Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 5 de janeiro de 2014

PROJETO CARNAVAL


PROJETO CARNAVAL

Público alvo: Educação infantil e Ensino fundamental
Período: 

APRESENTAÇÃO

Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, esse projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.

O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o conhecimento através da interdisciplinaridade.

Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.

Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.

Proporcionar aos educandos de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
  Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
  Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
  Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
  Desenvolver o gosto pela leitura;
  Trabalhar o raciocínio e a memória;
  Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
  Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
  Estimular o ritmo;
  Despertar e educar a atenção e a observação;
  Proporcionar liberdade de auto-expressão;
  Possibilitar habilidades com as mãos;
  Desenvolver o espírito criador.

CONTEÚDOS

  O carnaval
  Linguagem oral e escrita
  O fazer artístico
  Apreciação musical
  Expressividade
  Equilíbrio e coordenação
  Estatística
  DST’s
  Efeito de bebidas e drogas


ESTRATÉGIAS

  Trabalho em sala com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.
  Pesquisa
  Dança
  Desenho
  Pintura
  Jogos diversos
  Recorte e colagem
  Vídeos
  CD’s
  Máscaras
  Oficinas de máscaras e fantasias
  Murais informativos

CULMINÂNCIA

Desfile de máscaras – 6º anos
Desfile de fantasias – 7º anos
Apresentação do Olodum – 8º anos
Apresentação do frevo – 9º anos

Apresentação –
 Apresentação – 1º ano
 Apresentação – 5º ano
  Baile

AVALIAÇÃO

Processual e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE:
Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade.

  MATEMÁTICA:
Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de drogas.

  ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA:
Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro e etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países.

  HISTÓRIA
Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.

  ENSINO RELIGIOSO

O carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a antiguidade, até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por organizações religiosas. Alguns jovens e adultos, empolgados com esse significado do evento, creditam que é hora de libertar as fantasias, se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem consequências. O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

3 comentários: