Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Qual é o perímetro?

Qual é o perímetro?

Objetivos
Familiarizar os alunos com a noção de perímetro
Estimar e fazer cálculos.

Ano 
5º.

Tempo estimado

Duas aulas.

Desenvolvimento 
Proponha às crianças problemas que estimulem o trabalho com medição, aproximação ou cálculo para determinar ou comparar o perímetro de figuras geométricas retilíneas. A idéia é proporcionar a oportunidade de desenvolver estratégias e elaborar generalizações. Elas podem concluir que para chegar ao perímetro basta somar as medidas dos lados. Ou que, no caso dos quadrados, é possível multiplicar por 4 a medida de um deles. Ou ainda, com retângulos, dá certo somar dois lados diferentes e calcular o dobro.
Sugestões de problemas:
1. Os jogadores de um time de futebol começam o aquecimento dando três voltas completas no campo, que tem 105 metros de comprimento por 75 metros de largura. Quantos metros eles percorrem?
2. A figura 1 (abaixo) é a planta baixa de dois cômodos de uma casa. Quantos metros de madeira devo comprar para colocar um rodapé em todo o entorno dos dois?




Avaliação 
Mostre aos alunos a figura 2 (abaixo), afirmando que perímetro é maior que 12 centímetros e menor que 20 centímetros. Pergunte se eles estão de acordo com a afirmação e peça que expliquem o raciocínio. Observe se entenderam o conceito estudado em classe.


Fonte: Atividade adaptada da situação proposta no documento "Orientações Didáticas para o Ensino de Medidas no Segundo Ciclo", do Governo da Província de Buenos Aires, Argentina, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário