quarta-feira, 1 de maio de 2013

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.


CONTANDO E ENCANTANDO COM O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
JUSTIFICATIVA                                                     
        Esse trabalho nos mostra a possibilidade  de levar as crianças à riqueza de nossa cultura, imergindo-as nos costumes de nosso povo, concentrando nossos próprios costumes e os de outras regiões, criando uma identidade nacional. Vamos entrar no mundo encantado do Sítio do Picapau Amarelo, resgatando as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os brinquedos da época, explorando o universo da ludicidade, apresentando o autor Monteiro Lobato, um escritor que sempre atraiu o interesse de muitas gerações pela leitura.
                     
                 OBJETIVO GERAL:
        Favorecer o desenvolvimento das capacidades linguisticas e criadora das crianças, fomentando nelas o gosto pela leitura e escrita, através das inesquecíveis histórias, músicas e personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
                 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
      Despertar sobre a curiosidade da vida no sítio e personagens trazendo para nossa realidade;
     Conhecer os brinquedos e brincadeiras dos tempos dos ávos, identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos;
     Resgatar a diversidade cultural, através das brincadeiras;
     Identificar os elementos que compõem a história, reconhecendo a suas características físicas e psicológicas;
     Explorar possibilidades dos gestos e movimentos corporais;
     Incentivar a recontagem de histórias, produzindo idéias divergentes; 
     Conhecer as obras de Monteiro Lobato e a sua história.
                 CONTEÚDOS:
   Linguagem oral e escrita:
   - Biografia de Monteiro Lobato;
   Natureza e sociedade:
   - O sítio e suas caracteríticas  ambientais, como: plantas e frutas, animais;
   - Costumes e tradições;
   Matemática: contagens e números no contexto, cores, comparação e formas;
   Música e Movimento: dramatizações, danças e brincadeiras;
   Artes: confecção de máscaras, recorte e colagem, pinturas e outros.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
           Questionamentos sobre o Sítio do Picapau Amarelo;
          Leitura diária das histórias do Sítio;
          Conversa informal, o que tem no sítio criado por Lobato e os sítios que conhecemos;
          Registros e listagens;
         Atividades relacionadas;
         Contação de histórias;
         Questionamentos sobre as histórias;
         Textos informativos, vida e obras de Monteiro Lobato;
         Representação com desenhos;
         Músicas, cd do sítio;
         Dramatizações;
         Produção de histórias a partir de imagens;
         Leitura de imagens que retratem ambientes das histórias;
         Chamadas relacionadas, personagens e outros;
         Contagens e representações correspondentes;
         Cantar e gesticular e dançar com as músicas do sítio;
         DVD relacionado;
         Confecção de máscaras e cartões;
         Atividades explorando letras e números no contexto de forma lúdica;
         Recorte e colagem.

         AVALIAÇÃO:
        A avaliação será mediante observação e registro da participação e envolvimento das crianças durante as atividades propostas.
       PRODUTO FINAL:

Projeto:”    “Monteiro Lobato”

OBJETIVOS:

* Conhecer um pouco sobre a vida de Monteiro Lobato e suas obras;
* Avançar nas hipóteses de leitura e escrita;
* Desenvolver o gosto por ler e ouvir histórias;
* Produzir e revisar pequenos textos.

OBJETIVO COMPARTILHADO:

* Confecção de mural informativo e álbum com os personagens do Sítio do Pica pau Amarelo.

ESTRATÉGIAS:

* Leitura e produção de textos descritivos;
* Vídeo;
* Ilustrações;
* Confecção de mural e álbum


ETAPAS PREVISTAS:

* A professora lerá para os alunos a biografia de Monteiro Lobato. Após a leitura, irá comentar que eles irão participar de um projeto sobre o mesmo, onde terão oportunidade de conhecer um pouco sobre a vida de Lobato e seus principais personagens (no caso, os do Sítio do Pica pau Amarelo). Um aluno ficará responsável por registrar em cartaz os dados principais da vida do autor, que será colocado no pátio, em um mural informativo.
*Os alunos, em duplas, elaborarão uma lista com os nomes dos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo que eles conhecem. Após a revisão coletiva da lista, um aluno passará a mesma a limpo em um cartaz, que será fixado no mural da escola, para socialização com os demais alunos.
* A professora levará para a classe o filme "No reino das Águas Claras" ou episódios do programa de TV do Sítio do Pica pau Amarelo. Após o filme, os alunos irão comentar a parte que mais gostaram e farão uma ilustração da mesma. As ilustrações comporão outro painel que ficará exposto no mural do pátio da escola.
* Em outra aula, a professora lerá para os alunos fichas descritivas dos principais personagens do Sítio (anexo da revista "Guia prático para professoras de Educação Infantil" de abril/2006).
* A classe será dividida em grupos de quatro alunos. Cada grupo sorteará o nome de um dos personagens do Sítio e elaborará uma ficha descritiva sobre ele (características físicas, psicológicas e o que mais acharem pertinentes).
* As fichas elaboradas pelos alunos serão revisadas coletivamente, na lousa, onde todos da classe poderão dar suas contribuições para o enriquecimento do texto.
* Após a revisão, um aluno de cada grupo passará o texto a limpo. Cada grupo ilustrará seu personagem e todas as fichas descritivas comporão o mural do pátio.
* A professora (ou até mesmo um aluno por grupo) passará os textos das fichas em stencil ou irá digitá-los e entregará aos alunos um álbum dos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo, que será levado para casa.

Fonte: Alfabetização CIA.

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