sábado, 18 de janeiro de 2014

Avaliação diagnóstica de 3º, 4º e 5º anos

Avaliação diagnóstica de 3º, 4º e 5º anos

Para os anos de 3º, 4º e 5º anos a avaliação diagnóstica deve apresentar um texto para leitura e interpretação e uma produção de texto. Também pode-se apresentar vários textos tipo Prova Saeb

Exemplos:

1. Leitura e Interpretação de texto:

Era uma vez uma árvore que amava um menino.

E todos os dias
o menino
vinha,
juntava
suas
folhas
e com elas fazia
coroas de rei;
com elas brincava
de rei da floresta.

Subia em seu grosso tronco,
balançava-se em seus galhos,
comia suas maçãs.

E brincavam
de esconder.
quando ficava cansado,
o menino repousava
à sua sombra fresquinha.

O menino amava a árvore...
profundamente.
e a árvore era feliz.

Shel Silverstein ( tradução Fernando Sabino)

1. De que fala o texto?
_______________________________________________________

2. Quem o escreveu?
_______________________________________________________

3. Quem o traduziu para nossa língua?
______________________________________________________

4. Onde o menino repousava?
_____________________________________________________

5. Por que a árvore era feliz?
_____________________________________________________


6. É possível um ser humano ser amigo da Natureza? Como podemos fazer isso?
_________________________________________________________

7. Por que é importante cuidarmos da Natureza?
_________________________________________________________


2. Produção de texto

OBSERVE O DESENHO E ESCREVA UMA HISTÓRIA:












_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Avaliação diagnóstica




AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE PORTUGUÊS - 2º ANO

1.   DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS:

Os alunos da nossa escola trouxeram  os materiais escolares e junto com a professora fizeram uma lista. escreva as palavras que a professora disser.
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

 2.  ESCRITA  DE UMA CANTIGA CONHECIDA:

_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
           
 3.      LEITURA DE TEXTO

                   PRAIAS LIMPAS

VOCÊ JÁ SABE QUE LUGAR DE LIXO É NO LIXO? PARA FACILITAR AS COISAS QUANDO FOR À PRAIA, LEVE UM SAQUINHO PLÁSTICO PARA JOGAR NELE LIXO, RESTOS DE COMIDA, PAPEL.


O ASSUNTO DO TEXTO É:

(    ) BRINCADEIRAS NA PRAIA
(    ) LIMPEZA NAS PRAIAS
(    ) PASSEIO DE CARRO
(    ) RESTOS DE COMIDA
                                                                                                        
COMO APLICAR A SONDAGEM:

Exemplos:

QUESTÃO 1 (VERIFICAR A ESCRITA)

A PROFESSORA DITA A PALAVRA INTEIRA, NÃO EM SÍLABAS.

LAPISEIRA

CADERNO

LÁPIS

GIZ

O LÁPIS CAIU NO CHÃO.


QUESTÃO 2  (VERIFICAR A ESCRITA)

O ALUNO ESCREVE DO SEU JEITO, SEM A PROFESSORA DITAR UMA PARLENDA CONHECIDA, COMO POR EXEMPLO:

LÁ EM CIMA DO PIANO
TINHA UM COPO DE VENENO
QUEM BEBEU MORREU
O CULPADO NÃO FUI EU.


QUESTÃO 3  (VERIFICAR A LEITURA)
O ALUNO LÊ SOZINHO O TEXTO PARA RESPONDÊ-LO.

Avaliação diagnóstica


É fundamental que no início das aulas seja realizada uma avaliação diagnóstica ou sondagem, para partirmos do que nossos alunos já sabem, tornando assim, nosso ensino muito mais significativo e coerente.
Para iniciar o trabalho, logo nas primeiras semanas de aula, os professores devem realizar “a sondagem” nas classes de alfabetização.
Organizar uma lista de palavras com o mesmo tema. A lista deve ser iniciada com as palavras polissílabas, depois as trissílabas, dissílabas e monossílabas, por último uma frase referente a lista utilizada.  

Como realizar a sondagem:

1- Deve ser realizada individualmente.
2-  O aluno escreve com letra bastão
3- Com a lista de 04 palavras, iniciar sempre na polissílaba para a monossílaba.
5- As palavras devem ser escritas uma embaixo da outra.
6- Após o ditado das quatro palavras, deve-se ditar a frase .
7- Evitar palavras com letras contíguas (Ex: CASA – AA)
8- Não soletrar, não silabar.
9- Ditar cada palavra, pedindo a leitura imediata a cada uma delas, o aluno vai indicando com o dedo a leitura (anotar marcas de leitura).
10- O sulfite é o recurso mais indicado para realização desta atividade.
11- O aluno escreve do jeito que sabe, sem interferência do professor.
Ao término da sondagem, o professor registra no ditado, a forma como o aluno leu (global e/ou silabicamente), a fase de escrita em que se encontra e outras informações importantes. A cada bimestre deve ser realizada uma nova sondagem para verificar os avanços dos alunos.

Exemplos:
  
Lista de animais
DINOSSAURO
CAMELO
RATO
Frase: O RATO SAIU DA TOCA.

Lista de material escolar
LAPISEIRA
CADERNO
LÁPIS
GIZ
Frase: O LÁPIS CAIU NO CHÃO.

avaliação diagnóstica deve ser feita em todos os anos do ensino fundamental I, especificamente em Português e Matemática, mas deve estar de acordo com os conteúdos específicos de cada série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário