domingo, 9 de março de 2014

TRABALHANDO COM OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÉ-ESCOLA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER

PROJETO TRABALHANDO COM OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÉ-ESCOLA


JUSTIFICATIVA:
              A leitura figura como um dos principais exercícios para o desenvolvimento da linguagem oral e da autonomia da criança, tornando-o um sujeito reflexivo e crítico que conhece o mundo e se percebe como sujeito participante tanto do processo educativo quanto do meio social em que está inserido. É o que sugere GOES (1990, p. 16): A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É próprias emoções e reações.

          Partindo deste princípio compreendemos que a leitura deve ser vivenciada a partir da educação infantil, atuando como agente mediador entre a criança e a formação de sua personalidade, de sua concepção de mundo e a faz conhecer sentimentos próprios da humanidade, um exemplo é o bem e o mal, sentimentos bem presentes na literatura infantil (MAGNANELLI, 2005. p.2).

           Além de favorecer o conhecimento de mundo, favorecer o desenvolvimento das emoções e das relações afetivas, a leitura na educação infantil atua como o primeiro passo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, o que resultará em um adulto leitor, capaz de fazer inferências entender e interpretar qualquer texto. Neste sentido o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI) afirma que:
        A aprendizagem da linguagem escrita é “um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que tem como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita”. Aponta ainda que “as instituições e profissionais de educação infantil deverão organizar sua prática de forma a promover as seguintes capacidades nas crianças: (...) interessar-se pela leitura de histórias; familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.” (Brasil/MEC, 1998, v.3, p. 122 e 131).

          Compreendendo e concebendo a leitura em suas múltiplas formas como um instrumento facilitador e essencial no desenvolvimento do processo cognitivo e na compreensão de mundo da criança, justificamos o presente projeto, que objetiva vivenciar diversas estratégias de leitura, com textos de diferentes gêneros que incluíram definitivamente a criança no mundo fascinante da leitura (ANTUNES, 2008, p. 19).

OBJETIVO GERAL:

           Trabalhar diferentes gêneros textuais através de estratégias que favoreçam a compreensão, participação e estimulem a formação de leitores na educação infantil.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



         Estimular o interesse pela leitura;

         Manusear diversos tipos de textos;

         Interpretar e encenar histórias lidas;

         Recontar histórias ouvidas;

         Conhecer diferentes gêneros textuais;

         Confeccionar livros;

         Formar leitores e escritores competentes, que sejam capazes de produzir textos coerentes e coesos;

          Desenvolver no aluno o papel de produtor, leitor e avaliador do próprio texto, levando-o a uma atitude crítica;

         Trabalhar as características de cada gênero textual;

         Estimular a cooperação por meio de trabalhos em grupos.



CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

         Conhecer os diferentes gêneros textuais trabalhados;

         Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;

         Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;

         Identificar as marcas temporais presentes nos contos;

         Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS:

         Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;

         Desenvolver a linguagem oral;

         Ler, ainda que de forma não convencional;

         Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;

         Descrever cenários e personagens;

         Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;

         Identificar títulos de histórias conhecidas;

         Continuar histórias a partir de um determinado ponto;

         Produzir textos, tendo o professor como escriba.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:

         Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades; Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real; Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprender valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:


         Trabalhar os diferentes gêneros textuais: texto narrativo, informativo, fábulas, entrevistas, receitas e contos (todos os tipos), Parlendas, canções, Histórias em quadrinhos, trava-línguas, bilhetes e outros;

         Conversa informal sobre os diferentes gêneros textuais;

         Investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre se já conhecem sobre os mesmos;

         Após a conversa organizar a sala em duplas e propor a leitura dos textos;

         Apresentação da Leitura individual dos textos para o grande grupo;

         Socializar no grupo as histórias e/ou textos lidos, mesmo que de forma não convencional;

         Recitar poemas, canções, trava-línguas e outros textos com o auxílio do professor;

         Realizar atividades referentes ao textos, fazendo perguntas aos alunos oralmente e pedindo que expressem o que pensam sobre o gênero desenhando.

         Vocabulário de palavras desconhecidas;

         Conversa informal sobre histórias que gostam;

         Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;

         Ler a história;

         Debate sobre a história;

         Reprodução coletiva da história;

         Lista de personagens;

         Montagem de livro contendo as histórias trabalhadas

         Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;

         Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;

         Realizar um banco de palavras retiradas dos textos, obedecendo a ordem alfabética.

  MATEMÁTICA



          Cores,

         Quantidade

         Textura;

         Seriação: Semelhança/diferença;

         Construção de jogo da memória a partir de imagens dos personagens das histórias;



  NATUREZA E SOCIEDADE:

         Animais;

         Higiene;

         Cuidados: acidentes domésticos;

         Meio ambiente e de acordo com o texto trabalhado (trabalhar de forma interdisciplinar);

         Transformações dos diferentes ambientes causados pela ação do homem ou não;

         Montagem de murais com notícias da nossa cidade/ou estado;

         Realizar pesquisas com os alunos referentes aos temas trabalhados em aula sobre um determinado assunto.

         Realizar a leitura de diferentes imagens, dialogando sobre as mesmas.



  ARTES VISUAIS:

         Pintura,

         Desenho livre;

         Modelagem dos personagens;

         Releitura de imagens: obras artísticas de diferentes pintores;

         Pintura

         Recorte, colagem

         Desenho livre

         Construção de personagens com sucatas;

         Artes com material reciclável;



  TEATRO/ MÚSICA:



         Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho, oralmente;

         Dramatização de peças teatrais com cenários.

         Realizar com os alunos diversas dramatizações utilizando diferentes materiais como: fantoches, álbum seriado, livros de histórias e outros.

         Entoar diversas canções envolvendo o tema em estudo, sempre dramatizando a música para que as crianças visualizem e interpretem a música aprendendo desta forma com facilidade;



MOVIMENTO:

         Realizar diferentes atividades para trabalhar a coordenação motora ampla;

         Resgatar brincadeiras antigas e atuais para trabalhar com os alunos;

CRONOGRAMA:

       Meses de outubro e novembro

RECURSOS:
       Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.

      Para as apresentações das histórias: vídeo, aparelho de som, livros de literatura, C.Ds, fantoches;

OBSERVAÇÕES: Levar em consideração os seguintes temas:

Temas Transversais

       Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

      Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística.

AVALIAÇÃO:

        A avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas, tais como: Reprodução das histórias, mantendo sequências temporais, utilizando fantoches; Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias.



RECURSOS:            


         Livros;

         Jornais;

         Revistas;

         Papel ofício;

         Papel quarenta quilos;

         Cola;

         Tesoura;

         TNT;

         Lápis coloridos;

         Varal;

         Recursos humanos.



CULMINÂNCIA

         Montar a exposição de livros,


         Dividir a turma em quem vai expor os livros, quem vai contar histórias dos livros vivenciadas anteriormente ou Pedir para que venha um aluno por vez, eles apresentarão seus livros, encenarão uma história e contarão histórias, farão isso para a outra turma de educação infantil;

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