quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL
ESTAS IDÉIAS PARA O PLANEJAMENTO NO INÍCIO DO ANO PEGUEI NO BLOG http://educadorasim.blogspot.com ESPECIALIZADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS. AMEI!!


COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: MATERNAL III ( 03 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
Interessar-se pela leitura de histórias;
Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;
Aprender a escutar textos e histórias;
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
Escolher livros para ler;
Demonstrar capacidades de reconto de histórias;
Participar de pequenas dramatizações;
Reconhecer as vogais;
Identificar os nomes dos colegas;
Copiar seu nome;
Diferenciar escrita de desenhos.


MATEMÁTICA

Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo;
Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje;
Perceber relações de causa e efeito nas coisa;
Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura;
Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto;
Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho;
Agrupamento de objetos ( classificação);
Discriminar e nomear as primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
Identificar gradativamente os numerais ( até 5) e as quantidades correspondentes.

ARTES

Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.

MOVIMENTO

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
Segurar corretamente o lápis e manejar a tesoura;
Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.

NATUREZA E SOCIEDADE

Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.

MÚSICA

Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: 1º PERÍODO ( 04 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
Usar a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
Criar histórias com sequência lógica;
Fazer reconto de vários estilos de texto;
Transmitir recados;
Reconhecer a escrita de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
Reconhecer os nomes dos colegas;
Nomear as letras de seu nome;
Reconhecer, identificar e grafar as letras do alfabeto;
Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
Evoluir da hipótese da escrita, do nível pré-silábico com letras para o silábico

MATEMÁTICA

Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
Perceber semelhanças e diferenças entre os objetos , classificando-os a partir de critérios próprios, estabelecendo relações entre eles; manusear sólidos geométricos, percebendo os que rolam ou não;
Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
Identificar gradativamente os numerais ( até 20) e as quantidades correspondentes;
Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( uso social, contagem,
calendário);
Diferenciar números de letras.

ARTES

Reconhecer as cores básicas em situações de uso;
Evoluir no desenho, usando formas e figuras mais definidas;
Pesquisar e apreciar obras de artes;
Utilizar a rasgadura e a tesoura em situações de recortes;
Modelar livremente , massinha e argila;

MOVIMENTO

Andar, correr, saltar sem dificuldades;
Coordenar movimentos de braços e pernas;
Quicar a bola com as mãos;
Participar de jogos com regras simples;
Identificar e nomear principais partes do corpo.

NATUREZA E SOCIEDADE

Pesquisar fatos contextualizados;
Dar informações sobre dados pessoais;
Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
Associar determinadas atividades aos dias da semana;
Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.

MÚSICA

Desenvolver a memória musical;
Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
Apreciar diferentes estilos musicais;
Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: JARDIM II ( 05 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
Usar com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
Criar histórias com sequência lógica;
Fazer reconto de vários estilos de texto;
Transmitir recados;
Reconhecer a escrita de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
Reconhecer os nomes dos colegas;
Nomear as letras de seu nome e de outras palavras que sejam significativas;
Reconhecer, identificar e grafar as famílias silábicas;
Reconhecer palavras em pequenos textos;
Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
Evoluir da hipótese da escrita, do nível silábico para o silábico-alfabético.
Escrever espontaneamente pequenos textos, histórias, versinhos, listas, receitas.

MATEMÁTICA

Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
Realizar classificações e ordenações co critérios figurais próprios, evoluindo para a utilização de critérios pré- estabelecidos;reconhecer outras formas geométricas além das básicas : esfera, cubo;
Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
Identificar gradativamente os numerais ( até 50) e as quantidades correspondentes;
Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem, uso social, contextualizado);
Conhecer suas medidas de peso, altura e sapato;
Resolver problemas envolvendo a idéia de adição e subtração .

ARTES

Reconhecer as diversa cores em situações de uso;
Desenhar, fazendo representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;
Pesquisar e apreciar obras de artes;
Fazer dobraduras simples;
Desenhar figura humana com mais detalhes e diferenciação sexual.
Utilizar a tesoura com preensão correta, para fazer recortes livres ou dirigidos;
Modelar livremente , massinha e argila, dando clareza às formas;

MOVIMENTO

Jogar e realizar atividades de desafios , aceitando e respeitando as regras e os resultados;
Quicar a bola com as mãos ou os pés algumas vezes repetidas;
Identificar e nomear mais detalhes do corpo ( sobrancelhas, calcanhar, tornozelo, etc.).

NATUREZA E SOCIEDADE

Pesquisar fatos contextualizados;
Dar informações sobre dados pessoais;
Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
Associar determinadas atividades aos dias da semana;
Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.

MÚSICA

Desenvolver a memória musical;
Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
Apreciar diferentes estilos musicais;
Acompanhar ritmos simples;
Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: ALFABETIZAÇÃO 1º ANO ( 06 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
Usar com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e sentimentos;
Ler, interpretar, compreender a função social de diversos tipos de textos;
Usar seu repertório lingüístico e buscar estratégias para a construção da base alfabética;
Escrever e ler seu nome completo e identificar o nome completo dos colegas;
Escrever com letra de fôrma e cursiva;
Reconhecer, identificar e grafar as famílias silábicas;
Acrescentar ao seu vocabulário e á escrita palavras com dificuldades ortográficas;
Produzir textos individuais ou coletivos com coerência e sequência lógica;
Evoluir da hipótese da escrita, do silábico- alfabético para o alfabético.

MATEMÁTICA

Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
Identificar critérios elaborados por terceiros para classificar e seriar;
Ter idéia de número e compreender seu uso social;
Reconhecer outras formas geométricas: losango, trapézio;
Identificar gradativamente os numerais ( até 100) e as quantidades correspondentes;
Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem, uso social, contextualizado);
Conhecer gradativamente o sistema de peso e medidas em situações de uso social;
Conhecer suas medidas de peso, altura e sapato;
Resolver problemas envolvendo a idéias de adição e subtração .

ARTES

Utilizar a linha de base nos desenhos, que já representam objetos com relação lógica;
Desenhar a figura humana bidimensional com mais detalhes e inicio de perspectiva;
Pesquisar, apreciar e reproduzir obras de artes, reconhecendo diferentes estilos e técnicas;
Ter contato com referências da vida e obra dos pintores/autores;
Recortar gravuras e/ou cenas e montá-las novamente;
Fazer dobraduras direcionadas.

MOVIMENTO

Diferenciar conceitos da lateralidade ( direita/esquerda);
Pilar corda, usar o bambolê;
Participar de jogos de regras mais elaboradas.

NATUREZA E SOCIEDADE

Pesquisar fatos contextualizados;
Dar informações sobre dados pessoais;
Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
Associar determinadas atividades aos dias da semana;
Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.

MÚSICA

Desenvolver a memória musical;
Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
Apreciar e acompanhar diferentes estilos musicais;
Conhecer danças folclóricas e acompanhar coreografias mais complexas;
Reconhecer estilos musicais diferentes;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

Pedagoga Luziane Nonato Pereira
Especializando em Ed. Infantil e Séries Iniciais

http://educadorasim.blogspot.com
PLANEJAMENTO ANUAL - Berçário I ( 4 meses a 1 ano e meio)

PLANEJAMENTO ANUAL - Berçário I ( 4 meses a 1 ano e meio)


Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que o bebê ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem.

Objetivos:

Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
Trabalhar capacidades expressivas;
Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
Desenvolver formas alternativas de locomoção;
Relação de independência com o ambiente vivido;
Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras

CONTEÚDOS

Cuidados básicos de higiene e saúde;
Participação em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de imitação”
Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc;
Estimulação na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc;
Estimular e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos, arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
Estimulação tátil, através de carícias e afago;
Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
Interesse e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou copinho comas mãos);
Trocas de roupas e fraldas sempre que necessário;
Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia gradualmente;
Expressão e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;
Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);

MOVIMENTO - É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e preparam o aprendizado da locomoção...(RECNEI, Vol. 3, p. 21).
Oportunizar atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se expressar e se comunicar;
Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto;
Exploração do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação de dentes e lavagem das mãos;
Atividades que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no espelho;
Mímicas faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias, etc;
Brincadeiras de roda ou de danças;

AVALIAÇÃO - A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho deve ser feito através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.

MÚSICA – A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio. (RECNEI, Vol. 3, p. 45).

Exploração de materiais e a escuta de obras musicais;
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;
Ouvir e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;
Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;

AVALIAÇÃO - A avaliação na área da música tem um caráter instrumental, ou seja, são consideradas como experiências prioritárias para a aprendizagem musical com atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz através da melodia.
ARTES VISUAIS – Ao final do primeiro ano de vida, a criança já é capaz ocasionalmente, manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos ...(RECNEI, Vol. 3, p. 91).
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;

AVALIAÇÃO - A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das crianças juntamente com as etapas de seu processo criativo na exploração de diversificados materiais e a possibilidade de expressar-se através dele.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - As brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo. Um bebê de quatro meses que emite certa variedade de sons quando está sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los nas interações com adultos ou outras crianças, como forma de estabelecer uma comunicação. (RECNEI, Vol. 3, p. 125)
Uso da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações sociais presentes no dia-a-dia;
Observação e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas, etc;
Participação em situações de leitura de diferentes gêneros como histórias infantis, lendas, parlendas, etc;

AVALIAÇÃO - A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de experiências com a utilização da linguagem oral para se expressar e a exploração de materiais escritos, interação verbal em conversas com seus pares, audição de histórias, etc.

NATUREZA E SOCIEDADE – É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los. (RECNEI, Vol. 3, p. 166).
Brincadeiras vinculadas a cultura;
Exploração e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais areia, etc);
Interação social para a construção de uma visão de mundo natural significativa;

AVALIAÇÃO - A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social e o aprendizado na exploração do ambiente imediato, através da observação e manipulação de objetos.

MATEMÁTICA – Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a especificidade das idéias matemáticas. (RECNEI, Vol. 3, p. 218).
Utilização de contagem oral de números em músicas, jogos cantados, brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão presentes no cotidiano;
Comunicação de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
Observação de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
Utilização de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;

AVALIAÇÃO - Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em observação e registro considerando que a aprendizagem de noções matemáticas com crianças nesta faixa etária, está centrada na relação de diálogo entre o adulto e crianças na resolução de problemas, responder perguntas, registro e comunicação de qualquer idéia relacionada a Matemática. É considerado prioritário no registro avaliativo como ocorre o contato com números e a exploração dos espaços pela criança desta idade.

Cecília Alcântara (Pedagoga)
PLANEJAMENTO SEMANAL


Este planejamento está articulado para crianças na faixa de idade de 1,5 ano até 2,5 anos. Quem quiser utilizá-lo é só adequá-lo aos conteúdos que a escola pede.

PLANEJAMENTO SEMANAL

SEGUNDA-FEIRA

• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal sobre o fim de semana;
• Poesia: Ser criança!
• Reescrita da poesia com as crianças no blocão
• Pintura livre com técnica do assopro com canudos;
• Pátio com brincadeiras livres e dirigidas;


TERÇA-FEIRA

• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• História: Um dia de Sol;
• Interpretação da história;
• Desenho livre da história;
• Contorno do nome com giz molhado;
• Confecção de cracha com o nomes;
• Pátio;

QUARTA-FEIRA

• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• Folhear revistas, identificar a letrinha do nome, retirá-la e colar em folha de papel ofício;
• Brincar de massinha;


QUINTA-FEIRA

• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• História: Branca de neve;
• Linguagem oral: Recontar a história;
• Nome próprio: Pintar livremente o desenho do nome;
• Ler historinhas;

SEXTA-FEIRA

• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• História: Franklin tem medo do escuro;
• Reescrita da história com os alunos;
• Pátio: Jogo das fitas coloridas (As crianças deverão andar ao lado da fita colada no chão para não pisá-la. Fita azul – andar de frente, fita amarela – engatinhar, fita vermelha – andar em um pé só, fita branca – andar com as pernas entre a fita, etc)


SEGUNDA-FEIRA

• Música: Sabiá;
• Conversa informal;
• Manusear jornais e revistas, rasgá-las, amassá-las e depois jogá-las para o alto. Após isso, fazer o contorno do corpo de uma criança e colar os pedaços de papel formando uma figura;
• Escrever as partes do corpo na figura;
• Brincar de jogos de encaixe;


TERÇA-FEIRA

• Música: Sabiá;
• Conversa informal;
• Pesquisa e jornais e revistas sobre figuras humanas e colar em folha de ofício;
• Escrever as partes do corpo na figura;
• Ler historinhas;

QUARTA-FEIRA

• Música: Sabiá;
• Conversa informal sobre tipos de brincadeiras;
• História: O canto do sabiá;
• Desenhar sobre a história em folha de papel ofício;
• Brincar de massinha;
• Pátio: Brincar;


QUINTA-FEIRA

• Música: Sabiá;
• Conversa informal sobre as brincadeiras dos tempos antigos;
• Pesquisa coletiva: Procurar em jornal ou revista a letrinha inicial do nome próprio, colar em folha de papel e depois escrever as letras do nome que faltam;
• Dançar;

SEXTA-FEIRA

• Música: Sabiá;
• Conversa informal sobre brincadeira de roda;
• Poesia: As borboletas;
• Reescrita dapoesia com os alunos trocando e acrescentando as cores e das borboletas;
• Pátio: Jogos recreativos – Passar a bola, passar em baixo e em cima da corda, pular corda, pular amarelinha, etc;


SEGUNDA-FEIRA

• Música: O pato
• Conversa informal sobre o fim de semana;
• Poesia: Jogo de bola;
• Cofecção de cartaz sobre a poesia;
• Pintura livre com giz de cera;
• Pátio com brincadeiras livres e dirigidas;


TERÇA-FEIRA

• Música: O pato;
• Conversa informal;
• História: Festa no céu;
• Interpretação da história;
• Desenho livre da história;
• Contornar o nome com cola colorida;
• Pátio - Brincar;

QUARTA-FEIRA

• Música: O pato;
• Conversa informal sobre animais domésticos e selvagens;
• Folhear revistas, identificar animais domésticos e selvagens, retirá-los e colar em folha de papel ofício;
• Brincar de massinha e tentar formar animais;


QUINTA-FEIRA

• Música: O pato;
• Conversa informal;
• Poesia: A galinha do vizinho;
• Trabalhando a noção de números com a quantidade de pintinhos;
• Pintar os pintinhos (especificar a quantidade)
• Nome próprio: Moldar com massinha as letras do nome;
• Ler historinhas;

SEXTA-FEIRA

• Música: O pato;
• Conversa informal;
• Cofecção de cartaz sobre os animais domésticos e selvagens;
• Pátio: Brincar de brinquedos;
Sugestões de atividades – Educação Infantil – 0 a 3 anos

Sugestões de atividades – Educação Infantil – 0 a 3 anos

Estas sugestões servirão de apoio à prática pedagógica dos professores de modo a favorecer os processos de desenvolvimento e aprendizagem.

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

> Expressa seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
1. Rodinha (relatos cotidianos);
2. Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc.
3. Brincadeiras de casinha, de dar comidinha, banho, etc.
4. Brincadeira com telefones de brinquedos;
5. Brincadeiras livres com os demais alunos do grupo.

> Reconhece progressivamente o próprio corpo e as diferentes sensações que produz.
1. Atividade com espelho (crianças fazendo caretas e se reconhecendo);
2. Relaxamento (músicas, massagens, observando ruídos externos e os próprios ruídos);
3. Caixa de reconhecimento (colocam variados objetos dentro de uma caixa e através do tato sem olhar a criança tenta adivinhar o objeto, em seguida, falar sobre suas sensações);
4. Alongamento;
5. Massagem.

> Identifica, progressivamente, algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
1. Brincadeira em dupla: um aluno com os olhos vendados apalpa o colega de vendo reconhecer a parte que está apalpando;
2. Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo;
3. Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva;
4. Ajudar o colega em determinados exercícios físicos com o auxílio da professora;
5. Atividade da linha: Os alunos enfileirados em um traçado oval riscado no chão tocar a parte do corpo solicitado pela educadora.

> Pede ajuda nas situações em que isso se faz necessário.
1. Estímulos através de contos;
2. Ajudar os colegas a vestir-se;
3. Ajudar a ADI servir o lanche para os colegas;
4. Ajudante do dia;
5. Incentivar as crianças a pedir ajuda quando necessário utilizando teatro, histórias, etc.

> Realiza pequenas ações cotidianas ao seu alcance, adquirindo maior independência
1. Ajudar a arrumar a sala, sendo responsáveis por guardar seus pertences;
2. Trocar sua própria roupa com o auxílio de um adulto;
3. Ajudar a distribuir às atividades para os demais alunos;
4. Arrumar os brinquedos depois de usá-los;
5. Ajudar a distribuir o lanche para o grupo.

> Interessa-se pelas brincadeiras e exploração de diferentes brinquedos.
1. Atividades com massa de modelar fazendo diversas explorações;
2. Brinquedos de encaixe;
3. Brincadeiras com materiais de sucatas (frascos e garrafas plásticas, caixas, rolos e etc.). Podemos explorar: abrir e fechar, empilhar, enfileirar e elaborar diversos objetos;
4. Quebra-cabeça para trabalhar concentração, raciocínio, coordenação motora e etc.
5. Revistas ou encartes: amassar, rasgar, fazer bolinhas, cortar em tiras, etc.

> Participa de brincadeiras de “esconder e achar” e brincadeiras de imitação.
1. Atividades com balde e bola: esconder a bola sob um balde para criança localizar. Aprende que as coisas existem apesar de não as ver;
2. A criança esconde um objeto para as outras crianças do grupo encontrar;
3. Atividade de imitações de animais e de representar diversas emoções (tristeza, alegria, zangado, etc.)
4. Reproduzir diversos sons;
5. Brincadeira de esconde-esconde: uma criança conta e as outras se escondem.

> Escolhe brinquedos objetos e espaços para brincar.
1. Brincadeiras livres;
2. Socialização de diversos brinquedos ( sucatas, encaixes, bonecas, carros, etc.)
3. Cantinhos diversificados;
4. Rodízios de historinhas para manuseio dos alunos (as crianças trocam historinhas entre eles).
> Participa, com interesse, de situações que envolvem a relação com o outro.
1. Atividades que envolvam os demais grupos da educação infantil;
2. Brincadeiras com outras crianças, ensinando o respeito mútuo em pequenos grupos;
3. Fazer algo juntas: dançar, fazer teatro, montar murais, colagens, etc.
4. Ajudar outra criança;
5. Receber visitas.

> Respeita regras simples de convívio social.
1. Aprender a ouvir: pode ser trabalhado na hora da rodinha através de conversas, músicas, histórias, etc.
2. Elaboração de regras em jogos coletivos;
3. Construção com os alunos dos combinados;
4. Andar sem fazer barulho;
5. Passar e dar passagem.

> Faz a higiene das mãos ainda que com ajuda.
1. Lavar e secar as mãos controlando o uso do sabão;
2. Saber quando está sujo ou limpo, trabalhar esses valores na rodinha;
3. Ensinar a lavar as mãos sempre que for ao banheiro;
OBS: A professora, como recurso, pode contar história sobre a higiene das mão,teatros e músicas.

> Expressa desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas ou roupas pessoais.
1. Estimular as falas e indagações das crianças através de conversas;
2. Através de historinhas estimular as crianças a expressar desconforto à presença de fezes e urina.

> Interessa-se em despreender-se de fraldas.
1. Tirar a fralda das crianças e levá-las ao banheiro em um mesmo intervalo de tempo;
2. Estimular as crianças a pedir para ir ao banheiro.

> Alimenta-se com progressiva autonomia, experimentando novos tipos de alimento
1. Fazer alimentos com a participação da criança;
2. Lanche coletivo;
3. Trabalhar com os alunos a fim de que peguem o alimento sem deixar cair antes de levá-lo à boca;
4. Mastigar e deglutir bem os alimentos;
5. Ajudar pôr e a tirar a mesa.


CONHECIMENTO DE MUNDO

Movimento

EXPRESSIVIDADE

> Imita gestos simples (agitar os braços, por exemplo).
1. O jogo do macaco: os alunos se colocam em filas a partir de quatro componentes. O que fica na frente executa movimentos variados, deslocando-se pelo ambiente. Os que os seguem tentam imitá-lo;
2. O espelho: em duplas. Uma toma a iniciativa e adota posturas diferentes que o outro tem reproduzir;
3. A educadora brinca de fazer de conta que está dormindo, chorando ou comendo e a criança tenta imitá-la;
4. A educadora de frente para os alunos faz movimentos simples para as crianças imitarem como: levantar os braços, a cabeça para baixo e para cima, levantar e abaixar;
5. Imitar algumas expressões faciais feitas pela educadora.

> Segue movimentos com os olhos e move a cabeça na direção de sons.
1. Brincadeiras que envolvem o canto e o movimento;
2. Atrair a atenção da criança para o objeto que produz sons: chocalho, melodia do brinquedo musical pendurado no berço;
3. Dirigir a curiosidade das crianças para os diversos objetos sonoros que existem ao seu redor e que usa frequentemente: a água da torneira, o prato e a colher etc.
4. Escutar sons do ambiente onde a criança está inserida: telefone, campainha, passos, vozes de crianças, de adultos, canto de pássaros, latido de cachorro, etc.

> Explora as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
1. Brincar de mestre mandou, realizando ações simples como: pular, dançar, pôr a mão na cabeça, etc.
2. Dramatizar, sem falar, temas como: despedida ( acenar, mandar beijos); etc.
3. Realizar jogos cênicos e dramáticos ao espelho, como é ficar zangado, alegre, etc.
4. Participar em jogos cantados e em cantigas de rodas acompanhados de gestos próprios;
5. Fazer caretas, imitar animais com seus sons próprios.

> Explora as partes do corpo, identificando as qualidades do próprio corpo e do corpo dos outros, suas semelhanças e diferenças.
> Apropria-se da imagem de si mesmo.
1. Contornar o corpo de cada criança no papel pardo, com o nome de cada uma escrito e quantos anos tem;
2. Pedir que as crianças passeiem pelos contornos identificando as semelhanças e as diferenças;
3. Colocar ao centro da sala fios de lã de cores semelhantes às dos cabelos das crianças. Cada criança deverá identificar a cor da lã que mais parece com o seu cabelo. Depois vão colar os cabelos nos contornos do corpo feitos na atividade anterior;
4. Trabalhar com gravuras e objetos para explorar simetrias proporcionalidades por exemplo: Estes óculos servem para este boneco? E no seu rosto? Etc;
5. Criar uma atividade, para qual às crianças devam trocar de roupa (explora cada roupa para cada parte do corpo.

EQUILIBRIO E COORDENAÇÃO

> Segura objetos por um tempo maior, por exemplo, segura um biscoito para comer.
1. Ajudar a professora a prender suas atividades;
2. Amassar papel utilizando as pontas dos dedos;
3. Trabalhar com pinça;
4. Separar objetos com a mesma cor utilizando os dedos.

> Senta em diferentes inclinações.
1. Pedir que os alunos na hora do relaxamento sentem um de costa para o outro, em duplas, para se apoiarem;
2. Trabalhar com os alunos a sentarem com as pernas cruzadas;
3. Pedir que os alunos sentem com as costas encostadas na parede para trabalhar postura;
4. Ensinar aos alunos a sentarem na cadeira de maneira correta.

> Deita em diferentes posições.
1. Deitar os alunos de frente observando algo pendurado no teto;
2. Colocar o aluno de bruço com algum objeto a sua frente que chame a sua atenção;
3. Com um rolo do lado apoiando as costas colocar a criança de lado.

> Mantem-se em pé apoiando-se em algo.
1. Manter-se de mãos dadas com a professora ou colegas;
2. Manter-se em pé apoiado em uma cadeira.

> Desloca-se no espaço engatinhando
1. Fazer percursos, contornar obstáculos;
2. Brincadeiras com bolas ou objetos que rolem;
3. Empurrar carrinhos e objetos.

> Desloca-se no espaço, andando ou saltando.
1. Brincadeiras como: pró posso ir, imitando os bichos e demais movimentos de acordo com os comandos dados pela educadora;
2. Atividades com cordas e fitas: andar por cima, saltá-las de várias maneiras ( sobre o chão, balançando-se, girando), fazer chicote, fazer espirais, fazer cobras, lançá-las no ar;
3. Enrolá-las em uma parte do corpo;
4. Saltar várias cordas ao mesmo tempo;
5. Pisar a corda que o colega arrasta.

> Tira objetos de um recipiente e coloca em outro.
1. Encher e esvaziar cestas ou sacos com os mais diversos objetos;
2. Transportar líquido de um recipiente para o outro utilizando buchas;
3. Transportar tampinhas de garrafas de um recipiente para o outro, observando as cores;
4. Versar líquidos de uma jarra para um copo até a marca contida no mesmo;
5. Transportar contas com o auxílio de uma pinça.

> Envolve-se em brincadeiras de esconder, atirar uma pequena bola, etc.
1. Atividades com aros: passar de um ao outro fazendo-o rodar;
2. Atividade com balões: segurar entre duas crianças sem utilizar as mãos;
3. Atividade com boliche;
4. Brincadeira lá vai à bola, fazendo uma roda, cantando uma música e passando a bola;
5. Brincadeira de esconde-esconde com o grupo.

> Empurra carrinhos e caixas, marcha, dança, rola, sobe e desce de cadeiras, etc.
1. Puxar objetos pelo cordão ou corda;
2. Marchar ao ritmo de músicas, palmas e ao comando da educadora;
3. Andar sobre tábuas para trabalhar o equilíbrio;
4. Enrolar e desenrolar tapetes;
5. Empurrar caixas cheias e vazias de tamanhos variados.


> Empilha cerca de seis blocos ou outros objetos.
1. Atividade de empilhar cubos, cadeiras, latas vazias, etc;
2. Fazer torres;
3. Empilhar objetos de acordo com o tamanho.

> Explora e utiliza os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., através de experimentação de diferentes objetos.
1. Jogos de lançamento de argolas;
2. Brincar com os materiais no cantinho da construção;
3. Brincar com jogos como cubos de plástico ou de madeira para encaixe;
4. Boliche;
5. Quebra-cabeça simples.

Música
FAZER MUSICAL

> Manuseia objetos que produzem sons (ex.: pequenos tambores, chocalhos, recipientes de plásticos cheios de diferentes materiais).
> Explora materiais sonoros diversos.
1. Atividade com caixa: A educadora pode trabalhar a intensidade do som (forte/fraco) andando ou correndo, pisando forte ou fraco de acordo com o batuque da caixa;
2. Potes de iogurte ou danoninho e bolinhas de papel imitando um chocalho para trabalhar a duração do som (curto/longo);
3. Trabalhar com garrafa plástica imitando o som de um reco-reco;
4. O educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos pode formar uma bandinha com as crianças;
5. Fazer uma comparação do som dos instrumentos instrumentais feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais;
6. Trabalhar com a bandinha;
7. Fazer ruídos e sons com: pano, semente e plástico.

> Participa de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
1. Fazer com que as crianças repitam sons generalizados, produzidos pelo próprio corpo e instrumentais;
2. Dançar ao ritmo das músicas, sozinhos em dupla, trio, ou pequenos grupos;
3. Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos;
4. Trabalhar com o corpo a partir de ritmos associados a melodias;
5. Brincar de completar a música cantada pela educadora.

APRECIAÇÃO MUSICAL

> Escuta obras musicais variadas
1. A educadora canta melodias curtas, cantigas de ninar, encantados com o que ouvem os bebês tentam imitar e responder com balbucio;
2. Trabalhar com músicas de rodas e cirandas;
3. Atividades com musicas que utilizam instrumentos de percussão como chocalhos, tambores, etc;
4. Trabalhar com músicas instrumentais especialmente na hora do relaxamento;
5. Músicas educativas.

> Escuta diversos tipos de som (Ex.: telefone, companhia, a água correndo, a chuva, o cachorro latindo, o avião, etc.)
1. Trabalhar com as crianças a observação de batimentos rítmicos corporais (palmas, batidas nas pernas, pés, etc.);
2. Escutar com atenção e diferenciar os diversos toques de um telefone;
3. Atividade com bacia e água: encher uma bacia com água. A educadora com as mãos, irá produzir alguns sons fazendo a diferença com o som produzido por uma água correndo;
4. Em um dia de chuva convidar os alunos a escutar o som produzido pela água da chuva no solo;
5. Atividade com papeis de revistas, encartes, etc: Pedir aos alunos para sacudir os papéis para ouvirem os sons produzidos.

> Participa de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
1. Bater palmas marcando o tempo, seguindo a música, ao sinal da educadora parar de bater palmas e cantar;
2. Brincadeira de roda;
3. Brincadeira da Estátua;
4. Fazer teatrinho utilizando a música como tema de acordo com a área de conhecimento a ser explorada;
5. Brincadeira da cadeira.

Artes Visuais

O FAZER ARTÍSTICO
> Manipula diferentes materiais, sentindo, rasgando, amassando, juntando, separando, sobrepondo, colando, etc.
1. Atividades que podem ser realizadas com argila, papel, massa de modelar, etc.
2. Fazer bolas amassá-las, furá-las, pressionar com os dedos indicadores e polegar, de dentro para fora, através de um oco central;
3. Fazer rolos independentes e criar uma forma;
4. Sobrepor fileiras de rolos em círculos;
5. Fazer cilindros, construir figuras livres

> Usa diversas consistências de tintas para pintura
1. Produzir tintas naturais, utilizando: carvão de churrasco, beterraba, terra vermelha, etc.
2. Utilizar batons vermelhos. Maquiagens, gravuras ou vídeos de índios e povos que pintam o próprio corpo;
3. Convidar as crianças a observar as cores embutidas na natureza:o verde da folha,cor do céu ,da terra,vegetais,etc.

> Movimenta o corpo no espaço, produzindo marcas na areia, pintando partes do corpo, reconhecendo a impressão das mãos e dos pés.
1. Andar na areia fofa;
2. Atividade com tinta e papel: pintar os pés das crianças e solicitar que pisem em uma folha em branco para fazer a impressão;
3. Pedir para as crianças se pintarem usando diferentes tipos de tintas produzidas por eles;
4. Fazer a impressão digital dos dedos utilizando tintas diversas;
5. Impressão da mão pintada com tinta de pintura a dedo em diferentes posições, com os dedos abertos ou fechados.

> Explora e manipula materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc., de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc., e de variados suportes gráficos como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.
1. Atividades de pintura com pincel, rolo ou esponja;
2. Impressões com diferentes elementos: madeira, folhas, pés, mãos, objetos;
3. Fazer respingos e pulverizações na parede (utilizando embalagens de perfume plásticas que tenham pulverizador);
4. Atividade livre com carvão;
5. Espalhar tinta sobre a mesa e com os dedos, os alunos irão desenhar livremente, depois colocar o papel ofício em cima do desenho feito.

> Cuida do próprio corpo no contato com os suportes e materiais de artes.
> Cuida do corpo dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
> Cuida dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos individualmente.
> Cuida dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos coletivamente.
OBS. Estas habilidades podem ser trabalhadas diariamente na sala de aula alertando os alunos para os cuidados acima na hora da realização das atividades propostas.

APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS
> Observa imagens diversas.
1. Leitura de imagens;
2. Leitura de obras de artes a partir da observação;
3. Atividades de apreciação de artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;

> Interage com a diversidade de produções artísticas, como desenhos, pintura, fotografias, ilustrações, etc.
1. Interagir com atividade de colagem com gravuras ou fotografias;
2. Interagir com atividade buchada;
3. Interagir com atividade de carvão.

> Aprecia suas produções e a dos outros, por meio da observação
1. Fazer exposição com a produção dos alunos;
2. Produzir murais em conjunto;
3. Troca de desenhos entre os alunos para observação.

Linguagem Oral e Escrita

> Usa a linguagem oral nas conversas e relatos de suas vivências.
1. Roda interativa;
2. Observar uma gravura apresentada e falar sobre ela,
3. Relato do final de semana – socialização na rodinha;

> Expressa desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano, utilizando a oralidade
1. Dramatização simples;
2. Faz-de-conta;
3. Conversas na rodinha;

> Participa de situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos como contos, poemas, parlendas e trava-línguas
1. Jogos de associação;
2. Adivinhas;
3. Narração de contos;
4. Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto.

> Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
1. Atividades utilizando receitas, por exemplo: receita de bolo;
2. Contos;
3. Atividades com listas, ex: lista de compras;
4. Jornalzinho do dia (pode ser feito com gravuras ou desenhos), expor a atividade na sala.

> Observa e manuseia materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos
1. Distribuição de material para os colegas;
2. Atividade no cantinho da leitura;
3. A hora do conto e reconto;
4. Procurar gravuras de acordo com o tema trabalhado em sala para fazer colagem.

> Realiza pseudo-leitura na identificação do próprio nome.
1. Escrever o nome das crianças com letras bastonadas, em tamanho, forma e cor e espalhar pela sala;
2. Desafiar a criança a encontrar seu próprio nome em fichas espalhadas pela sala;
3. Trabalhar com a ficha do nome.

Natureza e Sociedade

> Participa de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções relacionadas às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
1. Brincadeira de roda;
2. Atividades no cantinho da história;
3. Utilizar fantoches e músicas relacionadas às tradições culturais;
4. Teatro.

> Explora diferentes objetos, suas propriedades e relações simples de causa e efeito.
1. Trabalhar com lixo reciclável;
2. Trabalhar o uso correto da água;
3. Trabalhar com as crianças o tom de voz para termos um ambiente mais harmonioso.

> Mantém contato com pequenos animais e plantas
1. Atividades de cultivo de horta;
2. Relato de convivência com bichos de estimação;
3. Quebra-cabeças com figuras de animais e plantas;
4. Terrário.

> Conhece de modo progressivo o próprio corpo por meio do uso e exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
1. Auto-retrato;
2. Trabalhar com relaxamento: Pedir que os educandos prestem atenção aos ruídos produzidos pelo próprio corpo;
3. Ginástica: professor de frente para os alunos faz movimentos simples com o corpo como: esticar os braços como quisesse pegar no teto, imitar uma bicicleta com os pés, etc.
4. Saltar entre várias linhas paralelas desenhadas no chão.

Matemática

> Utiliza a contagem oral em jogos, brincadeiras e músicas, junto com o professor e nos diversos contextos em que isso se faz necessário.
1. Atividade: em uma caixa colocar objetos e apresentar fichas com o numeral para a criança buscar na caixa o número de objetos correspondente à ficha;
2. Usar o telefone de brinquedo;
3. Que horas são? Atividade com relógio de brinquedo que possibilita o contato da criança com o numeral de forma bem natural;
4. Associar o número à quantidade: de colegas, de meninos, de meninas, de dedos, etc.;
5. Utilizar o calendário da sala para fazer a contagem de quantos dias faltam para acontecer um evento.

> Manipula objetos e brinquedos, observando as suas características, propriedades e possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.
1. Atividades de enfileirar objetos;
2. Atividades de construção de torres e pontes;
3. Atividades de transpor obstáculos;
4. Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.


A evolução do Desenho Infantil

Há muitos autores que estudaram, sob diferentes enfoques, a questão do desenho
infantil. Neste estudo, teremos como base, as conceituações de Piaget.



Quem foi Jean Piaget
Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo e filósofo suíço, conhecido pelo seu
trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua
carreira profissional interagindo com crianças e estudando o seu processo de raciocínio. Os seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
Para Piaget, a criança desenha mais o que sabe do que realmente consegue ver.
Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos. Daí a importância de se
estudar o processo de construção do desenho junto ao enunciado verbal que nos é dado
pelo indivíduo.


A evolução do Desenho Infantil - Análise Piagetiana

> Garatuja (2-4 anos) - A criança demonstra extremo prazer em desenhar e a figura humana é inexistente. A garatuja pode ser dividida em:

• Garatuja Desordenada onde os movimentos são amplos e desordenados. Ainda é um exercício. Não há preocupação com a preservação dos traços, sendo cobertos com novos rabiscos várias vezes. Não há representação no desenho. Os traços podem ser leves ou fortes. Muitas vezes não respeita os limites do papel desenhando nas mesas e carteiras.
• Garatuja Ordenada em que os movimentos aparecem com traços longitudinais e circulares e a figura humana ainda aparece de forma imaginária, podendo começar a surgir um interesse pelas formas. Relação espacial delimitada.
Nessa fase a criança diz o que vai desenhar, mas não existe relação fixa entre o objeto e sua representação. Por isso, ela pode dizer que um círculo ovalado seja um avião, e antes de terminar o desenho, dizer que é um peixe.

> Pré- Esquematismo (4-7 anos): descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Quanto ao espaço, os desenhos são dispersos inicialmente, não relaciona entre si. Aparecem as primeiras relações espaciais, surgindo devido á vínculos emocionais. A figura humana torna-se uma procura de um conceito que depende do seu conhecimento ativo, inicia a mudança de símbolos. O uso das cores não tem relação com a realidade, depende do interesse emocional.Observa-se que os elementos ficam dispersos e não são relacionados entre si.

> Esquematismo (7-9 anos) : esquemas representativos, começa a construir formas diferenciadas para cada categoria de objeto. Nesta etapa surgem duas grandes conquistas: o uso da linha de base e a descoberta da relação cor objeto. Já tem um conceito definido quanto à figura humana, no entanto podem surgir desvios do esquema, tais como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo. Aparecem também dois fenômenos como a transparência e o rebatimento.

> Realismo (9 -11 anos) : maior consciência do sexo e começa uma autocrítica pronunciada. No espaço, descobre o plano e a superposição, mas abandona a linha de base. As formas geométricas aparecem, junto com uma maior rigidez e formalismo. Nesta etapa normalmente usam roupas diferenciadas para cada um dos sexos.

> Pseudo Naturalismo (10 anos em diante) : É o fim da arte como atividade espontânea e muitos desistem de desenhar nesta etapa do desenvolvimento. Inicia a investigação de sua própria personalidade, transferindo para o papel suas inquietações e angústias, característica do inicio da adolescência. Nos desenhos aparecem muito o realismo, a objetividade, a profundidade, o espaço subjetivo e o uso consciente da cor. Na figura humana, as características sexuais podem aparecer de forma exageradas.


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