Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 31 de março de 2013

Uma viagem no tempo: “Conhecendo a Idade Média e seus castelos”


 

Projeto : Uma viagem no tempo: “Conhecendo a Idade Média e seus castelos”

• Área – Natureza e Sociedade
• Tema – Idade Média
• Recorte temático – A história de um povo que viveu na idade média.
• Duração – o ano todo
• Série – Pré II
• Ano – 2010
• Professora responsável –Patrícia Prates

• Disciplinas envolvidas – Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Artes e
Natureza e Sociedade.
• Tipos de textos – Contos de Fada e Textos Informativos
• Produto final – Confecção de maquetes

Justificativa :

No grupo de crianças do pré, o jogo simbólico está sempre presente, o que resulta em um mundo de fantasia. O jogo é ao mesmo tempo, instrumento de conhecimento do mundo. Nessa idade interessam-se pelos contos de fadas nos quais os castelos estão presentes e apresentam hipóteses a respeito destes, relativas a sua localização, comparação com as residências atuais, sobre a vida cotidiana.

• Objetivo geral :
Possibilitar às crianças o entendimento de uma sociedade diferente da delas, relacionando e confrontando aspectos específicos de uma época estabelecendo comparativos do passado e presente.
• Objetivo compartilhado com as crianças :
Montar uma maquete representando a Idade Média para ser apresentada aos pais.

• Objetivos Específicos :

- Interessar-se por outros tempos históricos respeitando os valores da época;
- Propiciar condições para que os alunos reflitam sobre o modo de vida no período medieval e façam comparações com os dias de hoje;
- Comparar aspectos culturais da época com os atuais;
- Conhecer os castelos e seus personagens;
- Descobrir como era a vida das crianças naquela

• Conteúdo :

História do povo que viveu na idade média :
- quem viveu?
- Como viveu?
- O que faziam?

• Etapas previstas :

1) Em roda , fazer o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre os contos de fadas,como eles imaginam que era naquela época, como eram os castelos, etc;
2) Resgate oral e escrito sobre a conversa, registro dos primeiros desenhos de como eles imaginam um castelo;
3) Pesquisa de figuras de castelos e de quais são os países onde existiram reis e rainhas e dos onde ainda existem ;

4) Fazer o levantamento escrito coletivo do que se sabe e do que se deseja aprender sobre a idade média;
5) Combinar junto com os alunos, os temas que serão aprendidos e todos iniciaram na roda da conversa;
6) Selecionar filmes, desenhos e alguns trechos de vídeos que retratem a Idade média como recurso para discussões, comparações e leitura de imagens, confrontando sempre aquele período com o atual;
7) Leitura de contos de fadas fazendo:

• interpretação oral e escrita,
• levantamento de semelhanças e diferenças entre a leitura e a projeção do vídeo,
• estabelecimento de relações entre a época medieval e a atual.

8) Leitura de textos informativos;
9) Com auxílio de livros, serão evidenciados em classe e registrados os aspectos da vida no castelo(pessoas, vestimentas, costumes, comida, bebidas, diversão, etc.);
10)-Confeccionar dicionário ilustrado de objetos e instrumentos;
11)-Escrever textos coletivos a cada bloco de novas informações;
12)-Confecção de castelos individuais e armas medievais como espadas de jornal e escudos de papelão para jogo dramático;
13)-Ouvir músicas medievais apreciando-as e fazendo a comparação com as músicas atuais (se possível, realizar um baile de máscaras );
14)-Elaboração de maquetes e painéis;
15)-Será feito com as crianças um planejamento visando a construção do castelo;
16)-Fazer com as crianças alimentos da época como “pães”;
17)-Jogos e situações problemas;
• Orientações Didáticas :

- Estudar os itens com calma, um a um para não sobrecarregar as crianças com muitas informações;
- Ler um aspecto de cada vez e fazer o registro dos dados principais para elaboração de um livro final;
- Providenciar músicas desse período para serem ouvidas, apreciadas e comparadas;
- Deixar claro para as crianças, que as lutas eram por sobrevivência e não por prazer e nas competições não era permitido matar;

• Recursos Didáticos:

- Vídeos: Filmes e desenhos;
- Livros de leitura infantil e contos de fadas;
- Textos informativos:crianças na história, os castelos ;
- Mitos : Bruxas;
- Músicas da época;
- Pesquisas realizadas com os pais;

• Atividades:

- desenhe como você imagina um castelo;
- o que sabemos e o que queremos saber?
- cartazes: figuras de castelos , textos coletivos.

• após assistir aos vídeos, serão feitas atividades relacionadas aos mesmos como: faça um desenho do que mais lhe interessou, escrever o nome dos personagens, escrever sobre uma cena, questões a responder sobre o filme assistido, resgate oral;
• a cada aspecto sobre a idade média lido, faremos um texto coletivo, o qual as crianças receberão uma cópia para ilustrarem, os temas serão divididos da seguinte forma:
- como eram os castelos;
- quem vivia neles;
- armas e armadura;
- competições;
- alimentação;
- vestimentas;
- higiene e saúde;
- bruxas;
- jogos e brincadeiras;

• Confecção das armas, coroas e maquete do castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário