Educar é Semear

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quinta-feira, 30 de maio de 2013

Gênero Textual Poesia em Projeto Didático


Gênero Textual Poesia em Projeto Didático
Apresentação
A poesia está presente em nosso cotidiano seja na forma de comerciais, vídeo, mensagens de e-mails, músicas, livros e revistas. Na escola, ela merece um destaque, pois é possível analisá-la de forma ampla, aumentando o conhecimento sobre sua estruturação. O Projeto “Gênero textual poesia em projeto didático” tem como foco principal a interação dos alunos com a poesia, estudando a metrificação, a rima, inclusive analisando tais poesias, como também criando seus próprios textos poéticos. Na programação curricular, dentro da Língua Portuguesa, as oitavas séries apresentam o estudo da poesia. Sendo assim, a opção de escolher estas turmas deve-se ao fato de agregar a produção prazerosa de poesia ao estudo teórico deste gênero textual.
Objetivo geral: Explanar o que é gênero textual através de experiências de produção textual com temática livre e características não fugindo do gênero específico: poesia, levando à aproximação dos alunos ao gênero textual em questão.
 Objetivos específicos:
• Analisar poesias, suas formas, características, emoções, etc., em livros na Biblioteca da Escola e em sites disponíveis na web;
• Estudar tipos de rima e metrificação dos versos;
• Planejar uma produção textual com temática livre com turmas de alunos de oitava série dentro do gênero em questão;
• Explanar o que é gênero textual através da própria produção de textos;
• Analisar a produção da turma, escolhendo, trimestralmente, textos para publicação;
• Preparar um livro impresso e colocar no acervo da Biblioteca da escola;
• Divulgar todos os trabalhos em Wiki da turma, criado para este fim, permitindo a emissão de comentários na página.  
Público alvo:
Alunos da oitava série
Passos do trabalho:
1- Demonstração de textos poéticos de autores de renome como: Cecília Meireles, Mário Quintana, Fernando Pessoa, e outras poesias disponíveis na Internet;
2- Reflexão e análise, em sala de aula, sobre as características possíveis no gênero poesia;
3- Estudos sobre tipos de rimas e metrificação dos versos, analisando algumas poesias;
4- Momento de debate, em sala de aula, enfocando os pontos principais para a produção textual: emoção, reflexão, escolha ou não de vocábulos, etc.;
5- Redação de texto poético com temática livre;
6- Socialização das produções entre os colegas, permitindo a escolha dos melhores textos para serem colocados no mural da sala e da Escola;
7- Momento de descontração com declamação das poesias produzidas pelos alunos em sala de aula;
8- Divulgação dos textos selecionados em livro a compor o acervo da Biblioteca;
9- Construção de blog da turma para divulgação de todos os textos produzidos a cada trimestre.
 Considerações gerais:
Acreditando na idéia de produzir poesia, analisar o gênero, e com isso obter sucesso junto à turma de alunos, pelo prazer que a poesia proporciona, apostamos nesta proposta didático-pedagógica de Projeto.
Além de ocorrer produção textual, acrescenta-se a análise do gênero textual poesia, em torno de um tema livre e significativo ao aluno, portanto contando com a participação particular na escolha do tema para seu texto e concluindo com a divulgação dos melhores textos bem como de declamação diante da turma. A metrificação e a tipologia de rima são estudos relevantes, inclusive constando em concursos e vestibulares, portanto é muito importante conhecer, mesmo porque constam na lista de conteúdos programáticos para oitava série.
A satisfação dos alunos e professores em participar do projeto está na sua divulgação posterior através de livro e no Wiki da turma, permitindo que todos os alunos da Escola conheçam os textos. Também é possível enviar o link da página do Projeto na web a amigos, outros professores, enfim a divulgação é imensa, pois a página do wiki pode ser tornada pública.
 Avaliação A avaliação ocorrerá durante todo o processo de aplicação do projeto, ou seja, será constante, contínua e diagnóstica.
. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Volume 2. Brasília, MEC/SEEF, 1997.

BRAIT, Beth. Língua e Linguagem.  2ª edição, Ática. São Paulo: 2002

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