sábado, 20 de abril de 2013

Departamento de Ensino


Secretaria de Educação Cultura e Desporto
 Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino

                                    Datas Comemorativas de Abril
01 – Dia da Mentira
02 – Dia 
Internacional do Livro Infanto-Juvenil
07 – Dia Nacional do Jornalista  e Dia Mundial da Saúde
08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer
13 – Dia do Hino Nacional _ (1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831)
15 – Dia da Conservação do Solo  e   Dia do Desarmamento Infantil
18 – Dia Nacional da Literatura Infantil  e Dia de Monteiro Lobato

19 – Dia do Índio
19 – Dia do Exército Brasileiro
21 – Tiradentes – Feriado  /Dia do Policial Civil/ Dia do Policial Militar
22 – “Descobrimento do Brasil”
22 – Dia da Força Aérea Brasileira
22 – Dia do Internacional do Planeta Terra
26 – Dia da 1ª Missa no Brasil
26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão
27 – Dia da Empregada Doméstica
27 – Dia do Engraxate
28 – Dia da Educação
28 – Dia da Sogra
                     
                 
Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino
                                                  
                                                     Roteiro de Abril


Observa-se que as turmas, de um modo em geral, não têm hábito de leitura. Diante dessa realidade torna-se necessário formular uma sequência de atividades de leituras que despertem nos alunos o interesse e o prazer pela leitura, pois a leitura tem grande importância para o desenvolvimento do indivíduo em seu contexto social, tendo como ponto de partida, as histórias infanto-juvenis, visando, assim, despertar a curiosidade e o gosto do aluno pela leitura.

Objetivo Geral

Despertar o gosto pela leitura, de forma com que cada estudante se conscientize da função e importância da leitura para seus estudos e o conhecimento

Objetivos Específicos:

Reforçar o prazer da leitura pelo esforço de aprender e melhorar os estudos;
Incentivar alunos para o hábito da leitura,
Estimular o gosto pelo contar e ouvir histórias;
Perceber a leitura como um processo dinâmico;
Recriar histórias através de textos orais e escritos.

Como estamos no mês de abril e neste mês comemora-se o dia de Monteiro Lobato iremos trabalhar uma sequência didática durante esta semana e no final cada escola fará sua culminância de acordo com as possibilidades.

Sequência Didática:

  1º dia  : 22 de abril  :  Segunda - feira
        
·       Apresentação da Biografia de Monteiro Lobato
·       Leitura de texto retirado da obra de Monteiro Lobato
·       Atividades de vocabulário compreensão e interpretação de texto
·       Montagem da linha do tempo referente a  vida do autor



2º  Dia: 23  de abril  : Terça - feira

·       Análise da Biografia de autor
·       Leitura do texto da obra de Monteiro Lobato
·       Estudo do vocabulário compreensão e interpretação do texto
·       Produção escrita: narração recontar a história modificando alguns elementos da narrativa, por exemplo, a   conclusão
·       Estudos gramaticais fonemas e letras.

3º Dia :  24 de Abril Quarta- feira

·       TEXTO  ( Escolher  algum  do autor )
·       Estudo do vocabulário, compreensão e interpretação do texto
·       Dramatização da leitura
·       Elaboração de mural vida e obra  de Monteiro Lobato
·       Variedade lingüística: Jeca Tatu

4º  Dia : 25  de Abril :  Quinta - feira texto Narrativo Fábula

·       Leitura de uma fábula recontada  por Monteiro Lobato
·       Debate sobre a moral da história
·       Compreensão e interpretação do texto
·       Onomatopeia a fala dos animais
·       Redação: Uma fábula empregando onomatopeia
·       Produção de texto

5º Dia  : 26 de Abril : Sexta-feira 

·       Oficina de arte
·       Confecção de máscaras ,vestimentas, fantoches etc dos  personagens do Sítio do Picapau Amarelo
·       Exposição dos trabalhos produzidos  pelos alunos e exibição  de peças
·       Dramatizações  etc

Observação

Pode-se  empregar  na confecção dos trabalhos  material  reciclável como garrafas de refrigerantes, jornais caixas de margarinas ,retalhos  de tecido  etc
.De acordo com a criatividade do professor e disponibilidade do aluno.

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Roteiro das Atividades Para o Mêsde Abril
Mês
Atividades
07 de Abril

Dia Mundial da Saúde:Compreender conceitos e procedimentos básicos sobre atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida e como eles se relacionam.
*Participar de um programa de exercícios físicos. 
*Identificar práticas para se ter uma boa higiene pessoal e coletiva.
*Analisar de maneira crítica as desvantagens de se ter uma má alimentação.
*Mostrar a importância do saneamento básico em áreas habitadas.
Segundo aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá inicio a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da Educação Infantil.
08 de Abril
Dia Mundial do Combate ao Câncer : O câncer é a segunda doença que mais mata as pessoas no Brasil, em especial câncer de pele, e a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de consultar sempre médicos e estar sempre cuidando da saúde.
13 de Abril
Dia do Hino Nacional :
Como ponto de partida para o desenvolvimento desta "consciência cívica",valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informação, no processo pedagógico do aluno. Não podemos deixar morrer as nossas tradições. O nosso Hino Nacional é muito grandioso e o mais bonito nos seus sentimentos.
18 DE Abril
Dia de Monteiro Lobato : O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário. Portanto daremos enfoque a Monteiro Lobato uma vez que este mês a temática está focado em leitura .
19 de Abril
Dia do Índio : Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio  sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.
Objetivos:
·        Conhecer um pouco da história dos índios;
·        Conhecer,analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
·        Refletir sobre a relação: brancos x índios;Estimular a comemoração do dia do índio;
22 de Abril
Descobrimento do Brasil: é preciso relativizar a ideia de que ocorreu um descobrimento a 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da história europeia e global.
                                 Bom  trabalho a todos :  Valdinere  Alves  e  equipe

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INFORMES DE ABRIL

 Informamos que as Avaliações da I etapa ocorrerão no período de 15  à 19 de abril. Vale ressaltar que as novas oportunidades ocorrerão gradativamente durante  às aulas.
                                                         ATENÇÃO
·       As escolas que funcionam de 1º ao  5º ano as avaliações serão realizadas após o intervalo.
·       As Creches e a Escola Carlos Lima as atividades procedem em horário normal.
·       As escolas que funcionam de 6º ano ao 9º ano nesta semana as aulas terão 10 minutos a  menos . Então as avaliações iniciarão na terceira aula.
·       O professor ao terminar a avaliação ficará fazendo a correção.
·       No dia 30 de abril será o Conselho de classe . O mesmo será realizado após o intervalo.

                                  A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO CLASSE
A finalidade do Conselho de Classe é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes. Na prática acaba por avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola. Para realizar o Conselho de Classe devemos dar ênfase aos seguintes aspectos:
·       O aproveitamento da turma
·       Maior dificuldade enfrentada pela turma que impede o desenvolvimento da mesma;
·       Problemas de ordem pedagógica e sugestões para amenizar tal situação;
·       Problemas de ordem disciplinar e sugestões para amenizar tal situação;
·       Problemas de dificuldade de relacionamento e sugestões;
·       Pontos positivos da turma e alunos talentosos do bimestre.
·       Rever o planejamento para ver se está atendendo as necessidades dos alunos
·       Vale ressaltar que  o conselho  de classe terá início  após o  intervalo.
                                       Valdinere  Alves 


       O PROFESSOR DE CRIANÇA É COMPARADO A UM JARDINEIRO
"Quanto maior cuidado o jardineiro dedica às suas plantas, mais bonitas elas se tornam. É preciso cuidar da terra, afofá-la, chegar bem junto ao caule, regar constantemente, retirar os bichinhos que danificam, podar no tempo certo, enfim estar sempre atento ao seu crescimento.
 Assim são nossas crianças. Precisam de cuidados especiais. Outra coisa muito importante a se notar no trato com as flores, é que o jardineiro acompanha o crescimento natural delas.
Não se sabe de algum jardineiro que, vendo um botão de rosa, comece a forçá-la para torná-la uma flor antes do tempo. Este exemplo serve para nós em relação às crianças.
 Elas crescem, desenvolvem-se e amadurecem no tempo próprio. Esta é a maneira correta e eficiente para se conseguir jovens sadios e equilibrados.
Muitas pessoas querem que as crianças comecem a sentir, pensar e agir, da mesmo maneiro que os adultos.
Porém, o que acontece é que criam uma imensidão de problemas, por esta falta de conhecimento.
Trate de seus alunos e dê-lhes o ensino acessível ao seu entendimento e a sua capacidade de compreensão. Desta forma os objetivos propostos serão alcançados.
Não devemos nunca, porém,esquecer de pedir ajuda ao nosso Deus, pois sem Ele nada podemos fazer.” 
Ao ler o texto, acima, concluo que: Cada criança tem o seu tempo e é única, devemos respeitar o tempo e a individualidade de cada uma.
Autor Desconhecido

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