Viajando No Mundo dos Contos de Fada

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sábado, 20 de abril de 2013

Projeto - Teatro do Dia Nacional da Consciência Negra.


Projeto - Teatro do Dia Nacional da Consciência Negra.

 Apresentador: O apresentador deverá falar sobre a importância de se trabalhar o tema na escola, sobre a lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que define as orientações sobre o estudo da História afro-brasileira e da história da África e dos africanos e a da importância do dia Nacional da Consciência Negra.

Cena 01:
Professor: Bom dia turma! Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, pois nesse mesmo dia morreu...

Aluno 1: “Oô fessô”, com licença! Me desculpe! Mas sai ano, entra ano e ouço falar de dia da Consciência Negra, mas nunca consegui entender por que esse dia é tão importante, nem feriado é.

Aluno 2: Então deixa o professor explicar, uai!

Aluno 3: Sai pra lá, puxa saco!

Todos: Murmurinho de briga.

Professor: Calma, calma turma!

Aluno 1: (Levanta a mão) Desculpa professor, eu não queria arrumar confusão, eu sou novo nessa escola, mas por onde passei, nesse dia eu só via uns cartazes com imagens de escravos, algumas frases e nada mais.

Professor: Infelizmente mesmo sendo tão importante, poucos dão valor a este dia, na maioria das vezes porque não conhecem o seu significado histórico. 

Aluno 4: Mas se o dia é para ser comemorado hoje, pra que falar em história, essas coisas que aconteceram a centenas de anos e não nos serve para nada?

Professor: Engano seu meu jovem, se nós podemos comemorar esse dia é por causa da luta histórica dos negros, desde aqueles que chegaram nos navios “tumbeiros”, os que sofreram nos quase quatro séculos de escravidão no Brasil, até os que buscam um espaço nessa sociedade de hoje.

Aluno 5: (Levanta a mão) Navios tumbeiros? Mas não são Navios Negreiros, professor?

Aluno 4: E a escravidão? Foi tão dura assim?

Professor: Acredito que a escravidão foi muito mais dura e perversa que os livros nos contam, imagine só: você está trabalhando tranqüilo em sua aldeia, junta a sua família, e de repente chega um grupo de pessoas e capturam vocês, os espancam, amarram a todos, os fazem andar quilômetros até chegarem a um porto e os colocam em um navio cheia de gente estranha...

Aluno 5: Os Navios negreiros?


Professor: Sim! Isso mesmo! Navios negreiros! Mas também são chamados de tumbeiros, pois boa parte das pessoas que foram amontoadas em seu porão, frio e fedorento, eram alimentadas com uma comida horrível e escassa, muitas dessas pessoas não sobreviviam a esta viagem, morriam de doenças ou até suicidavam-se e não chegaram ao seu desconhecido destino, na verdade era só o começo do inferno.

Aluno 2: Então professor? Quer dizer que todos os negros no Brasil são descendentes de escravos?

Professor: Não! “Não são descendentes de escravos! São descendentes de seres humanos que foram escravizados.” É bom lembrar que os indígenas também sofreram muito com a escravidão.

Aluno 3: Então parece que eles sofreram bastante mesmo!

Professor: A condição do escravo sempre foi de humilhação, dor, sofrimento e violência. Acredito que vocês possam imaginar isso!

Fechamento da Cena 01: Se possível utilizar um vídeo mostrando o navio negreiro (Cena do filme Amistad) e imagens de escravos no Brasil, utilizar a música “Retirantes” da novela Escrava Isaura e ao mesmo tempo entrariam alguns alunos representando escravos sendo açoitados e humilhados. 

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