sábado, 20 de abril de 2013

Vigiar e punir: relações com o currículo escolar


 Vigiar e punir: relações com o currículo escolar

A partir da análise dos pontos comuns entre o currículo escolar e as questões levantadas por Michael de Foucault, no capítulo Os corpos Dóceis, os grupos podem deixar aqui suas sínteses a respeito desse tema!

Analisem os trechos abaixo e PROCUREM RELAÇÕES POSSÍVEIS COM O CURRÍCULO ESCOLAR (duplas/ trios):


"A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos dóceis [...] Ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado uma 'aptidão', uma 'capacidade' que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potência que poderia resultar disso, e faz dela uma relação de sujeição estrita" (p.127)

"é dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado"(p.126)

"em qualquer sociedade, o corpo está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações" (p.126)

"Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade são o que podemos chamar as 'disciplinas' " (p.126)

Nenhum comentário:

Postar um comentário