quinta-feira, 2 de maio de 2013

Brincando e Aprendendo com os Jogos Pedagógicos


Brincando e Aprendendo com  os Jogos Pedagógicos

            “O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência lúdica, ou seja, um impulso para o jogo” (RIZZI/ HAYDT, 1987, p.08).
                A escola por ser uma instância social a quem compete à educação sistematizada, ocupa um espaço significativo na vida dos educandos, configurando-se num ambiente agradável de construção de conhecimento sensível a sua formação integral. O docente, como mediador deve ampliar as possibilidades de aprendizagem em sua sala de aula, inserido a sua prática no cotidiano escolar, jogos pedagógicos e atividades lúdicas.
            “O jogo proporciona alegria à criança, a alegria da criação, do triunfo ou do prazer estético, da qualidade”. (Makarenko,1981,p.49). Nessas brincadeiras, interagindo entre si, as crianças passam a se conhecer melhor, assumindo novos papéis na sua relação com o outro e com o mundo.
            Segundo Brousseau o trabalho do docente consiste
em propor ao educando uma situação de aprendizado
 para que produza seus conhecimentos com resposta pessoal
a uma pergunta, fazendo-os funcionar ou modificando-os
como respostas às exigências do meio e não a um desejo de um docente.
Descrição: Jogos educativos            Uma prática docente com utilização de jogos na sala de aula, oportuniza à criança comparar, associar, diferenciar, incluir, ordenar, classificar, quantificar e refletir, reestruturando gradativamente, os diversos aspectos de seu desenvolvimento: cognitivo, afetivo, motor, social e cultural.
                                                 Os jogos como prática educativa estabelecem
                                                limites entre seus participantes, criando situações que
                                               envolvem respeito mútuo, aceitação de resultados,
criação de regras e oportunidades de trabalho em grupo, concretizando a afirmação de Vygotsky que a construção do conhecimento dá-se na interação do sujeito com o objeto de estudo.
            Todas as atividades para a construção de conhecimento devem ser apresentadas num clima motivador que promova o envolvimento das crianças propiciando-lhes constante busca de soluções para problemas e não atividades que visem à automatização ou à memorização sem compreensão. É fundamental a criança ter um espaço povoado de objetos com os quais possa criar, imaginar, construir e principalmente, um espaço para brincar e interagir com os objetos.

     A presença do educador nos jogos

·         Dinamiza o grupo pela sua atitude
de escuta, de atenção, de entusiasmo diante
 do sucesso da criança e de encorajamento diante
 da derrota e como participante do jogo.
·         Ajuda a construção progressiva de noção da regra, no momento em que oportuniza ao aluno acesso a jogos diversos com suas peculiaridades.
·         Possibilita desenvolver noções básicas de convivência social permeadas por elementos inerentes ao próprio jogo que enriquecerá, tanto as relações interpessoais, como também, a partir de situações geradas no decorrer do processo, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança
·         Promove o desenvolvimento do espírito crítico, devolvendo no grupo os problemas suscitados pela criação de certos jogos, permitindo-lhe o desenvolvimento de novas estratégias ou a busca de alternativas.
·         Provoca situações em que a criança, vivenciando também jogos simbólicos, como no caso do jogo de ficção ou imaginário, poderá ordenar a realidade.                                                                                                                                                                      
·         Estimula a participação da criança no jogo, independente do resultado, de modo que este seja encarado como uma experiência positiva que a ajudará a progredir em direção a vitórias futuras, propiciando o equilíbrio de suas emoções.
·         Interage com as crianças continuamente, refletindo com elas sobre as observações realizadas durante a ação do jogo.

Referências

MAKARENKO, Anton Semionovitch. Conferências sobre Educação Infantil, São Paulo: Moraes, 1981.
RIZZI, Leonor; HAYDT, Regina Célia. Atividades Lúdicas na Educação da Criança, São Paulo: Ática, 1987.

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