terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PROJETO NO MUNDO DA BRANCA DE NEVE - "

PROJETO NO MUNDO DA BRANCA DE NEVE - "VIAJANDO ... EU VOU, EU VOU ..." Histórias não são feitas apenas de palavras: têm peso, cor, sabor, têm detalhes que não cabem nos limites do texto, mas são tão importantes quanto as narrativas que vêm se repetindo há séculos.. Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim................. Partir desse princípio não é apenas uma forma poética de realçar a importância das narrativas fantásticas, das fábulas e de todas as histórias que povoam o universo infantil. No projeto “Viajando ... Eu vou, eu vou ....”, que começa agora, queremos recuperar um olhar que se perdeu ao longo do tempo... I.      Identificação do Projeto Tema: Branca de Neve                                  Eixo de Trabalho: Amizade Período: Maio, junho e julho/2013                Público Alvo: Alunos da EI II.      

Justificativa: Os contos infantis são importantes na vida das crianças, pois despertam a curiosidade e o interesse pela leitura e desenvolvem a criatividade.
 III.      Objetivos Gerais:        · Identificar os valores contidos na história; · Participar de situações onde seja necessário o uso da escrita tendo o professor como escriba; · Ler e escrever nomes e características dos personagens do conto; · Desenvolver o gosto pela leitura e cuidado pelo livro
. IV. Objetivos Específicos · Despertar os valores contidos na história; · Apreciar o conto de fada envolvendo-se com a narrativa e vivenciando a história; · Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento; · Valorizar a imaginação, a fantasia e a liberdade de expressão
 V.      Conteúdos · Conhecimento do conto de fada; · Participação nas situações em que os adultos lêem e as crianças escutam; · Escrita e leitura de nomes dos personagens e de suas características. · Dizer os valores contidos na história; · Reprodução oral de histórias; · Rescrita do texto tendo o professor como escriba e desenho dos personagens; · Dramatização das histórias ouvidas; · Escuta atenta de histórias; · Apreciar o filme “Branca de Neve”
 VI.      Materiais necessários · Livro da Branca de Neve; · Filme; ·Fantasias dos personagens.
 VII.     Etapas prováveis      1ª etapa: · Apresentar o conto da Branca de Neve, lendo o livro; · Conversar sobre as características e valores apresentados no texto, destacando as características presentes na história e nos personagens;        2ª etapa: · Listar os personagens, descrevendo suas características e aproximando os valores estabelecidos nas narrativas. · Recontar coletivamente o conto, auxiliando o aluno nas narrativas. · Reescrever coletivamente o conto no blocão, tendo o professor como escriba. · Ensaiar com os alunos a peça a ser dramatizada. · Dramatizar o conto, sendo o professor somente o narrador.       3ª etapa: · Assistir o filme da Branca de Neve. · Apreciação dos desenhos dos colegas VIII.     Avaliação Durante o trabalho verificar a participação e o interesse da turma, principalmente na dramatização e no desenho.
 IX.          Culminância Data: 06/07/2013 – FESTA JUNINA DA BRANCA DE NEVE VIII. Bibliografia CAMPOS, M. M. & ROSEMBERG, F. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. In: MEC/SEF/DPE/COEDI, Brasília-DF, 1995b. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: introdução, v.1, Brasília: MEC, SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil, Brasília: MEC, SEB,2010. DISNEY. Branca de Neve e os Sete anões, São Paulo: Babel, 2011.     franquias

Nenhum comentário:

Postar um comentário