domingo, 9 de março de 2014

PROJETO DE INTERVENÇÃO DA LEITURA, ESCRITA E CONCEITOS MATEMÁTICOS

PROJETO DE INTERVENÇÃO DA LEITURA, ESCRITA E CONCEITOS MATEMÁTICOS
Público alvo: 6º anos
Duração: um mês
JUSTIFICATIVA
Observando o grau de dificuldades na leitura, escrita e nas quatro operações do conhecimento matemático dos alunos dos 6º anos , o corpo docente reivindicou junto a coordenação e direção uma posição para resgatar no corpo discente a autoestima do campo cognitivo dos saberes da linguagem e raciocínio lógico matemático, então, fez-se necessário a elaboração deste projeto que visa desenvolver neles o gosto e o hábito pela leitura , escrita e o raciocínio matemático.
O projeto desenvolvido terá como foco a alfabetização, letramento e conhecimento matemático dos alunos dos 6º anos. Serão trabalhadas atividades visando à participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Utilizando métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz.
Devemos trabalhar em busca de uma Matemática desenvolvida para resolver situações encontradas a partir do conhecimento do aluno, em seu dia-a-dia, dentro ou fora da escola, da sala de aula, com ou sem a ajuda de outro sujeito. É o aluno sentindo-se seguro para aplicar os conteúdos matemáticos que deem sentido à sua vida.
Através dos resultados do diagnóstico das turmas, foi definido um plano de trabalho com as metas a serem desenvolvidas do dia-a-dia da sala de aula no período de quatro semanas.
Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções de textos e, consequentemente, melhor resultados nos estudos, de modo geral.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para que os alunos adquiram competências e habilidades necessárias à aquisição da leitura, escrita e no conhecimento matemático bem como seus usos por meio de atividades lúdicas, prazerosas e desafiadoras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Adquirir competência na leitura e escrita;
• Saber interpretar vários tipos de texto;
• Conhecer alguns portadores de texto;
• Produzir textos através de modelos trabalhados;
• Escrever ortograficamente correto;
• Interpretar gráficos e tabelas;
• Dominar as quatros operações matemática;
• Melhorar o aprendizado dos alunos;
• Identificar e relacionar no seu dia-a-dia situações-problema envolvendo amatemática.
• Reforçar a importância da matemática em nosso dia-dia;
• Desenvolver o gosto pela matemática.
CONTEÚDOS ABORDADOS NO PROJETO:
LÍNGUA PORTUGUESA
• Leitura
• Interpretação
• Produção de texto
• Reescrita
MATEMÁTICA
• As quatro operações
• Problemas matemáticos
• Organização, leitura e interpretação de dados e informações apresentados
em tabelas e gráficos.
 RECURSOS DIDÁTICOS:
• Livros paradidáticos;
• Micro System;
• Quadro e giz;
• Jogos paradidáticos;
• Cartazes;
• Data show;
• Retroprojetor;
• Transparência
• Xerox;
METODOLOGIA
Para desenvolvermos esse trabalho, com a intenção de tornar as atividades mais atrativas e ao mesmo tempo enriquecedoras para a aprendizagem dos alunos, várias ações foram desenvolvidas, tais como:
• Encontro entre os professores para estudo, discussão, escolha dos recursos, jogos e textos para elaboração das aulas;
• Apresentação e abertura do projeto para os alunos dos 6ª anos;
• Aplicação de atividades desenvolvidas a partir de textos;
• Aplicação de atividades envolvendo as quatro operações matemáticas;
• Jogos didáticos;
• Construção de tabelas e gráficos a partir de situações-problema envolvendo a matemática.
Ao longo desse mês as atividades serão apresentadas e desenvolvidas de acordo com o cronograma. Tendo diariamente duas aulas de português e duas de matemática.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES / SEMANAS
Apresentação e abertura do projeto para os alunos dos 6ª anos;
X
Leitura de textos;
X
X
X
X
Interpretações orais e escritas de textos
X
X
X
X
Escrita e reescrita de textos
X
X
X
X
Produção de textos
X
X
X
X
Interpretação das mais diversos jogos matemáticos
X
X
X
X
Atividades envolvendo Adição e Subtração
X
X
X
X
Atividades envolvendo multiplicação
X
X
Atividades envolvendo divisão
X
Problemas matemáticos
X
X
X
X
Construção de tabelas e gráficos a partir de situações-problema envolvendo a matemática
X
História em quadrinhos (laboratório de informática)
Culminância do projeto
X
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá por meio das observações do professor em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades propostas considerando-se os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.
CULMINÂNCIA:
Ocorrerá com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário