Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Educação na Folia


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA  E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
    Educação Na Folia

JUSTIFICATIVA
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país e é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar. Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento de nossos estudantes sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira;bem como sua origem e suas características
·         Identificar e interpretar músicas de Carnaval;
·         Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
·         Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte, colagem, máscaras e fantasias ;
·         Conhecer as manifestações carnavalescas do município;
·         Conscientizar os alunos no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão.

CONTEÚDOS
  • O carnaval
  • Linguagem oral e escrita
  • O fazer artístico
  • Apreciação musical
  • Expressividade
  • DST’s
  • Efeito de bebidas e drogas

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Os blocos carnavalescos podem ser organizados e trabalhados  em sala  aula de acordo com as  marchinhas  por série . Cada marcha uma série. Músicas selecionadas por blocos:
·         Mamãe Eu Quero/ Cachaça  não é água
·         Me dá um Dinheiro Aí / Índio Quer Apito 
·         Jardineira /As águas vão rolar/Ô Que Calor Balancê
·         Fazer um baile de carnaval para que as crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
Fazer pinturas faciais nas crianças e disponibilizar diferentes roupas e adereços para que possam usar como fantasias.
·         Trabalhar músicas carnavalescas
·         Confeccionar máscaras carnavalescas com material de sucata.
·         Pular carnaval usando roupas e acessórios diversos como fantasia.
·         Confecção de fantasias e outros adereços para a festa
·         Organização de blocos de acordo com as fantasias


·         Desenhos carnavalescos para decorar a escola
·         Concurso de fantasias confeccionadas em sala de aula
·         Escolha da garota e garoto folia

CULMINÂNCIA
  • Frevo pelas principais ruas da cidade
  • Desfile de fantasias
  • Exposição de painéis
  • Blocos carnavalescos
  • Desfile de máscaras

PUBLICO ALVO: Comunidade escolar e externa
Início 17 a 28 de fevereiro
AVALIAÇÃO
Processual e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.
PROGRAMAÇÃO PARA  O DIA 28 DE FEVEREIRO 

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO :  ÀS  15 HORAS

                 Escolas
Atividades
 Andréa Aguiar Carneiro Leão
Bloco carnavalesco
Padre Borges
Bloco carnavalesco
Mário Domingues
Bloco carnavalesco
Santa Teresinha e Antônio Emídio
Bloco carnavalesco 
Escolas Campesinas
Bloco carnavalesco
Francisca Rocha
Bloco carnavalesco
Santo Antônio e Senador  Antônio Farias
Bloco carnavalesco
Carlos Lima e Creche
Bloco carnavalesco

 Carnaval 2014


ANEXOS

TEXTO INFORMATIVO
O QUE É CARNAVAL?
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.O Carnaval diz muito sobre a história do Brasil e da antiga sociedade europeia. Segundo algumas correntes, o Carnaval teria como marco inicial os cultos agrários de povos antigos como os egípcios, persas, fenícios e gregos. As comemorações marcavam o início da primavera, quando os povos dançavam ao redor de fogueiras, usando máscaras e adereços para a garantia de uma boa colheita.

A festa só surgiu como verdadeira prática pagã (sem crença religiosa) no Império Romano. Depois, foi incorporada ao calendário católico pela Igreja e chegou ao Brasil junto à colônia portuguesa. Aqui a comemoração foi encorpada pelas manifestações culturais dos negros escravos, a grande massa popular no Brasil do século 19.  História do Carnaval
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas.
As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
BONECOS GIGANTES EM RECIFE
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região norte do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
MARCHINHAS DE CARNAVAL
Marcha de Carnaval, também conhecida como "marchinha", é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída, na preferência do público, pelo samba enredo.Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o Brasil. Descende diretamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e vivas. Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920. A verdadeira marchinha de carnaval brasileira começou a surgir no Rio de Janeiro e atingiu o apogeu com intérpretes com Carmem Miranda. 

7 MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE ACONTECEM NO PERÍODO DE CARNAVAL:

Entrudo

É basicamente o primeiro formato do carnaval popular brasileiro, e surgiu durante o Império (século 19). O nome da manifestação significava "entrada". Tratava-se de celebrações populares realizadas pelos escravos negros nas ruas das cidades. Para a folia, eram usados artifícios como água perfumada e batuques animados por bumbos e tambores. Foi depois desse tipo de festa nas ruas que surgiram os primeiros clubes carnavalescos precursores das atuais escolas de samba.

Marchinhas
Esse gênero musical tem origem nas marchas populares portuguesas e foi o principal ritmo do Carnaval brasileiro da década de 1920 à década de1960. Também chamada de marcha de Carnaval, as marchinhas tiveram a pianista Chiquinha Gonzaga como mãe de composição. As marchinhas atingiram seu auge com as interpretações de nomes consagrados da música popular brasileira, entre eles Carmen Miranda, Dalva de Oliveira, João de Barro, o Braguinha, Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine Babo.

Samba : Esse ritmo teve sua origem musical e cultural no samba de roda realizado em Estados nordestinos do Brasil. O gênero musical ganhou uma conotação urbana no Rio de Janeiro, onde se misturou com outros ritmos como a polca, o maxixe e o xote. A partir daí, o samba urbano e carnavalesco tomou as ruas de muitas cidades do Brasil.

Maracatu : Existem dois tipos de maracatu, o de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação, e o de Baque Solto, também chamado de Maracatu Rural. O registro mais antigo que se tem sobre o Maracatu de Baque Virado data de 1711, mas sua origem é incerta. O que se sabe é que ele surgiu em Pernambuco e vem se transformando desde então. A manifestação tem relação com o candomblé (religião de matriz africana) e com a coroação de escravos negros, antiga estratégia de dominação desse povo pelos colonizadores. O ritmo é marcado por instrumentos de percussão e a dança se desenvolve num cortejo que conta com rei, rainha e toda uma corte simbólica. Já o Maracatu Rural não tem vínculo religioso e se associa ao folclore pernambucano. As personagens principais dessa manifestação são os caboclos de lança, representados por trabalhadores rurais que com as mesmas mãos que cortam cana, lavram a terra e carregam peso, bordam suas fantasias e tocam o ritmo acelerado da música.

Afoxé : É manifestação afro-brasileira também chamada de candomblé de rua. O termo afoxé provém da língua africana iorubá. O ritmo se mostra nas ruas misturando dança, cantos religiosos e batucadas feitas com instrumentos de percussão.

Samba de roda : É a origem do samba brasileiro. Esse ritmo nasceu na Bahia, mais precisamente no Recôncavo Baiano, e está associado à cultura afro-brasileira. A música se compõe principalmente na junção dos sons do pandeiro, do atabaque, das palmas e dos cantos dos dançantes reunidos em roda.

Frevo  :Esse ritmo típico do Nordeste brasileiro nasceu em Pernambuco, no fim do século 19. Extremamente acelerado, o frevo é um ritmo criado por compositores de música ligeira, feita para o carnaval. A dança é marcada pelos inconfundíveis passos soltos e acrobáticos.




MúsicasCarnavalescas

FREVO-CANÇÃO DE CAPIBA

Você diz que ela é bela,
Ela é bela, sim, senhor,
Porém poderia ser mais bela
Se ela tivesse meu amor, meu amor.
Bela é toda a natureza, ô bela,
Bela é tudo que é belo, ô bela,
O sorriso da criança,
O perfume de uma rosa,
O que fica na lembrança.
Belo é ver o passarinho, ô bela,
Indo em busca do seu ninho, ô bela.
Todo mundo se amando
Com amor e com carinho
Uns sorrindo outros chorando
De amor.
De lei que o cupim não rói.


VASSOURINHAS
Matias da Rocha e Joana Batista
Se essa rua fosse minha
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas de brilhante
Pra Vassourinhas passar.
Somos nós os Vassourinhas
Todos nós em borbotão
Vamos varrer a cidade
Ah! isso não, ah! isso não
Ah! reparem, meus senhores,
O pai desse pessoal
Que nos faz sair às ruas
Dando viva ao carnaval!
Bem sabeis o compromisso
Que nos leva a fazer
De mostrar nossas insígnias
E a cidade se varrer.

VOLTEI RECIFE
Frevo-canção de Luiz Bandeira

Voltei, Recife,
Foi a saudade que me trouxe pelo braço,
Quero ver novamente,
Vassoura na rua abafando
Tomar umas e outras e cair no passo.
Cadê Toureiros? Cadê Bola de Ouro?
As Pás, os Lenhadores,
O Bloco Batutas de São José?
Quero sentir a embriaguez do frevo,
Que entra na cabeça, depois toma o corpo
E acaba no pé...
Descrição: G:\Nova pasta (2)\images (2).jpg
É DE FAZER CHORAR
frevo-canção de Luiz Bandeira

É de fazer chorar
Quando o dia amanhece
E obriga o frevo acabar,
Oh! quarta-feira ingrata,
Chega tão depressa
Só pra contrariar...
Quem é de fato um
Bom pernambucano,
Espera um ano
E se mete na brincadeira,
Esquece tudo
Quando cai no frevo,
E no melhor da festa,
Chega a quarta-feira...
Com a Mariana, ele comentou...
Por fim chegou a Manuela
Ele disse é ela
Minha inspiração...
E assim cercado de carinho,
Disse adeus, sozinho,
O bom Sebastião.



Marchas Carnavalescas
Mamãe Eu Quero

Mamãe eu quero, mamãe eu quero,
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta! Dá a chupeta! Dá a chupeta Dá a chupetapro bebê não chorar!Dorme filhinho do meu coração!
Pega a mamadeira e entra no meu cordão.
Eu tenho uma irmã que se chama Ana:
De piscar o olho já ficou sem a pestana.
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito!...Eu tenho uma irmã que é fenomenal:Ela é da bossa e o marido é um boçal!

Cachaça Não é Água

Você pensa que cachaça é água?
Cachaça não é água não.
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão.
Pode me faltar tudo na vida:
Arroz, feijão e pão.
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não.
Pode me faltar o amor
(Disto até acho graça).
Só não quero que me falte
A danada da cachaça.


Cidade Maravilhosa

Cidade maravilhosa,
Cheia de encantos mil!
Cidade maravilhosa,
Coração do meu Brasil!
Cidade maravilhosa,
Cheia de encantos mil!
Cidade maravilhosa,
Coração do meu Brasil!
Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente,
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente.
Jardim florido de amor e saudade,
Terra que a todos seduz,
Que Deus te cubra de felicidade,
Ninho de sonho e de luz.

Allah-La Ô

Allah-lá-ô, ô ôôôôô
Mas que calor, ô ôôôôô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara
Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah
Aurora

Se você fosse sincera
Ô ôôô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ôôô Aurora
Um lindo apartamento
Com porteiro e elevador
E ar refrigerado
Para os dias de calor
Madame antes do nome
Você teria agora
Ô ôôôAuror
Acorda, Maria Bonita

Acorda Maria Bonita / Levanta vai fazer o caféQue o dia já vem raiando / E a polícia já está de pé .Se eu soubesse que chorando / Empato a tua viagem
Meus olhos eram dois rios /
Que não te davam passagem
Cabelos pretos anelados /
Olhos castanhos delicados
Quem não ama a cor morena /
Morre cego e não vê nada


A Pipa Do Vovô

A pipa do vovô não sobe mais!
A pipa do vovô não sobe mais!
Apesar de fazer muita força,
O vovô foi passado pra trás!
A pipa do vovô não sobe mais!
A pipa do vovô não sobe mais!
Apesar de fazer muita força,
O vovô foi passado pra trás!
Ele tentou mais uma empinadinha,
Mas a pipa não deu nenhuma subidinha.
Ele tentou mais uma empinadinha,
Mas a pipa não deu nenhuma subidinha
A pipa do vovô não sobe mais!
A pipa do vovô não sobe mais!
Apesar de fazer muita força,
O vovô foi passado pra trás!


                      Balancê

Ô balancê balancê
Quero dançar com você
Entra na roda morena pra ver
Ô balancê balancê
Quando por mim você passa
Fingindo que não me vê
Meu coração quase se despedaça
No balancê balancê
Você foi minha cartilha
Você foi meu ABC
E por isso eu sou a maior maravilha No balancê balancê Eu levo a vida pensando Pensando só em você
E o tempo passa e eu vou me acabando No balancê  balancê




Ta-Hí

Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim.
Ai meu bem, não faz assim comigo não ! Você tem, você tem que me dar seu coração!
Meu amor, não posso esquecer,
Se dá alegria faz também sofrer.
A minha vida foi sempre assim:
Só chorando as mágoas que não têm fim. Essa história de gostar de alguém
Já é mania que as pessoas têm.
Se me ajudasse Nosso Senhor,
Eu não
pensaria mais no amor









Jardineira


Oh! jardineira, por que estás tão triste?Mas o que foi que te aconteceu?
- Foi a camélia que caiu do galho,
Deu dois suspiros e depois morreu.
Vem jardineira! Vem meu amor!
Não fique triste que este mundo é todo teu.Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu ....


As Águas Vão Rolar

As águas vão rolar:
Garrafa cheia eu não quero ver sobrar.
Eu passo a mão na saca, saca, saca-rolhaE bebo até me afogar. Deixa as águas rolar!As águas vão rolar:
Garrafa cheia eu não quero ver sobrar,
Eu passo a mão na saca, saca, saca-rolha.
E bebo até me afogar.
Se a polícia por isso me prender
E na última hora me soltar,
Eu pego a saca, saca, saca-rolha
E bebo até me afogar. Deixa as águas rolar

Sassaricando


SassassaricandoTodo mundo leva a vida no arameSassassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
SassaricandoQuem não tem seu sassaricoSassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó



                                            BIBLIOGRAFIA

·       WWW SUA PESQUISA .COM
·       WWW. VAGALUME .COM
·       4 SHARED
·       WWW.BRASILESCOLA.COM/CARNAVAL/HISTORIA-DO-CARNAVAL
DEPARTAMENTO DE ENSINO





Nenhum comentário:

Postar um comentário