terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MODELOS DE PARECER

MODELOS DE PARECER PARA CADERNETA DO ALFABETIZAR COM SUCESSO
PORTUGUÊS
O aluno desenvolveu as habilidades propostas, porém com restrições, pois ler textos (palavras ou frases) com pausa e escreve palavras e/ ou frases não ortograficamente corretas
 O aluno não relaciona letra ao som, em palavras dadas e ainda não domina a escrita de maneira correta.
O aluno em oralidade desenvolve as habilidades propostas, porém em leitura ainda precisa ser estimulado para que possa ler textos fluentemente. Na produção de textos, ele obedece a segmentação solicitada, mas não estabelece relação entre o sentido e a intenção do texto e nem usa a pontuação adequadamente.
O aluno não expressa na oralidade, pois é tímido, mas desenvolve de maneira satisfatória na escrita, produzindo textos com frases ampliadas, com desenvolvimento lógico. Na leitura lê textos com fluência.
MATEMÁTICA  _ O aluno desenvolveu as habilidades propostas lendo, contando, escrevendo, representando, compondo e decompondo números, assim como resolvendo situação-problema envolvendo as operações fundamentais.
 O aluno não analisa nem interpreta situações-problemas, mas efetua cálculos nas quatro operações de maneira desassociada.
O aluno só reconhece os números isoladamente, sem efetuar cálculos mais complexos.
GEOGRAFIA  _ O aluno desenvolveu as habilidades propostas sabendo localizar diversos elementos presentes no espaço geográfico; também descrevendo os movimentos da Terra, identificando suas consequências, assim como utiliza métodos de pesquisa em mapas, localizando os continentes e oceanos no mapa-mundi.
HISTÓRIA_ O aluno conseguiu desenvolver as habilidades propostas, sabe distinguir os tipos de bairros, descreve as manifestações culturais como forma de apropriação e socialização do espaço social.
CIÊNCIAS _ O aluno identifica a importância das plantas para os seres humanos, argumenta sobre a poluição atmosférica e seus efeitos sobre a saúde.
HISTÓRIA e/ou GEOGRAFIA e/ou CIÊNCIAS _ O aluno só desenvolve as habilidades propostas se forem lidas e explicadas uma a uma individualmente, pois o mesmo não domina a leitura e não tem compreensão para desenvolvê-las sozinho.
CIÊNCIAS _ O aluno conseguiu desenvolver os conteúdos trabalhado. Saúde, higiene do corpo humano. Reconhece os conteúdos como o meio ambiente. Identifica as classificações dos seres vivos. Distingue alguns tipos de doenças infecciosas.
HISTÓRIA _ O aluno desenvolveu os conteúdos trabalhados satisfatório, consegui um bom desenvolvimento nas datas comemorativas. Reconhece a cultura de sua cidade e entre outras regiões.
GEOGRAFIA _ O aluno apresentou um desempenho com clareza, nas habilidades propostas. Bairro, trabalho no campo, comparações de mapas, os meios de comunicação, tecnologia, transportes e economia.
ARTE _ O aluno demonstra interesse por produções artísticas e atividades de recortes, montagens, desenho, colagem e pintura.
RELIGIÃO _ O aluno desenvolveu os conteúdos trabalhados, leitura compartilhada; a família de Jesus reconhecendo-o como nosso salvador.
                                      MODELOS DE PARECER FINAL
LÍNGUA PORTUGUESA _ O aluno em oralidade desenvolveu as habilidades propostas, porém em leitura ainda precisa ser estimulado para que possa ler textos fluentemente. Na produção de textos, ele obedece a segmentação solicitada, mas não estabelece correção entre o sentido e a intenção do texto e os sinais de pontuação.
MATEMÁTICA _ O aluno reconhece, relaciona e registra números e técnicas operacionais. Ler e interpreta as informações de maneira organizada no dia a dia. Nas de mais disciplinas o aluno desenvolveu de maneira satisfatória.
O aluno desenvolveu as habilidades propostas, porém com restrições, pois ainda ler textos com pausa, escreve frases com começo, meio e fim dentro do tema. Mas se expressa muito bem na oralidade. Quanto em matemática ele reconhece e resolve situação-problema.
O aluno não se expressa na oralidade, pois é muito tímido, mas desenvolveu de maneira satisfatória na escrita, produzindo textos com frases ampliadas, com desenvolvimento lógico, na leitura ler textos com fluência. Na MATEMÁTICA ele não analisa nem interpreta situações-problema, mas efetua cálculos nas quatro operações de maneira desassociada.

O aluno não relaciona letra ao som em palavras, não domina a escrita de maneira correta, nem tão pouco produz textos. Na MATEMÁTICA só reconhece os números isoladamente, sem efetuar cálculos mais complexos. Nas de mais disciplinas ele interage oralmente sem dominar a escrita.

4 comentários: