sexta-feira, 3 de maio de 2013

PROJETO DIDÁTICO FABULAS



PROJETO DIDÁTICO FABULAS
4º ANO B –

JUSTIFICATIVA

As fábulas são expressões culturais transmitidas oralmente em seu início de geração em geração e posteriormente de forma impressa. Tem com características ser um texto curto, com personagens tais como animais ou seres inanimados com atitudes de seres humanos, geralmente atitudes negativas diante de uma sociedade. Dessa forma, procura transmitir valores positivos por concluir com uma “lição de moral”. Os mais famosos autores de fábulas são Esopo (Grécia, 600 a.C) e La Fontaine (França, século 18). No Brasil, temos Monteiro Lobato (século 20), o qual reescreveu muitas delas e também nos dias atuais o mesmo foi realizado por Millor Fernandes.
Este trabalho didático surge diante da necessidade de situações pedagógicas que favoreçam o avanço do aluno sobre um objeto do conhecimento, no caso, em sua aprendizagem no que se refere à leitura e a escrita. Somando a estes fatores, surge à proposta da Coordenação desta escola a utilizar como mecanismo deste trabalho pedagógico, o gênero textual, fábula.
Diante deste contexto, é possível neste processo de aprendizagem ampliar as possibilidades dos alunos quanto à leitura e a escrita, avançar na apropriação da língua culta e das características próprias deste gênero textual, e bem como a reflexão de valores éticos a serem aplicados em seu meio.


PÚBLICO ALVO:
Alunos do 4º ano B – 2011

OBJETIVO GERAL:
Possibilitar o desenvolvimento cognitivo quanto à apropriação da leitura e da escrita e dos valores éticos esperados em uma sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Aumentar o repertório vocabular.
• Apropriar-se da linguagem quanto à leitura e escrita.
• Refletir sobre os benefícios ou malefícios das atitudes morais tomadas sobre si mesmo ou sobre outros.
• Identificar no texto (semântica – substantivo comum, próprio, adjetivo)
• Segmentar palavras, frases ou parágrafos de algumas fábulas.
• Perceber as características próprias de um texto narrativo.
• Utilizar a pontuação necessária para um texto narrativo.
• Ler com fluência em voz alta (individualmente ou em jogral)
• Localizar o início, problematização, desenvolvimento e desfecho da fábula.
• Perceber quais os elementos textuais necessários para produzir uma fábula.
• Produzir e ilustrar uma fábula em dupla.

ÁREAS DO CONHECIMENTO
• Língua Portuguesa
• Literatura
• Ética
• Cidadania
• Sociedade e Cultura

AVALIAÇÃO
Será somativa e processual por meio de atividades individuais, em dupla e em grupo, nas discussões, participação e envolvimento do aluno por todo o processo de aprendizagem.

TEMPO PREVISTO
Dois meses. Tendo como meta trabalhar duas atividades deste projeto por semana.

CULMINÂNCIA
Produção de um livro de fábulas ilustradas a partir de um trabalho final em dupla.

ATIVIDADES

1º DIA - Texto informativo: Quem foi  Esopo? Contexto histórico. Leitura individual e compartilhada. Interpretação oral. Levantamento de hipóteses das fábulas conhecidas e suas características textuais.

2º DIA - Fábula: O leão e o ratinho. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Leitura em jogral.

3º DIA – Fábula: A galinha dos ovos de ouro. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Leitura em jogral. Identificação das três partes que dividem a fábula (início, meio e final). Desenho e escrita dos três estágios. Trabalho individual.

4º DIA – Fábula: A formiguinha e a pomba. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Leitura avaliativa. Identificação dos substantivos comuns na fábula. Socialização.

5º DIA – Fábula: O cão e o osso. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Leitura em jogral. Circular na fábula os substantivos comuns. Desenho e escrita do início, meio e fim da fábula. Trabalho individual.

6º DIA – Fábula: O galo e a raposa. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Circular na fábula os substantivos comuns. Reconto oral.

7º DIA – Fábula: A formiga e a pomba. 2º versão. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Discussão das semelhanças e diferenças da outra versão estudada. Segmentação das palavras.

8º DIA – Fábula: A cigarra e a formiga. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Texto fatiado. Segmentação de parágrafos. Trabalho individual.

9º DIA – Fábula: A onça e o bode. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Identificação de um texto narrativo (narrador, personagens, início, meio, problema, fim solução). Pontuação ( dois pontos, parágrafo e travessão). Identificação com lápis de cor.

10º DIA – Reescrita da Fábula A onça e o bode. Trabalho individual.

11º DIA – Fábula: Formiguinha e a neve. Leitura compartilhada pela professora - 1º versão: adaptação de João de Barro (Braguinha). Fábula: A formiga e a neve. (2º versão) Texto para o aluno. Leitura individual. Interpretação oral. Identificação das semelhanças e diferenças. Análise de sua moral. Identificação dos substantivos comuns e adjetivos com lápis de cor. Associar as características morais dos personagens como adjetivo. Socialização.
12º DIA - Fábula: A lebre e a tartaruga. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Reconto oral. Dramatização. Trabalho em grupo.

13º DIA - Fábula: A lebre e a tartaruga (continuação). Localizar com lápis de cor os substantivos comuns e adjetivos. Reescrita da fábula. Trabalho individual.

14º DIA - Análise de alguns provérbios populares escritos em papel 40 kg. Revisão e escrita coletiva das características morais de cada personagem trabalhado. Revisão oral das características textuais de uma fábula. Produção de uma fábula tendo em mente as características morais dos personagens e interligando com um provérbio popular escolhido pela dupla. Trabalho em dupla.

15º DIA - Revisão coletiva de uma das produções. Foco: pontuação ( parágrafo, letra maiúscula, dois pontos, travessão). Desenho das ilustrações das produções. Trabalho em dupla.

16º DIA - Revisão coletiva de uma das produções. Foco: pontuação ( parágrafo, letra maiúscula, dois pontos, travessão). Continuação do desenho das ilustrações das produções. Trabalho em dupla. Socialização dos trabalhos. Produção do livro de Fábulas da turma. 
Desenvolver o interesse pela literatura, pela produção de texto.
· Despertar o gosto pela literatura, nesse contexto envolvendo o “Cordel.”
· Criar nos alunos um senso de criatividade tanto na escrita, quanto na oralidade, incluindo também a criatividade em produção de texto também visual ( através de ilustrações ).
Conteúdo – Literatura de Cordel
Recursos metodológicos:
· Pedir aos alunos dos 3º, 4º, e 5º anos que produzam textos relacionados ao Cordel.
· Valorizar os autores brasileiros da literatura de Cordel.
· Conhecer algumas poesias dos tais autores.
· Fazer a exposição dos textos nos varais, separados por séries.
· Mostrar, nos varais, a produção de textos ilustrada, feita pelos alunos dos 1º anos.
Avaliação:
Será feita observando o interesse individual coletivo e participativo de cada aluno, ali presente das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário