Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 12 de março de 2014

Projeto leitura prazerosa, escrita fabulosa

Projeto leitura prazerosa, escrita fabulosa – Contos Infantis.


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Nome da escola:
Turma/idade: 3º ano A/ 8 anos
Turno: Matutino
Número de alunos: 23 alunos
Duração (em dias e horas): dois dias - 8 horas
1 – Diagnóstico: levantamento de problemas, necessidades ou possibilidades de atuação:
                Literatura Infantil, desde muito cedo, deve ser utilizada como instrumento para que possamos propiciar aos nossos “pequenos leitores” momentos de prazer, ampliando a oportunidade de enriquecer sua própria experiência de vida. Pensando nisso, preparamos para o Projeto de Intervenção Pedagógica, o tema: Projeto leitura prazerosa, escrita fabulosa – Contos Infantis.
Diante da problemática relacionada ao processo ensino aprendizagem, a prática da leitura, enfrenta grandes desafios. Os últimos anos os índices de alunos que chegam ao terceiro ano sem estar alfabetizados completamente tem crescido muito, temos na escola alunos que chegam ao terceiro ano que não sabem ler, temos ainda aqueles que sabem ler e pouco escrevem, entre outras dificuldades como a produção, interpretação e raciocínio lógico.
Tais dificuldades é um fator que preocupa a escola, no qual reflete futuramente no Ideb. Sabemos que se não trabalharmos para superar estas dificuldades não conseguiremos alcançar as metas projetadas para o Ideb e consequentemente um ensino de qualidade, de acordo como sistema de ensino. A escolha do tema se deve primordialmente à preferência temática presentes nas obras, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na leitura dos contos, escrita para o leitor infantil.
Os livros contemplam belíssimas histórias escritas por diversos autores. Ou seja, o tema proporciona um estudo amplo: história, leitura, escrita, oralidade, música, entre outros. Uma combinação perfeita para trabalhar a construção da escrita e proporcionar a leitura de textos atrativos, construindo conhecimentos.

2 – Metas: objetivos a serem atingidos por meio do desenvolvimento do plano de intervenção:
Este projeto tem por objetivos: Habilitar o aluno para conhecer e compreender contos infantis;
Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
Incentivar o trabalho em equipe;
Estimular a criatividade;
Promover o hábito de leitura;
Proporcionar aos alunos recursos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades para o processo de aprendizagem de leitura e escrita;
Desenvolver a linguagem oral incentivando a produção de diálogos;
Reconhecer os símbolos e outras imagens gráficas que representam as nossas fala e escrita;
Desenvolver atividades que propiciem elementos para construção de personagem e montagens de textos;
Possibilitar uma forma prazerosa de explorar em sala de aula as narrativas por meio do gênero conto infantis;
Identificar e reconhecer os diferentes tipos de textos;
Desenvolver habilidade na produção oral;
Despertar curiosidade para leitura de outros contos;
Perceber a importância da leitura e da produção de textos no processo de formação;
Despertar o gosto pela leitura ensinando o aluno a ser produtor de textos;
Incentivar a criatividade para desenvolver a linguagem oral e escrita
Mostrar aos alunos uma maneira diferenciada de ler e escrever;
Produzir textos escritos de acordo com as imagens.
3 – Ações
O plano de aula conectado na leitura visa o seguinte procedimento metodológico:
No primeiro dia, assistiremos com a turma o filme Shrek, para que eles percebam que nem todas as princesas e príncipes precisam ser belos, pois o essencial é a beleza da alma que o diferente não venha desarmonizar o que está acomodado. Levá-los a pensar que diferenças devem ser respeitadas, perceber o quanto se perde com a falta de conhecimento em relação ao outro. Diferentes somos todos, e temos de aceitar os vários pontos de vista.
- Levar diversos livros de contos para a sala de aula: Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Rapunzel, Branca de Neve, A Bela Adormecida, Cisnes Selvagens, Patinho Feio, Cachinhos de Ouro, O Reizinho mandão, O Gato de botas, João e o pé de feijão, João e Maria, outros da biblioteca.
- Distribuir e ler a história do Patinho Feio, fazendo uma relação com o filme. Ainda trabalhando ortografia
PATINHO  FEIO
Leia a história do ‘Patinho Feio’ e circule as oito palavras que não fazem parte da história:

        ERA  UMA  VEZ  UMA  PATA  QUE  ESPERAVA  ANSIOSAMENTE  O NASCIMENTO  DE  SEUS  FILHOTES – BELOS  MACAQUINHOS.
        QUANDO   FINALMENTE  CHEGOU  O  GRANDE  DIA,  SEUS  FILHOTES SAÍRAM  TODOS  DOS  OVOS,  MAS  RESTOU  UM  OVO,  QUE  DEMOROU  MENOS TEMPO  PARA  ROMPER.  NO  MOMENTO  EM  QUE  ELE  ROMPEU,  TODOS PUDERAM  VER  O  MAIS  BELO  PATINHO  JÁ  NASCIDO  NAQUELAS  TERRAS.
     A  MAMÃE  PATO  NEM  LIGOU  PARA  O  QUE  OS  OUTROS  PENSAVAM. TODOS  OS  DIAS,  SAÍA  TRISTE  COM  SEUS  FILHOTES  PARA  CORRER  PELAS ÁGUAS  DE  UMA  LAGOA  QUE  FICAVA  BEM  PERTINHO.
            OS  OUTROS  ANIMAIS  COSTUMAVAM  DIZER  AO  PATINHO  LINDO COMO  ERA  FEIO  SEU  ASPECTO  E  ELE  SEMPRE  FICAVA  MUITO  TRISTE  AO OUVIR  O  QUE  OS  ANIMAIS  DIZIAM.
              CERTO  DIA,  RESOLVEU  FUGIR  DE  CASA.  ANDOU, ANDOU  E  FOI PARAR  EM  UMA  BELA  LAGOA,  NA  QUAL  RESOLVEU  DESCANSAR  E ACABOU  DORMINDO.
   QUANDO O PATINHO  FEIO  ACORDOU  NO  DIA  ANTERIOR,  NÃO RECONHECEU  LOGO O  BELO  ANIMAL  QUE  OLHAVA  PARA  ELE NO REFLEXO  DA  ÁGUA. 
     AO  VOLTAR  PARA  CASA,  QUAL  NÃO  FOI  A  SURPRESA  QUANDO  OS ANIMAIS  O  AVISTARAM.  NINGUÉM  FOI  CAPAZ  DE  RECONHECÊ-LO, DE  TÃO FEIO  QUE  ESTAVA.  QUANDO  PERCEBERAM  QUE  AQUELE  BELO  ANIMAL ERA   AQUELE  PATINHO  TÃO  FEIO,  FICARAM  TODOS  ENVERGONHADOS  DE TUDO  O  QUE  TINHAM FALADO.         
Interpretação:
A história do Patinho Feio pode ser considerada a trajetória de todos nós. O mistério do nascimento e crescimento. Somos criados para sermos iguais. Quem busca criatividade e desenvolvimento espiritual paga o ônus de ser diferente. O exercício de ser diferente exige coragem e tem um preço. Quem busca deve percorrer um caminho simbólico ou físico. E deve estar disposto a aprender as experiências do caminhar. Observemos alguns detalhes interessantes da experiência do Patinho Feio: Ele poderia viver humilhado e castigado, entre os patos, aceitando aquela situação. E, assim o patinho feio não teria encontrado seu espaço e sua gente. Como se vê, o caminho dele estava traçado e cada um dos personagens esteve a postos para ensinar o patinho. Ele de nada sabia. Mas seguiu sua busca. Teve coragem. Abandonou a aventura, a comodidade, a incerteza e a submissão.
E só depois de muita luta e aprendizado encontra sua gente, sua verdadeira identidade.
Ao encontrar os cisnes, sente um amor intenso brotar no seu coração. Sabe que ali é o seu lugar. Com humildade volta seus olhos para baixo, para as águas. Ainda não se reconhece integralmente. Então, a revelação se dá. É um cisne.
Nada se modificou em seu corpo. Ele apenas se descobriu.                   
- Livre escolha de livros para levar para casa e pedir que façam a leitura calmamente;
- Interpretação oral dos textos lidos através do reconto;
- Produção textual de no mínimo 06 linhas;
- Revisão dos textos trabalhados;
- Paralelamente ao desenvolvimento dos trabalhos efetua-se registro com máquina fotográfica digital.
- Solicitar a algum aluno que escolha uma personagem da história, de preferência o principal, para contá-la na primeira pessoa, como se fosse o próprio personagem;
- Escolher aqueles alunos que leram a mesma história, e solicitar que recontem a história para os colegas, dividindo de maneira que cada um conte uma parte: começo, meio e fim;
- Distribuir xérox da história para elaboração de frases a partir das ilustrações, sem olhar a história do dia anterior.
PATINHO  FEIO
reescreva o conto do ‘Patinho Feio’. Escreva ao lado de cada figura a parte correspondente a ela na história:


Nenhum comentário:

Postar um comentário