Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Músicas para Cultura Afro indígena


CURUMIM IÊ  IÊ
Eu sou uma índia, sou filha da lua
Sou filha do sol, nasci num dia
Que a chuva caía, e nas nuvens do céu
Pintou o meu nome, com todas as cores Oh! maravilha
Da mata o verde, azul do mar
Rosa das flores
Amarelo ouro, vermelho maçâ
Íris no céu, lilás dos sonhos
Haverá sempre um arco íris maravilha
refrão:
Tuiuiuiuiu
Sou curumim iêiê
Tuiuiuiuiu
Sou curumãarauê
Eu sou uma índia, sou filha da lua
Sou filha do sol, meus cabelos negros
A noite tingiu, serviu como espelho
As águas do rio, eu falo com o vento
E com os animais, eu nado com os peixes Nós somos iguais Oh! maravilha
refrão...
BRINCAR  DE  ÍNDIO
Vamos brincar de índio
Mas sem mocinho pra me pegar...
Venha pra minha tribo
Eu sou cacique, você é meu par...
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Vem pintar a pele para a dança começar
Pego meu arco e flecha
Minha canoa e vou pescar
Vamos fazer fogueira
Comer do fruto que a terra dá
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Índio quer apito
Mas também sabe gritar
Índio não faz mais lutas
Índio não faz guerra
Índio já foi um dia
O dono dessa terra
Índio ficou sozinho
Índio querer carinho
Índio querer de volta a sua paz
CARRAPICHO   (  tic, tic, tic, tic tac )
Bate forte o tambor
Eu quero tic, tic, tic, tictac
Bate forte o tambor
Eu quero tic, tic, tic, tictac

É nessa dança que meu boi balança
E o povão de fora vem para brincar
É nessa dança que meu boi balança
E o povão de fora vem pra ca brincar

As barrancas de terras caídas
Faz barrento o nosso rio-mar
As barrancas de terras caídas
Faz barrento o nosso rio-mar
Amazonas, rio da minha vida
Imagem tão linda que meu Deus criou

Fez o céu, a mata e a terra
Uniu os caboclos construiu o amor
Fez o céu, a mata e a terra
Uniu os caboclos
Construiu o amor

Canto Das Três Raças
Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil
Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou
Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou
Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou
E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador
Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas
Como um soluçar de dor
CANTO PARA O SENEGAL

Sene Sene Sene Sene Senegal
Sene Sene Sene Sene Senegal
Diz povão Senegal região (4 vezes)
A grandeza do negro, se deu quando houve este grito infinito E o muçulmanismo que contagiava como religião
Ilê-Ayê traz imensas verdades ao povo Fulani
Senegal faz fronteira com Mauritânia e Mali Os sere ê êê, a tribo primeira que simbolizava Salum, Gâmbia, Casamance, seus rios a desembocar
Mandigno, Tukuler, Uolof, são os povos negros
E uma das capitais mais lindas hoje se chama Dakar, Ilê
Ilê ê êê, Dakar á á, obataláAgôiê ê êê
Esses são os meus sentimentos do antepassado
Senegal narrado como tema Ilê Ayê
(Refrão)
Sene SeneSeneSene Senegal (bis)
Diz povão Senegal região ( 4 vezes )
ê ahê, ahê ê á, ia, iê (2x)
Baol reino de láHamba-kali povo de DakarNegros ilê-aiyê avançam pelas ruas centrais da cidade
Senegalesas mulheres vaidosas mostrando intensidade Incorporadas num só movimento frenético do carnaval Caolak, Rufisque, Zinguichor, são as cidades do Senegal Ilê-Ayê ê ê... está nos torsos, nas indumentárias africanas

Lingüisticamente o francês na dialética união baiana
Baobás árvore símbolo da nação
dos Deniakes, os Berberes, dinastia da região, Ilê Ayê Senegal...
(Refrão)
Sene SeneSeneSene Senegal
Sene SeneSeneSene Senegal
Diz povão Senegal região (4vezes)
ê ahê, ahê ê á, ia, iê (2x) Baol reino de lá
Hamba-kali povo de Dakar
Libertem Mandela

Batalhas e conflitos
vítimas de sofrimentos
sou eu um negro bonito
desabafando meus sentimentos
De geração em geração
que é discriminado o negão
e hoje somos cultura
nosso grito de força é a nossa união
Tire o chapéu e levante a mão
Tire o chapéu e levante a mão
Diga não ao Apartheid e liberte Mandela
Nosso grande irmão

Chicote Não
Liberdade liberdade
Tanto negro sofredor
Com a pena de uma ave
A historia já mudou
Não ser mais chicoteado
Pelourinho, só na lembrança
O feito da raça negra
Traz a todos esperança
Refrão
Chicote, chicote, chicote chicote não
Amor, amor, amor e união.....2x
Muita fé, muita coragem
Tanta garra, quanto amor
Pra trazer toda a justiça
Que o negro tanto sonhou
Libertou do cativeiro
Este povo lutador
Este povo tão guerreiro
Que Zumbi acobertou
Refrão
Muita fé..

Alfabeto do Negão

A, E, I, O, U
Sou do Curuzu
B, C, D, F, G
Sou negão do Ilê
Bate na palma da mão pra vim ver
Bate na palma da mão pra vim ver
Bate na palma da mão pra vim ver
A passagem do Ilê Aiyê
Cadê a Bahia na palma da mão
Cadê a Bahia na palma da mão
Cadê a Bahia na palma da mão
Cantando o alfabeto do negão

Olhos Coloridos Sandra de Sá
Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir...
Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar..
Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso...
A verdade é que você
(Todo brasileiro tem!)
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará, sarará
Sarará, sarará
Sarará crioulo...
Sarará crioulo /Sarará crioulo...(2x)
Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Que eu tô sempre na minha
Não! Não!
Não posso mais fugir
Não posso mais!( Vezes)

Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinados
Também querem enrolar...
Cê ri! Cê ri! Cê ri!
Cê ri! Cê ri!
Cê ri da minha roupa
Cê ri do meu cabelo
Cê ri da minha pele
Cê ri do meu sorriso...
AQUARELA DO BRASIL
Brasil! meu Brasil Brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, Brasil, pra mim, pra mim...
Ah! abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil, pra mim!
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda cação do meu amor...
Quero ver a Sá Dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil!... Pra mim... Pra mim!
Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente
O Brasil, verde que dá
Para o mundo admirar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, pra mim, Brasil...
Ô, esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar, Brasil... Pra mim!
Ah! ouve estas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
É onde a lua vem brilhar
Ah!, esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro,
Brasil!... Pra mim, pra mim, Brasil!
Protesto Olodum
Força e pudor
Liberdade ao povo do Pelô
Mãe que é mãe no parto sente
Dor E lá vou eu Declara a nação,
Pelourinho contra a prostituição
Faz protesto, manifestação
E lá vou eu
Iôiôiôiô
Lá lálálálálá
E lá vou eu
Brasil nordestópia
Na Bahia ainda existe Etiópia
Pro Nordeste o país vira as
Costas/E lá vou eu
Moçambique, Moçambique, Moçambique Num minuto o homem vai morrer sem ter pão e nem água pra
Beber e lá vou eu
Brasil
Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...
Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)
Confia em mim
Brasil!!
Morena de Angola
Morena de Angola
Que leva o chocalho
Amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho
Ou chocalho é que mexe com ela?
Será que a morena cochila
Escutando o cochicho do chocalho?
Será que desperta gingando
E já sai chocalhando pro trabalho?
Morena de Angola/ Que leva o chocalho
Amarrado na canela/ Será que ela mexe o chocalho/ Ou chocalho é que mexe com ela?
Será que ela tá na cozinha
Guisando a galinha à cabidela?
Será que esqueceu da galinha
E ficou batucando na panela?
Será que no meio da mata
Na moita, morena ainda chocalha?
Será que ela não fica afoita
Pra dançar na chama da batalha?
Morena de Angola que leva
O chocalho amarrado na canela
Passando pelo regimento ela faz requebrar a sentinela
Morena de Angola Que leva o chocalho
Amarrado na canela Será que ela mexe o chocalho Ou chocalho é que mexe com ela?
Será que quando vai pra cama
Morena se esquece dos chocalhos?
Será que namora fazendo bochincho
Com seus penduricalhos?
Morena de Angola
Que leva o chocalho
Amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho
Ou chocalho é que mexe com ela?
Será que ela tá caprichando
No peixe que eu trouxe de benguela?
Será que tá no remelexo
E abandonou meu peixe na tigela?
Será que quando fica choca
Põe de quarentena o seu chocalho?
Será que depois ela bota a canela no nicho do pirralho?
Morela de Angola que leva o chocalho amarrado na canela / Eu acho que deixei um cacho
Do meu coração na catumbela
Morena de Angola /Que leva o chocalho
Amarrado na canela /Será que ela mexe o chocalho /Ou chocalho é que mexe com ela?
Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela Morena, bichinha danada, minha camarada do MPLA
Morena de Angola /Que leva o chocalho
Amarrado na canela /Será que ela mexe o chocalho /Ou chocalho é que mexe com ela?
Pau de Arara
Quando eu vim do sertão seu moço
Do meu bodocó
Meu malote era um saco
E o cadeado era o nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau de arara
Eu penei, mas aqui cheguei (2x)

Trouxe o triângulo
Trouxe o gonguê
Trouxe o zabumba
Dentro do matulê
Xote, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matulão

Nenhum comentário:

Postar um comentário