-os com outras áreas do conhecimento.
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢É importante que os alunos conheçam as produções artísticas nas diversas linguagens, valorizando a arte produzida em seu estado, percebendo a sua importância para a identidade e para a história da cultura tocantinense.
¢o contato com a Arte com seus materiais e suas formas de produção, proporcionará aos estudantes a oportunidade de integra a arte com as demais áreas do conhecimento, e com outros saberes artísticos do contexto nacional e internacional. 
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Valorizar a diversidade cultural respeitando as expressões artísticas locais e regionais, através do conhecimento das diferentes linguagens artísticas os alunos podem compreender a prática artísticas como direito e como participação social dos cidadão repudiando o diversos tipos de preconceito e discriminação.
¢Através do contato com manifestações artísticas de diversa culturas, tempo e lugares, os alunos podem conhecer, perceber, analisar e refletir sobre o mundo ao redor, valorizando a diversidade e se contrapondo aos diferentes tipos de preconceitos em relação ás outras culturas.
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Observar e relacionar a arte e as realidades sociais e ambientais de sua região, desenvolvendo s percepção e sensibilidade para com os ciclos naturais e o meio ambiente, refletindo sobre a necessidade de valorizar, respeitar e conservar os diferentes  bens patrimoniais da natureza e da cultura.
¢Pesquisar, saber organizar e analisar informações sobre arte e entrar em contato com artistas, obras de arte, fontes de informações e o contexto sociocultural onde foram produzidos;
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Saber buscar, selecionar e organizar informações visitando museus, ateliês de artistas plásticos, estúdios de rádio e TV espaços de ensaio de dança, música e artes cênicas. 
¢Exercitar a percepção, a apreciação e a produção artística nas diferentes linguagens;
¢Compreender e  utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal, e/ou coletiva, articulada a percepção, a imaginação, a sensibilidade, a flexibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

 Como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais, as aulas de Arte devem contemplar as linguagens:
ØArtes Visuais;
ØDança;
ØMúsica;
ØTeatro.
Bem como o papel da escola, do professor, os conhecimentos  que devem ser construído e os objetivos gerais de cada um.
A interdisciplinaridade  entre Artes e os conhecimentos:
ØTemas transversais;
ØMeio ambiente;
ØOrientação sexual;
ØPluralidade cultural;
ØSaúde;
ØÉtica;
ØTrabalho e consumo.
Os eixos em formato de tabelas com as competências, habilidades e conteúdo mínimos que devem ser trabalhados por bimestre; em cada série, do 2° ao 9° ano do ensino fundamental.
ØCompetências : atributos intelectuais, cognitivos, afetivos e sociais;
ØHabilidades: saber fazer;
ØConteúdos: conhecimentos a serem aprendidos.
Neles os professores podem elabora suas aulas de forma a atender as exigências do referencial curricular.
A postura do professor
O professor de Artes deve refletir sobre a sua prática de ensino na escola, fazendo com que o ensino de Artes não envolva só atividades de produção artísticas, mais também a conquista de significação do que fazem, através do desenvolvimento da percepção estética, e fenômenos artísticos, e culturais.
O aluno tem que ter
  convivência com produções artísticas  (originais ou reproduzidas) suas concepções estéticas nas diferentes culturas (regional, nacional e internacional); identificação de significados expressivos; reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos das linguagens seja ela arte visual; dança; musica e teatro; e a identificação de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras de Artes.  
  O referencial curricular adotado pelo estado, e um ótimo material  para a orientação dos professores; porem não deve servir como única referencia para a orientação das aulas de Artes.
Referência bibliográfica
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano. 1ª Edição/ Secretaria de Estado da Educação e Cultura. SEDUC-TO : 2009.281 p.

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