Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Texto: O crocodilo.

Texto: O crocodilo.






Em tempos que já lá vão, vivia na ilha de Celebes um
crocodilo muito velho, tão velho que não conseguia caçar peixes
no rio.
Certo dia, apertado pela fome, decidiu aventurar-se nas margens em busca de algumporco distraído que lhe servisse de refeição. Andou, andou, até cair exausto e desesperado, sem forças para regressar à água.
Ora, quem lhe valeu foi um rapaz simpático e robusto que teve pena dele e o arrastou pela cauda.
Em paga do serviço prestado, o crocodilo ofereceu-se para o transportar às costas sempre que quisesse navegar. O rapaz aceitou e fizeram várias viagens juntos. Apesar da boa amizade, quando o crocodilo teve novamente fome, lembrou-se de comer o companheiro. Antes, porém, quis ouvir a opinião dos outros animais e todos se mostraram indignados. Devorar quem o salvara? Que terrível ingratidão!
Envergonhado e cheio de remorsos, o crocodilo resolveu partir para longe e recomeçar vida onde ninguém o conhecesse. Como o rapaz era o único amigo que tinha, chamou-o e disse-lhe:
- Vem comigo à procura de um disco de ouro que flutua nas ondas perto do sítio onde nasce o sol. Quando o encontrarmos, seremos felizes.
Mais uma vez, viajaram juntos, agora sulcando o mar que parecia não ter fim... A certa altura, o crocodilo percebeu que não podia continuar. Exausto, deteve-se na intenção de descansar apenas um instante, mas, logo que parou, o corpo transformou-se numa ilha maravilhosa.
O rapaz viu-se homem feito de um momento para o outro e verificou, encantado, que trazia ao peito o disco de ouro com que sonhara o crocodilo. Percorreu, então, as praias, as colinas, as montanhas, concluindo que ali realizaria o seu destino.
Instalou-se e escolheu um nome para a ilha: chamou-lhe Timor, que significa “Oriente”.
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO


1. – Quem são as personagens do texto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. – Assinala com um X a frase que, de acordo com o texto, completa a seguinte afirmação:
O crocodilo era tão velho que...
¨ só comia papas. ¨ não conseguia caçar peixes no rio.
¨ passava a vida a viajar. ¨ não se podia mexer.


3. – O que resolveu fazer o crocodilo, certo dia em que ficou desesperado pela fome?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. – O crocodilo conseguiu apanhar algum porco? Transcreve uma expressão do texto que justifique a tua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5. – Assinala com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
Quem valeu ao crocodilo foi...
¨ o seu filho mais velho. ¨ um rapaz simpático e robusto.
¨ um animal que passava. ¨ um rapaz muito mau e vigoroso.


6. – Qual foi a recompensa que o crocodilo deu ao rapaz por este o ter ajudado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. – O crocodilo e o rapaz fizeram várias viagens juntos e tornaram-se bons amigos. Apesar disso, o crocodilo teve um cruel pensamento. Qual foi?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8. – Que disseram os amigos ao crocodilo sobre a sua ideia?
______________________________________________________________________________


9. – Perante isto, o que é que o crocodilo resolveu fazer?
______________________________________________________________________________


10. – O que foram procurar os dois amigos?
______________________________________________________________________________


11. – O que aconteceu a essas personagens?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. – O disco de ouro foi encontrado? Justifica a tua resposta com uma expressão do texto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


13. – Assinala com um X a afirmação correcta em relação ao texto que leste.
A ilha onde o rapaz se instalou tinha...
¨ sereias e cavalos marinhos. ¨ muitos peixes.
¨ bonitas paisagens. ¨ praias, colinas e montanhas.


FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA


1. – Assinala com X a frase correcta:
“Crocodilo” é um ...
¨ nome próprio, feminino, plural. ¨ nome comum, feminino, plural.
¨ nome comum, masculino, plural. ¨ nome comum, masculino, singular.

2. – Escreve o feminino de:
rapaz - ____________________ padrinho - ____________________
carneiro - ____________________ bode - ____________________

3. – Escreve a última frase do texto no plural.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. – Os animais ficaram indignados.

4.1. – Analisa morfologicamente as palavras sublinhadas na frase.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. – Retira do texto:
® um monossílabo __________________________________________
® dois dissílabos agudos __________________________________________
® dois dissílabos graves __________________________________________
® dois polissílabos graves __________________________________________
® três polissílabos esdrúxulos __________________________________________

6. – Retira do texto uma frase do tipo declarativo e na forma negativa.
______________________________________________________________________________

7. – Observa as seguintes palavras:
peixe – exausto – experiência – próximo – aproxima – exagero – excelente – expresso – auxiliar

7.1. – Copia as palavras que têm o som s.
______________________________________________________________________________

8. – Reescreve o terceiro parágrafo do texto no futuro.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. – Encontra no quadro, na horizontal ou na vertical, sete verbos da terceira conjugação. Escreve-os.
D I V I D I R A R C
E B O I U P B D D G
S T U D S E N B S N
P J V E R D C F S O
E H I R T I Z A C Q
D O R M I R G T U P
I G T E V N J O L T
R S Q E I T R O I R
I E X P L O D I R N

10 - EXPRESSÃO ESCRITA


Inventa e escreve uma história em que contes uma aventura tua com um animal selvagem.

Nenhum comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário