Educar é Semear

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domingo, 5 de janeiro de 2014

VALORES

PROJETO RESGATANDO 
Título do Projeto: Resgatando Valores
Público Alvo: Comunidade Escolar
Duração: 08 meses
Início: Março
Término: Novembro


APRESENTAÇÃO

            Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana, onde os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade, às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade, como a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça, a solidariedade, a honestidade. Os valores morais são indispensáveis à convivência humana. Já os valores religiosos referem-se às relações dos homens com Deus. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz. A fé, a esperança e a caridade constituem os fundamentos dos valores religiosos.
O que tem nos preocupado é a negação desses valores em virtude da busca do desenvolvimento individual e social. Há consenso de que os valores estão se degradando e/ou se modificando pela emergência de novos valores. Essa instabilidade ou mesmo perda de referencial pode se definir como uma “crise de valores”, onde se observa uma descrença e, conseqüentemente, um abandono dos valores humanos considerados até então como os mais nobres do ponto de vista social, até mesmo o bem mais precioso do ser humano, a vida, está sendo banalizado e perdido por motivos fúteis.
Atualmente a indisciplina, a rebeldia, o envolvimento dos jovens com álcool e drogas e os insatisfatórios índices de aprendizagem tem sido a grande preocupação da escola e dos pais. Acredita-se que chegamos a esse ponto devido à falta de uma educação pautada na moral e nos valores.
Partindo da certeza de que são os valores que nos tornam humanos, o presente projeto tem a finalidade de resgatar esses valores.


JUSTIFICATIVA

            Trabalhar valores humanos, seus conceitos e suas práticas se fazem necessário, pois é papel da escola oferecer um ensino significativo capaz de fornecer bases culturais e criar hábitos que tornem possível viver em sociedade.
            Este projeto partiu da necessidade de canalizar problemas cotidianos em sala de aula, individual ou coletivo, que impedem ou prejudicam o bom desenvolvimento educacional, estendendo-se às famílias, fazendo com que todos possam refletir e cultivar os valores necessários para a vida em sociedade.
A inserção de valores na escola ganhará mais força ao permearem com a postura dos educadores, pois o professor inspira queira ele ou não. Portanto, o presente projeto permitirá ao professor refletir com bastante carinho e cautela sobre seus verdadeiros valores, não os valores professados pela boca, mas os que ele pratica, se ele quiser tomar para si conscientemente a tarefa de ajudar a formação de um sistema de valores pelos alunos.


OBJETIVOS
Geral:
Promover reflexão ampla sobre os valores humanos incentivando a prática desses valores no dia-a-dia. Contribuir na formação de pessoas na busca e na defesa constante dos valores sociais já esquecidos por grande parte de nossas famílias.

Específicos:
v  Resgatar os valores humanos como: a verdade, o respeito, o amor, a honestidade, entre muitos outros;
v  Analisar as próprias atitudes;
v  Respeitar todo ser humano independente de religião, origem social, etnia, sexo, opinião e cultura;
v  Preencher o tempo ocioso das crianças, no momento em que estão fora da escola formal, com idéias construtivas de valores;
v  Contribuir para a formação de cidadãos autênticos;
v  Auxiliar os pais e professores na educação das nossas crianças;
v  Criar ambiente de respeito e harmonia;
v  Diminuir as atitudes agressivas nas escolas, família e comunidade;
v  Promover a paz.

METODOLOGIA

v  Apresentação do projeto, explicando o que será trabalhado durante o ano;
v  Montar a “Árvore dos Valores no pátio da escola, onde cada turma, estendendo-se aos pais, irá colar as suas folhas com frases ou pequenas mensagens mencionado a importância dos valores;
v  Assistir a filmes que abordem determinados valores e permitam a reflexão e discussão sobre o tema; (ver Anexos)
v  Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores humanos; (ver anexos)
v  Confeccionar um “Dicionário dos Valores”;
v  Cada turma irá confeccionar a “escada dos Valores”, onde serão traçados objetivos e regras de convivência a serem alcançados no mês. A turma que primeiro chegar ao topo ganhará uma manhã/tarde de cineminha com pipoca;
v  Realização de dinâmicas;
v  Trabalhar com músicas; (ver anexos)
v  Criação do “Jornal Mural” sobre a importância da família;
v  Confecção de cartazes sobre a importância de zelar pela nossa escola, onde a turma será responsável por cobrar uns dos outros que cumpram o que pedem os cartazes;
v  Realização do “Dia da Família na Escola”, com oficinas, apresentações e sorteios de brindes;
v  Trabalhar o verdadeiro sentido da Páscoa e os valores relacionados a ela;
v   Confecção de murais sobre Valores, pela escola;
v  Aplicação de atividades escritas para enriquecer os temas trabalhados;
v  Exposição sobre pessoas que fizeram a diferença ajudando ao próximo com o tema “Pessoas Extraordinárias”;
v  Relatos de experiências e atitudes de ajuda ao próximo;
v  Acróstico com os valores;
v  Palestra sobre Valores Humanos.


AVALIAÇÃO

            Dar-se-á por meio do feedback, sem atribuir valor numérico, onde os professores irão extrair o que aconteceu de positivo e negativo durante a realização de cada ação, permitindo assim novos estímulos.

REFERÊNCIAS
ALVES, Rubem A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 3. ed. Campinas: Papirus, 2002.
COBRA, Nuno A semente da vitória. 30. ed. São Paulo: Senac, 2002.
GAUDÊNCIO, Paulo Minhas razões, tuas razões. 9. ed. São Paulo: Palavras e Gestos, 2002.

MARTINELLI, Marillu Conversando sobre educação em valores. São Paulo: Fundação Peirópolis, 1999.

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