sexta-feira, 19 de abril de 2013

O que não pode faltar na Pré-escola


 O que não pode faltar na Pré-escola

1.Brincar

-Por que trabalhar : Essa é uma fase de ampliação do universo de informações: uma vendedora é mamãe, o papai é motorista, o herói preferido voa, o livro de histórias fala de uma princesa bonita e corajosa. O meio de Processar e assimilar tantos assuntos enfim -, entender o mundo - é brincar de faz-de-conta. "A complexidade da fantasia criada depende das experiências já vividas. Por isso, é fundamental Oferecer Possibilidades em ambientes ricos", afirma Zilma, da USP.

- O que propor : As crianças ainda se divertem com os brinquedos de encaixar ou no parque, mas na Pré-Escola Destaque ganham os jogos de regras - Cumprimento de normas que exigem, concentração e raciocínio - e principalmente, os simbólicos, que em ASSUMEM se Papéis. Elas se apropriam dos elementos da realidade e dão a eles novos significados. Por meio da fantasia, aprendem sobre cultura. Ao dar uma bronca em boneca exemplo, por, os pequenos usam frases ouvidas de diálogos dos adultos, e da TV, em especial, de livros de histórias. A literatura ausentes traz elementos do cotidiano.

2. Linguagem oral

- Por que trabalhar: no início da pré-escola, coloca-se um importante desafio em linguagem oral: não apenas falar, mas antecipar e planejar o que se quer dizer. "Para que isso aconteça, ou seja, para que seja usada uma oralidade Cada vez mais e de melhor forma, é preciso trabalhá-la diariamente com base em diferentes temas, contextos e interlocutores", diz Maria Virgínia, da Editora Moderna.

- O que propor: uma escola DEVE Oferecer um ambiente que estimule uma comunicação verbal apenas - mas não em sala também no refeitório, no pátio, na brinquedoteca corredores, nos. Para conversar, ali estão amigos, educadores, merendeiros, porteiros e diretores. Oportunidades Tornam tão distintas como situações de fala mais ricas, elaboradas e complexas. Os momentos são divididos em dois tipos: formais e informais. Os informais são, por exemplo, como rodas de conversa. Nelas, o professor faz uma proposição, por exemplo, a respeito de uma notícia da comunidade ou de algo que será feito depois, como uma receita culinária. Nesse momento, cada um ouve o que os outros Têm a dizer, coloca sua opinião e inicia os relatos próprios. Situações formais são aquelas em que as crianças se dirigem a dos outros interlocutores que não os próprios colegas de classe, como outra turma, para quem um ou vão contar uma história, um adulto ser entrevistado. Assim, ao longo de toda a pré-escola, são desenvolvidas e aperfeiçoadas competências como a de recontar histórias Elaborar e perguntas, declamar poesias e relatar acontecimentos do próprio cotidiano ou de outras pessoas.

3. MOVIMENTO:

-Por que trabalhar: na pré-escola, uma criança já tem desenvoltura para se comunicar verbalmente. Mesmo assim, o movimento ainda é um meio de expressar o que ela quer. Por isso, eles continuam um ser valorizados na pré-escola. Nessa fase, ela se torna mais Ciente de si, conhece mais o corpo e ganha competência para atuar no mundo.

- O que propor : Atividades como danças, teatro e jogos esportivos Aumentam fazem evoluir e as Possibilidades com o corpo. Ações como segurar o lápis eo Talher e usar uma tesoura se aprimoram, mas não adianta Promover "treinos". "As habilidades se consolidam apenas diante das Necessidades reais", explica Maria Paula. Em especial entre os maiores, de 5 e 6 anos, a Capacidade de planejar as ações de movimento se amplia. Por isso, atividades ao ar livre, no parque, se Tornam mais ricas. Para se divertir num escorregador, como crianças conseguem observar os degraus onde pisar e calcular o que fazer para chegar ao topo e depois deslizar.

4. LEITURA E ESCRITA

- Por que trabalhar : É um adulto leitor que mostra às crianças o significado da escrita que está nos livros. Ao escutar uma história, as turmas entram na narrativa e compartilham as sensações dos personagens.

-O que propor : Durante as rodas de histórias, o grupo é Capaz de escolher os livros prediletos, acompanhar a obra de um autor, opinar e fazer relatos. Quanto maior melhor A variedade de gêneros,: contos, poesias, Parlendas, Quadrinhas, gibis, lendas, fábulas, bilhetes, crônicas, textos informativos e instrucionais. A leitura diária de diferentes gêneros pelo professor aumenta cada vez mais a curiosidade eo conhecimento sobre a linguagem escrita.

Revista Nova Escola

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