quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cultura Afro – Brasileira


Cultura Afro – Brasileira
Objetivos:
Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais;
Explicar o que representou a escravidão para o povo africano.
Pesquisar como vivem as comunidades quilombolas no Brasil.
Verificar de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira.
Analisar a relação entre o negro e o preconceito.
Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
Entender valorizar a identidade da criança negra;
Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos e alimentares provindos da cultura africana;
Disciplina: Língua portuguesa:
Propostas de Conteúdos:
·         Textos literários;
·         Estudo de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e glossário de termos anti-racistas para construção de dicionários;
·         Provérbios africanos contidos nos símbolos;
·         Reconto de mitos;
·         Contos populares,
·         Idiomas
Disciplina: Redação
Propostas de Conteúdos:
Análise /releitura de obras  e biografia de artistas, autores e cantores negros;
Produção de poesias / paródias;
Reconto de histórias e ou canções populares preconceituosas ( Boi da Cara Preta).
Disciplina: Inglês
Propostas de Conteúdos:
Tradução de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e para construção de dicionários, murais ou cartazes;
Letras de músicas do afro-descendente jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X e Martin Luther King.


Disciplina: Historia
Propostas de Conteúdos:
História da África: A identidade afro – brasileira, os reinos da África, colonização e descolonização da África;
Os afro–brasileiros na sociedade;
Quilombos ontem e hoje;
Personagens ilustres negro;
Indumentária

Disciplina: Geografia
Propostas de Conteúdos:
Localização do Continente africano e seus países no Mapa-múndi;
Delimitação no Mapa do Brasil das áreas quilombolas.

Disciplina: Matemática
Propostas de Conteúdos:
Geometria, através das figuras representadas por meio dos símbolos da cultura africana;
Construção de tabelas e gráficos, relacionados aos dados estatísticos de mortalidade da população negra no Brasil;
População negra no Brasil, na Paraíba e no Município, de acordo com o Censo de 2010 / IBGE.
Situações problemas
Receitas / Medidas

 Disciplina: Educação Física
Propostas de Conteúdos:
Folguedos e danças afro- brasileiras / instrumentos musicais;
Brincadeiras
Destaque no esporte

Disciplina: Ensino Religioso
Propostas de Conteúdos:  Religiões e cultos afro – brasileiro.

Disciplina: Arte
Propostas de Conteúdos:
Canções populares: raggae, jazz, funk, pagode chorinho, rap, samba e outros que abordem o tema.
Confecção de objetos artesanais como máscaras, carrancas, vasos etc;
Confecção de adornos: pulseiras, tornozeleiras, anéis, colares.,
Cores

Disciplina: Ciências
Propostas de Conteúdos:
Culinária africana – receitas
Mamona (mamoeiro, carrapateira ou rícino): Práticas fitoterápica , uso lubrificante e biodiesel.
Saúde população afro – descendente : pressão arterial elevada e anemia falciforme.
Melanina

  Estratégias Pedagógicas e atividades:
Leitura;
Declamação de poesias;
Pesquisas;
Exibição de filmes e vídeos: Kiriku e a feiticeira, Kiriku e os animais da floresta, Vista minha pele( discriminação racial da vida de adolescentes), Uma onda no ar (  a população de uma favela encontra na comunicação, a arma  contra a exclusão social e o racismo), Um grito de liberdade (visão do Apartheid na África do Sul. Luta contra o Racismo), Tudo aos domingos ( Tradições  africanas na vida das pessoas), O Contador de Histórias, Narciso (história de dois meninos que encontram uma lâmpada mágica:o menino negro quer ser branco e rico e o menino branco quer  cantar rap com o s negros).Quando o criolo dança ( entrevistas mostram situações vividas pelo negro no cotidiano)
Confecção de bonecas negras
Confecção de símbolos ou objetos africanos,  máscaras, carrancas
 Desfile da beleza negra
 Teatro
Confecção de livros, dicionários, murais, banners, cordel ou cartazes privilegiando a cultura afro
Reflexão sobre a imagem da população negra apresentada nas novelas da rede de televisão
Álbuns de fotos com anotações
Músicas
Criação de um jornal sobre a temática
Criação de fantoches e bonecas de pano negras
Pesquisa e apresentação de capoeira
Análise de artistas e suas obras  e criação de um folder para divulgação
 Júri simulado, a partir de enquetes, expressando situações de racismos expressadas pelos alunos
Debates
Usar chages para analisar criticamente fatos de discriminação e racismos
Reprodução de desenhos usando escalas
Pesquisar em materiais impressos u internet os símbolos da cultura africana
Confecção de estamparia em tecidos ou papel, usando moldes vazados
Apresentar a Lei 10.639 em cordel
Reescrita de poesias  ( As borboletas, de Vinícius de Morais...)
Apresentação de histórias nas quais a cor preta tem destaque positivo, com personagens  negras representadas por qualidade e beleza: menina bonita do laço de fita, O menino marrom, Biografia das cores, História da preta, O menino Nito, Ana e Ana, Tranças de Bintou, Bruna e galinha Angola , As pérolas de Cadja etc;
Coreografia, dublagem e apresentação culturais de  músicas, como;  Aquarela do Brasil , Canto das três raças – Clara Nunes, Lavagem cerebral – Gabriel, o pensador, Mão de Limpeza – Gilberto Gil, Kizomba – Martinho da Vila, Dia de graça – Candeia, Milagres do Povo - Caetano Veloso e Gilberto Gil, Sorriso Negro – Dona Ivone Lara, Canta BRASIL – Alcyr Pires Vermelho etc
Oficinas: Tranças, música, filmes/vídeos, danças e  Capoeira
Palavras cruzadas, caça palavra,
Seminários
Leitura de imagens
Leituras de textos reflexivos, poéticos e informativos;
Leitura compartilhada e dialogada de textos reflexivos
Pesquisa e leitura em jornais e revistas sobre discriminação racial
(organizar as informações no mural para conhecimento de todos).
·          Leitura e canto coletivo de músicas
·          Dinâmica de motivação sobre o tema
·          Definir um horário semanal para assistir filmes culturais afrodescendente ou que enfoquem discriminação étnico-racial.
·         Sugerir filmes para que assistam

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