sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

FÁBULA

FÁBULA

A fábula nasceu no Oriente e foi reinventada no Ocidente pelo escravo grego Esopo, que escrevia histórias baseadas em animais, para ensinar como agir com sabedoria.

Na fábula, podem-se distinguir duas partes: A história, isto é, o que acontece, e o significado, ou seja, o que o autor pode transmitir. A parte do significado está sempre no final e é denominada moral, pois passa uma visão do que seja "certo" ou "errado". Às vezes, a moral não está expressa, mas fica subentendida.

As fábulas distinguem-se das outras narrativas em razão da construção alegórica do enredo: Os animais agem, sentem e pensam como as pessoas; tem qualidades e defeitos, podem ser gananciosos, violentos, egoístas, ingênuos, espetalhões, humildes, etc. Distinguem-se também por terminarem com uma linha moral que termina em provérbio, aspecto bastante significativo na cultura popular.

São histórias que possuem uma estrutura mínima de enredo e de composição que sobrevive a todo tipo de modificação.

A fábula é uma história de pessoas e também de animais, pois estes falam e tem sentimentos, o que indica que são personificações dos seres humanos. O plano de leitura é sempre relativo à vida dos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário