sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ATIVIDADES - PROPAGANDA

ATIVIDADES - PROPAGANDA DA "S.O.S EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"

1. A finalidade dessa propaganda é:
a) (     ) anunciar um show.
b) (     ) divulgar alguns cursos.
c) (     ) mostrar umas promoções.
d) (     ) oferecer um emprego.

ou

1. Essa propaganda está divulgando:
a) (     ) um show.
b) (     ) alguns cursos.
c) (     ) uma promoção.
d) (     ) empregos.

2. O título deste cartaz está escrito em letras grandes para:
a) (     ) enfeitar a propaganda.
b) (     ) atrair a atenção do leitor.
c) (     ) apresentar o Serginho Groisman.
d) (     ) mostrar que tem uma frase logo abaixo.

3. Por que um dos textos localizados a direita do cartaz está entre aspas?

4. Supomos que você queira fazer algum desses cursos, quais as maneiras que a propaganda expõe como forma de contato?

5. Essa propaganda foi feita para:
a) (     ) crianças.
b) (     ) idosos.
c) (     ) mulheres.
d) (     ) jovens.

6. “Uma nova geração tá pintando no mercado”. Segundo o texto, marque a alternativa que indica o mesmo sentido da frase em destaque:
a) (     ) Uma nova geração está pintando com tinta o super mercado.
b) (     ) Uma nova geração está sendo colorida no mercado de trabalho.
c) (     ) Uma nova geração está surgindo no mercado de trabalho.
d) (     ) Uma nova geração está sumindo do mercado de trabalho.

Professor (a), sempre que trabalhar gêneros textuais é importante levar o suporte para sala de aula para que os alunos possam manusear. Como esse cartaz foi escaneado no Rio de Janeiro e me enviado pelo msn, eu não tinha o suporte original, mas levei outros tipos de propagandas:  cartazes, folders, anúncios publicitários, etc. Levei, inclusive, a propaganda de uma gráfica impressa em caderneta de anotações, foi bem interessante. Para consolidação do gênero você já sabe, os alunos devem produzir. Beijinhos!!!

É SÓ IMPRIMIR
 GABARITO
1. b)
2. b)
3. Para destacar a fala do Serginho Groisman.
4. Através do site, e-mail, endereço ou telefone.
5. d)
6. c)

DISTORCENDO GÊNERO "VIDE BULA"


Vide Bula

 INFORMAÇÕES AO PACIENTE - A roupa VIDE BULA é criada e produzida dentro das mais avançadas técnicas, proporcionando conforto e qualidade. Em prolongadas ou curtas viagens, é perfeitamente portátil, adequando-se a sua bagagem. Em caso de dúvida VIDE BULA.

APRESENTAÇÃO – Peças extraordinárias, em vários estilos, com os melhores revendedores autorizados.

COMPOSIÇÃO – As peças VIDE BULA contém:
Cores...................................................... com variações temporárias
Formas e estilo.....................................  várias tendências
Qualidade.............................................. 100%
Propriedades Técnicas......................... melhores recursos
Desenvolvimento ................................ 100%

INDICAÇÕES - Seu uso é de comprovada eficácia. Durante estudos, foi descoberta redução de irritabilidade e desânimo. Sua correta administração tem como propriedade moderar excessos de depressões, nostalgias crônicas ou congênitas. Seu uso prolongado envolve, criando situações de extremo prazer, transformando distintos hábitos arraigados. Analisado e pesquisado o produto, foi constatada a indicação excessiva bastante benéfica, agindo como estimulante e revitalizante do corpo e da mente.

CONTRA INDICAÇÕES – Pessoas que não gostam de sentir bem em roupas confortáveis, bonitas e arrojadas.

REAÇÕES ADVERSAS - Indicações inevitáveis ao fazer uso do produto: a perda do produto age diretamente no sistema imunológico, causando irritabilidade, secura na boca e descarga de adrenalina. O uso mais prolongado reduz visivelmente a idade cronológica do paciente, mantendo a perfeita e tão desejável sintonia: espírito, corpo e mente. Não desaparecendo o sintoma, consulte o revendedor mais próximo.

LABORATÓRIO - VIDE BULA Comércio e Indústria de Moda Ltda.


1. Esse tipo de texto NORMALMENTE serve para:
a) (     )   instruir e divulgar algo.
b) (     ) instruir e divertir.
c) (     ) instruir e partilhar um sentimento.
d) (     ) instruir e informar.

2. No caso acima, esse texto também tem como finalidade:
a) (     ) contar a história da marca VIDE BULA.
b) (     ) fazer uma propaganda da marca VIDE BULA.
c) (     ) ensinar como usar as roupas da marca VIDE BULA.
d) (     ) informar um acontecimento da marca VIDE BULA.

3. No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:
a) (     ) os elementos contra indicados nas roupas.
b) (     ) os componentes que fazem falta nas roupas.
c) (     ) os elementos que formam as roupas.
d) (     ) os itens que causam as reações adversas.

4. Segundo o texto, quem pode usar as roupas VIDE BULA?
a) (     ) Pessoas que não gostam de sentir bem em roupas confortáveis, bonitas e arrojadas.
b) (     ) Pessoas em dúvida sobre o que vestir.
c) (     ) Os revendedores autorizados.
d) (     ) Todas as pessoas que gostam de conforto, qualidade e de se sentir bem.

PROPAGANDA



CARTAZ MÍDIA ATIVISTA


1. Este cartaz está:
 a) (     ) Divulgando um evento.
b) (     ) Divulgando uma festa.
c) (     ) Fazendo propaganda de um jornal.
d) (     ) Fazendo propaganda de um site.

2. “Faça mídia... Participe!” Os verbos “fazer” e “participar” estão classificados nos modos verbais: 
a) (     ) da 2ª e da 3ª conjugação.
b) (     ) da 1ª e da 3ª conjugação.
c) (     ) da 1ª e da 2ª conjugação..
d) (     ) da 2ª e da 1ª conjugação.

3. Observe as frases abaixo:
“Vamos recriar o cartaz”
“Vamos recrear com o cartaz”
As palavras em destaque nas frases são:
a) (     ) homônimas.                b) (     ) parônimas

4. As palavras homônimas são:
a) (     ) palavras com pronúncias parecidas.                           c) (     ) palavras com pronúncias iguais.
b) (     ) palavras com sentido igual.                                    d) (     ) palavras com sentido contrário.


ATIVIDADES - PROPAGANDA "TURMA DA MÔNICA - PERDIGÃO"

Analisar o cartaz. Explicar que trata-se de uma propaganda, para vender algo. Mediar os alunos a distinguirem o que é exatamente o produto da venda e o que é brinde.

1. Onde você poderia encontrar essa propaganda?
a) (     ) No hospital.
b) (     ) No supermercado.
c) (     ) No mural da escola.
d) (     ) Na farmácia.

2. Escreva dois verbos (ações) que aparecem na propaganda.

3. A palavra “COLORIR” é sinônimo de:
a) (     ) desenhar.
b) (     ) pintar.
c) (     ) apagar.
d) (     ) borrar

4. As palavras COMPRE e GANHE estão escritas em letras maiores para:
a) (     ) enfeitar a propaganda.
b) (     ) mostrar que todo produto vem com dois brindes.
c) (     ) atrair a atenção do leitor.
d) (     ) mostrar que há duas frases na propaganda.

5. Essa propaganda da marca PERDIGÃO tem o objetivo de:
a) (     ) ensinar as crianças a pintar.
b) (     ) vender gibis.
c) (     ) distribuir giz de cera gratuitamente.
d) (     ) vender produtos da Turma da Mônica Perdigão.

PARA IMPRIMIR

GABARITO
1. b)
2. Tem mais de dois: PINTE, COMPRE, GANHE, COLORIR, DIVERTIR e PROCURE.
3. b)
4. c)
5. d)
:Fonte : http://artedelecionar.blogspot.com/2011/04/genero-textual-propaganda-com-anuncio.html

15 comentários:

  1. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!PROFESSORA AMANHÃ IREI TRABALHAR!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi esta maravilha em criatividade! Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. muito bom! estava precisando de algo assim...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns professora, atividades dinâmicas,vou "colar"

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS!!! AMEI AS ATIVIDADES E DEFINIÇÕES.

    ResponderExcluir
  6. Todas as atividades excelentes...Amei...Estava precisando dessas sugestões.

    ResponderExcluir
  7. ótimo blog, vou apresentar para minha equipe na agencia de marketing SP , excelente!

    ResponderExcluir
  8. Quero acessar essas atividades, muito boas. Parabéns!
    Como faço para baixar?

    ResponderExcluir