sábado, 5 de abril de 2014

Sugestões de atividades – Educação Infantil – 0 a 3 anos

Sugestões de atividades – Educação Infantil – 0 a 3 anos


Sugestões de atividades – Educação Infantil – 0 a 3 anos





Estas sugestões servirão de apoio à prática pedagógica dos professores de modo a favorecer os processos de desenvolvimento e aprendizagem.

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

> Expressa seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
1. Rodinha (relatos cotidianos);
2. Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc.
3. Brincadeiras de casinha, de dar comidinha, banho, etc.
4. Brincadeira com telefones de brinquedos;
5. Brincadeiras livres com os demais alunos do grupo.

> Reconhece progressivamente o próprio corpo e as diferentes sensações que produz.
1. Atividade com espelho (crianças fazendo caretas e se reconhecendo);
2. Relaxamento (músicas, massagens, observando ruídos externos e os próprios ruídos);
3. Caixa de reconhecimento (colocam variados objetos dentro de uma caixa e através do tato sem olhar a criança tenta adivinhar o objeto, em seguida, falar sobre suas sensações);
4. Alongamento;
5. Massagem.

> Identifica, progressivamente, algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
1. Brincadeira em dupla: um aluno com os olhos vendados apalpa o colega de vendo reconhecer a parte que está apalpando;
2. Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo;
3. Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva;
4. Ajudar o colega em determinados exercícios físicos com o auxílio da professora;
5. Atividade da linha: Os alunos enfileirados em um traçado oval riscado no chão tocar a parte do corpo solicitado pela educadora.

> Pede ajuda nas situações em que isso se faz necessário.
1. Estímulos através de contos;
2. Ajudar os colegas a vestir-se;
3. Ajudar a ADI servir o lanche para os colegas;
4. Ajudante do dia;
5. Incentivar as crianças a pedir ajuda quando necessário utilizando teatro, histórias, etc.

> Realiza pequenas ações cotidianas ao seu alcance, adquirindo maior independência
1. Ajudar a arrumar a sala, sendo responsáveis por guardar seus pertences;
2. Trocar sua própria roupa com o auxílio de um adulto;
3. Ajudar a distribuir às atividades para os demais alunos;
4. Arrumar os brinquedos depois de usá-los;
5. Ajudar a distribuir o lanche para o grupo.

> Interessa-se pelas brincadeiras e exploração de diferentes brinquedos.
1. Atividades com massa de modelar fazendo diversas explorações;
2. Brinquedos de encaixe;
3. Brincadeiras com materiais de sucatas (frascos e garrafas plásticas, caixas, rolos e etc.). Podemos explorar: abrir e fechar, empilhar, enfileirar e elaborar diversos objetos;
4. Quebra-cabeça para trabalhar concentração, raciocínio, coordenação motora e etc.
5. Revistas ou encartes: amassar, rasgar, fazer bolinhas, cortar em tiras, etc.

> Participa de brincadeiras de “esconder e achar” e brincadeiras de imitação.
1. Atividades com balde e bola: esconder a bola sob um balde para criança localizar. Aprende que as coisas existem apesar de não as ver;
2. A criança esconde um objeto para as outras crianças do grupo encontrar;
3. Atividade de imitações de animais e de representar diversas emoções (tristeza, alegria, zangado, etc.)
4. Reproduzir diversos sons;
5. Brincadeira de esconde-esconde: uma criança conta e as outras se escondem.

> Escolhe brinquedos objetos e espaços para brincar.
1. Brincadeiras livres;
2. Socialização de diversos brinquedos ( sucatas, encaixes, bonecas, carros, etc.)
3. Cantinhos diversificados;
4. Rodízios de historinhas para manuseio dos alunos (as crianças trocam historinhas entre eles).
> Participa, com interesse, de situações que envolvem a relação com o outro.
1. Atividades que envolvam os demais grupos da educação infantil;
2. Brincadeiras com outras crianças, ensinando o respeito mútuo em pequenos grupos;
3. Fazer algo juntas: dançar, fazer teatro, montar murais, colagens, etc.
4. Ajudar outra criança;
5. Receber visitas.

> Respeita regras simples de convívio social.
1. Aprender a ouvir: pode ser trabalhado na hora da rodinha através de conversas, músicas, histórias, etc.
2. Elaboração de regras em jogos coletivos;
3. Construção com os alunos dos combinados;
4. Andar sem fazer barulho;
5. Passar e dar passagem.

> Faz a higiene das mãos ainda que com ajuda.
1. Lavar e secar as mãos controlando o uso do sabão;
2. Saber quando está sujo ou limpo, trabalhar esses valores na rodinha;
3. Ensinar a lavar as mãos sempre que for ao banheiro;
OBS: A professora, como recurso, pode contar história sobre a higiene das mão,teatros e músicas.

> Expressa desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas ou roupas pessoais.
1. Estimular as falas e indagações das crianças através de conversas;
2. Através de historinhas estimular as crianças a expressar desconforto à presença de fezes e urina.

> Interessa-se em despreender-se de fraldas.
1. Tirar a fralda das crianças e levá-las ao banheiro em um mesmo intervalo de tempo;
2. Estimular as crianças a pedir para ir ao banheiro.

> Alimenta-se com progressiva autonomia, experimentando novos tipos de alimento
1. Fazer alimentos com a participação da criança;
2. Lanche coletivo;
3. Trabalhar com os alunos a fim de que peguem o alimento sem deixar cair antes de levá-lo à boca;
4. Mastigar e deglutir bem os alimentos;
5. Ajudar pôr e a tirar a mesa.


CONHECIMENTO DE MUNDO

Movimento

EXPRESSIVIDADE

> Imita gestos simples (agitar os braços, por exemplo).
1. O jogo do macaco: os alunos se colocam em filas a partir de quatro componentes. O que fica na frente executa movimentos variados, deslocando-se pelo ambiente. Os que os seguem tentam imitá-lo;
2. O espelho: em duplas. Uma toma a iniciativa e adota posturas diferentes que o outro tem reproduzir;
3. A educadora brinca de fazer de conta que está dormindo, chorando ou comendo e a criança tenta imitá-la;
4. A educadora de frente para os alunos faz movimentos simples para as crianças imitarem como: levantar os braços, a cabeça para baixo e para cima, levantar e abaixar;
5. Imitar algumas expressões faciais feitas pela educadora.

> Segue movimentos com os olhos e move a cabeça na direção de sons.
1. Brincadeiras que envolvem o canto e o movimento;
2. Atrair a atenção da criança para o objeto que produz sons: chocalho, melodia do brinquedo musical pendurado no berço;
3. Dirigir a curiosidade das crianças para os diversos objetos sonoros que existem ao seu redor e que usa frequentemente: a água da torneira, o prato e a colher etc.
4. Escutar sons do ambiente onde a criança está inserida: telefone, campainha, passos, vozes de crianças, de adultos, canto de pássaros, latido de cachorro, etc.

> Explora as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
1. Brincar de mestre mandou, realizando ações simples como: pular, dançar, pôr a mão na cabeça, etc.
2. Dramatizar, sem falar, temas como: despedida ( acenar, mandar beijos); etc.
3. Realizar jogos cênicos e dramáticos ao espelho, como é ficar zangado, alegre, etc.
4. Participar em jogos cantados e em cantigas de rodas acompanhados de gestos próprios;
5. Fazer caretas, imitar animais com seus sons próprios.

> Explora as partes do corpo, identificando as qualidades do próprio corpo e do corpo dos outros, suas semelhanças e diferenças.
> Apropria-se da imagem de si mesmo.
1. Contornar o corpo de cada criança no papel pardo, com o nome de cada uma escrito e quantos anos tem;
2. Pedir que as crianças passeiem pelos contornos identificando as semelhanças e as diferenças;
3. Colocar ao centro da sala fios de lã de cores semelhantes às dos cabelos das crianças. Cada criança deverá identificar a cor da lã que mais parece com o seu cabelo. Depois vão colar os cabelos nos contornos do corpo feitos na atividade anterior;
4. Trabalhar com gravuras e objetos para explorar simetrias proporcionalidades por exemplo: Estes óculos servem para este boneco? E no seu rosto? Etc;
5. Criar uma atividade, para qual às crianças devam trocar de roupa (explora cada roupa para cada parte do corpo.

EQUILIBRIO E COORDENAÇÃO

> Segura objetos por um tempo maior, por exemplo, segura um biscoito para comer.
1. Ajudar a professora a prender suas atividades;
2. Amassar papel utilizando as pontas dos dedos;
3. Trabalhar com pinça;
4. Separar objetos com a mesma cor utilizando os dedos.

> Senta em diferentes inclinações.
1. Pedir que os alunos na hora do relaxamento sentem um de costa para o outro, em duplas, para se apoiarem;
2. Trabalhar com os alunos a sentarem com as pernas cruzadas;
3. Pedir que os alunos sentem com as costas encostadas na parede para trabalhar postura;
4. Ensinar aos alunos a sentarem na cadeira de maneira correta.

> Deita em diferentes posições.
1. Deitar os alunos de frente observando algo pendurado no teto;
2. Colocar o aluno de bruço com algum objeto a sua frente que chame a sua atenção;
3. Com um rolo do lado apoiando as costas colocar a criança de lado.

> Mantem-se em pé apoiando-se em algo.
1. Manter-se de mãos dadas com a professora ou colegas;
2. Manter-se em pé apoiado em uma cadeira.

> Desloca-se no espaço engatinhando
1. Fazer percursos, contornar obstáculos;
2. Brincadeiras com bolas ou objetos que rolem;
3. Empurrar carrinhos e objetos.

> Desloca-se no espaço, andando ou saltando.
1. Brincadeiras como: pró posso ir, imitando os bichos e demais movimentos de acordo com os comandos dados pela educadora;
2. Atividades com cordas e fitas: andar por cima, saltá-las de várias maneiras ( sobre o chão, balançando-se, girando), fazer chicote, fazer espirais, fazer cobras, lançá-las no ar;
3. Enrolá-las em uma parte do corpo;
4. Saltar várias cordas ao mesmo tempo;
5. Pisar a corda que o colega arrasta.

> Tira objetos de um recipiente e coloca em outro.
1. Encher e esvaziar cestas ou sacos com os mais diversos objetos;
2. Transportar líquido de um recipiente para o outro utilizando buchas;
3. Transportar tampinhas de garrafas de um recipiente para o outro, observando as cores;
4. Versar líquidos de uma jarra para um copo até a marca contida no mesmo;
5. Transportar contas com o auxílio de uma pinça.

> Envolve-se em brincadeiras de esconder, atirar uma pequena bola, etc.
1. Atividades com aros: passar de um ao outro fazendo-o rodar;
2. Atividade com balões: segurar entre duas crianças sem utilizar as mãos;
3. Atividade com boliche;
4. Brincadeira lá vai à bola, fazendo uma roda, cantando uma música e passando a bola;
5. Brincadeira de esconde-esconde com o grupo.

> Empurra carrinhos e caixas, marcha, dança, rola, sobe e desce de cadeiras, etc.
1. Puxar objetos pelo cordão ou corda;
2. Marchar ao ritmo de músicas, palmas e ao comando da educadora;
3. Andar sobre tábuas para trabalhar o equilíbrio;
4. Enrolar e desenrolar tapetes;
5. Empurrar caixas cheias e vazias de tamanhos variados.


> Empilha cerca de seis blocos ou outros objetos.
1. Atividade de empilhar cubos, cadeiras, latas vazias, etc;
2. Fazer torres;
3. Empilhar objetos de acordo com o tamanho.

> Explora e utiliza os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., através de experimentação de diferentes objetos.
1. Jogos de lançamento de argolas;
2. Brincar com os materiais no cantinho da construção;
3. Brincar com jogos como cubos de plástico ou de madeira para encaixe;
4. Boliche;
5. Quebra-cabeça simples.

Música
FAZER MUSICAL

> Manuseia objetos que produzem sons (ex.: pequenos tambores, chocalhos, recipientes de plásticos cheios de diferentes materiais).
> Explora materiais sonoros diversos.
1. Atividade com caixa: A educadora pode trabalhar a intensidade do som (forte/fraco) andando ou correndo, pisando forte ou fraco de acordo com o batuque da caixa;
2. Potes de iogurte ou danoninho e bolinhas de papel imitando um chocalho para trabalhar a duração do som (curto/longo);
3. Trabalhar com garrafa plástica imitando o som de um reco-reco;
4. O educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos pode formar uma bandinha com as crianças;
5. Fazer uma comparação do som dos instrumentos instrumentais feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais;
6. Trabalhar com a bandinha;
7. Fazer ruídos e sons com: pano, semente e plástico.

> Participa de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
1. Fazer com que as crianças repitam sons generalizados, produzidos pelo próprio corpo e instrumentais;
2. Dançar ao ritmo das músicas, sozinhos em dupla, trio, ou pequenos grupos;
3. Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos;
4. Trabalhar com o corpo a partir de ritmos associados a melodias;
5. Brincar de completar a música cantada pela educadora.

APRECIAÇÃO MUSICAL

> Escuta obras musicais variadas
1. A educadora canta melodias curtas, cantigas de ninar, encantados com o que ouvem os bebês tentam imitar e responder com balbucio;
2. Trabalhar com músicas de rodas e cirandas;
3. Atividades com musicas que utilizam instrumentos de percussão como chocalhos, tambores, etc;
4. Trabalhar com músicas instrumentais especialmente na hora do relaxamento;
5. Músicas educativas.

> Escuta diversos tipos de som (Ex.: telefone, companhia, a água correndo, a chuva, o cachorro latindo, o avião, etc.)
1. Trabalhar com as crianças a observação de batimentos rítmicos corporais (palmas, batidas nas pernas, pés, etc.);
2. Escutar com atenção e diferenciar os diversos toques de um telefone;
3. Atividade com bacia e água: encher uma bacia com água. A educadora com as mãos, irá produzir alguns sons fazendo a diferença com o som produzido por uma água correndo;
4. Em um dia de chuva convidar os alunos a escutar o som produzido pela água da chuva no solo;
5. Atividade com papeis de revistas, encartes, etc: Pedir aos alunos para sacudir os papéis para ouvirem os sons produzidos.

> Participa de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
1. Bater palmas marcando o tempo, seguindo a música, ao sinal da educadora parar de bater palmas e cantar;
2. Brincadeira de roda;
3. Brincadeira da Estátua;
4. Fazer teatrinho utilizando a música como tema de acordo com a área de conhecimento a ser explorada;
5. Brincadeira da cadeira.

Artes Visuais

O FAZER ARTÍSTICO
> Manipula diferentes materiais, sentindo, rasgando, amassando, juntando, separando, sobrepondo, colando, etc.
1. Atividades que podem ser realizadas com argila, papel, massa de modelar, etc.
2. Fazer bolas amassá-las, furá-las, pressionar com os dedos indicadores e polegar, de dentro para fora, através de um oco central;
3. Fazer rolos independentes e criar uma forma;
4. Sobrepor fileiras de rolos em círculos;
5. Fazer cilindros, construir figuras livres

> Usa diversas consistências de tintas para pintura
1. Produzir tintas naturais, utilizando: carvão de churrasco, beterraba, terra vermelha, etc.
2. Utilizar batons vermelhos. Maquiagens, gravuras ou vídeos de índios e povos que pintam o próprio corpo;
3. Convidar as crianças a observar as cores embutidas na natureza:o verde da folha,cor do céu ,da terra,vegetais,etc.

> Movimenta o corpo no espaço, produzindo marcas na areia, pintando partes do corpo, reconhecendo a impressão das mãos e dos pés.
1. Andar na areia fofa;
2. Atividade com tinta e papel: pintar os pés das crianças e solicitar que pisem em uma folha em branco para fazer a impressão;
3. Pedir para as crianças se pintarem usando diferentes tipos de tintas produzidas por eles;
4. Fazer a impressão digital dos dedos utilizando tintas diversas;
5. Impressão da mão pintada com tinta de pintura a dedo em diferentes posições, com os dedos abertos ou fechados.

> Explora e manipula materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc., de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc., e de variados suportes gráficos como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.
1. Atividades de pintura com pincel, rolo ou esponja;
2. Impressões com diferentes elementos: madeira, folhas, pés, mãos, objetos;
3. Fazer respingos e pulverizações na parede (utilizando embalagens de perfume plásticas que tenham pulverizador);
4. Atividade livre com carvão;
5. Espalhar tinta sobre a mesa e com os dedos, os alunos irão desenhar livremente, depois colocar o papel ofício em cima do desenho feito.

> Cuida do próprio corpo no contato com os suportes e materiais de artes.
> Cuida do corpo dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
> Cuida dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos individualmente.
> Cuida dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos coletivamente.
OBS. Estas habilidades podem ser trabalhadas diariamente na sala de aula alertando os alunos para os cuidados acima na hora da realização das atividades propostas.

APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS
> Observa imagens diversas.
1. Leitura de imagens;
2. Leitura de obras de artes a partir da observação;
3. Atividades de apreciação de artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;

> Interage com a diversidade de produções artísticas, como desenhos, pintura, fotografias, ilustrações, etc.
1. Interagir com atividade de colagem com gravuras ou fotografias;
2. Interagir com atividade buchada;
3. Interagir com atividade de carvão.

> Aprecia suas produções e a dos outros, por meio da observação
1. Fazer exposição com a produção dos alunos;
2. Produzir murais em conjunto;
3. Troca de desenhos entre os alunos para observação.

Linguagem Oral e Escrita

> Usa a linguagem oral nas conversas e relatos de suas vivências.
1. Roda interativa;
2. Observar uma gravura apresentada e falar sobre ela,
3. Relato do final de semana – socialização na rodinha;

> Expressa desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano, utilizando a oralidade
1. Dramatização simples;
2. Faz-de-conta;
3. Conversas na rodinha;

> Participa de situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos como contos, poemas, parlendas e trava-línguas
1. Jogos de associação;
2. Adivinhas;
3. Narração de contos;
4. Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto.

> Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
1. Atividades utilizando receitas, por exemplo: receita de bolo;
2. Contos;
3. Atividades com listas, ex: lista de compras;
4. Jornalzinho do dia (pode ser feito com gravuras ou desenhos), expor a atividade na sala.

> Observa e manuseia materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos
1. Distribuição de material para os colegas;
2. Atividade no cantinho da leitura;
3. A hora do conto e reconto;
4. Procurar gravuras de acordo com o tema trabalhado em sala para fazer colagem.

> Realiza pseudo-leitura na identificação do próprio nome.
1. Escrever o nome das crianças com letras bastonadas, em tamanho, forma e cor e espalhar pela sala;
2. Desafiar a criança a encontrar seu próprio nome em fichas espalhadas pela sala;
3. Trabalhar com a ficha do nome.

Natureza e Sociedade

> Participa de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções relacionadas às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
1. Brincadeira de roda;
2. Atividades no cantinho da história;
3. Utilizar fantoches e músicas relacionadas às tradições culturais;
4. Teatro.

> Explora diferentes objetos, suas propriedades e relações simples de causa e efeito.
1. Trabalhar com lixo reciclável;
2. Trabalhar o uso correto da água;
3. Trabalhar com as crianças o tom de voz para termos um ambiente mais harmonioso.

> Mantém contato com pequenos animais e plantas
1. Atividades de cultivo de horta;
2. Relato de convivência com bichos de estimação;
3. Quebra-cabeças com figuras de animais e plantas;
4. Terrário.

> Conhece de modo progressivo o próprio corpo por meio do uso e exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
1. Auto-retrato;
2. Trabalhar com relaxamento: Pedir que os educandos prestem atenção aos ruídos produzidos pelo próprio corpo;
3. Ginástica: professor de frente para os alunos faz movimentos simples com o corpo como: esticar os braços como quisesse pegar no teto, imitar uma bicicleta com os pés, etc.
4. Saltar entre várias linhas paralelas desenhadas no chão.

Matemática

> Utiliza a contagem oral em jogos, brincadeiras e músicas, junto com o professor e nos diversos contextos em que isso se faz necessário.
1. Atividade: em uma caixa colocar objetos e apresentar fichas com o numeral para a criança buscar na caixa o número de objetos correspondente à ficha;
2. Usar o telefone de brinquedo;
3. Que horas são? Atividade com relógio de brinquedo que possibilita o contato da criança com o numeral de forma bem natural;
4. Associar o número à quantidade: de colegas, de meninos, de meninas, de dedos, etc.;
5. Utilizar o calendário da sala para fazer a contagem de quantos dias faltam para acontecer um evento.

> Manipula objetos e brinquedos, observando as suas características, propriedades e possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.
1. Atividades de enfileirar objetos;
2. Atividades de construção de torres e pontes;
3. Atividades de transpor obstáculos;
4. Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

HABILIDADES DE O A 1 ANO HABILIDADES DE 1 A 2 ANOS HABILIDADES DE 2 A 3 ANOS



MATRIZES DE HABILIDADES
.1 Uma reflexão sobre competências e habilidades
Atualmente a educação precisa responder aos
grandes desafios, abrir
suas portas a todas as crianças, proporcionando um
ensino que possibilite a
formação de um indivíduo autônomo. A educação
deixou de ser seletiva e
excludente, para tornar-se um espaço inclusivo e
atento às diversidades.
É necessário avançar em direção a uma prática
educativa pautada na
aprendizagem das crianças e considerar que o
processo de ensino e
aprendizagem se constrói através do
desenvolvimento de habilidades e
competências.
“Ao direcionar o foco do processo ensinoaprendizagem
para o desenvolvimento de habilidades e
competências,
devemos ressaltar, que estas necessitam ser vistas,
em si, com objetivos de ensino. Ou seja, é preciso que a
escola inclua entre as suas responsabilidades a de
ensinar a comparar, classificar, analisar, discutir,
descrever, opinar, julgar, fazer generalizações,
analogias,diagnósticos. Independentemente do que se esteja
comparando, classificando ou assim por diante.
Caso contrário, o foco permanecerá no conteúdo e as
competências e habilidades serão vistas de modo
minimalista.” Garcia (2005,p.03)
Sendo assim, competências e habilidades são
inseparáveis, mas exigem
domínios de conhecimentos. As competências
pressupõem operações mentais,
capacidades para usar as habilidades, que se
constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades
e aptidões,um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas.
Poderíamos dizer que uma competência permite
mobilizarconhecimentos a fim de se enfrentar uma
determinada situação, não é o uso
estático de regras aprendidas, mas uma capacidade
de lançar mão dos mais
variados recursos, de forma criativa e inovadora, no
momento e do modo
necessário, articulando conhecimentos, habilidades,
valores e atitudes.
Nessa perspectiva, habilidade é considerada como
algo menos amplo do
que competência ou que várias habilidades
constituem uma competência, as
habilidades estão associadas ao saber fazer e
devem ser desenvolvidas na
busca das competências.
Fundamentado nos autores Bondiolli (2003),
Bondiolli & Becchi (2003),
Biasetto (1995) e Bassedas, Huguet e Solé ( ), e nos
documentos, Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) e
Diretrizes Curriculares para
a Rede Municipal de Educação Infantil de Itajaí
(2004), elaborou-se as matrizes
de habilidades, baseadas no desenvolvimento
infantil para que o professor
possa lançar desafios na construção de
competências. Cabe ressaltar, que as
Matrizes de habilidades será um ponto de partida
para as atividades
desenvolvidas e não para padronizar as faixas
etárias.
HABILIDADES DE O A 1 ANO HABILIDADES DE 1 A 2
ANOS HABILIDADES DE 2 A 3 ANOS

Reconhecer o ambiente

Responder a estímulos.
(Visual, psicomotor, sonoros,
gestuais, sentimentais)

Demonstrar o
desenvolvimento na
percepção visual. (Troca de
fraldas, brincar, alimentação).

Vocalizar em resposta aos
estímulos. (Emitir sons quer
estímulos do adulto ou do
ambiente)

Segurar, examinar e explorar
objetos de diferentes formas.

Sacudir ou apertar objetos.
(Colocado na mão fazendo
ruídos intencionais ou não)

Reconhecer pessoas do seu
convívio. (Quando ela se
aproxima, corre, expressa)

Reconhecer som do próprio
nome.

Reconhecer imagens
refletidas no espelho.

Imitar sons, ações e gestos.
(Brincadeiras de escondeesconde,
acenos, palmas)

Explorar as diversidades
sonoras. (Musical, vocal,
ruídos, entonação de
diferentes sons)

Estabelecer relação entre
palavra e seu sentido.

Direcionar os utensílios de
alimentação, utilizando-os de
forma autônoma.

Seguir visualmente um objeto
em movimento.

Demonstrar percepção das
partes do corpo.

Flexionar as pernas em
decúbito dorsal e ventral.
(Engatinhar, sentar, ficar de
pé)

Movimentar a cabeça em
decúbito dorsal e ventral.

Transferir objetos de uma
mão para outra. (De joelho,
sentado, de lado, em pé)

Deslocar com destreza
progressiva no espaço.
(Engatinhar, andar, rolar)

Explorar diferentes posturas
corporais.

Observar e relacionar
imagens.

Rabiscar.

Executar pequenas tarefas.

Brincar com outras crianças.

Demonstrar coordenação
motora fina e ampla. (Escavar,
chutar, puxar fio, encaixe de
pinos)

Comunicar idéias e sentimentos
através das diferentes
linguagens.

Estabelecer relação entre
palavra e sentido.

Respeitar regras simples de
convívio social. (Regras de
grupo, cumprimentos)

Compartilhar objetos ou
alimentos com outras crianças.

Nomear e identificar partes do
corpo.

Nomear e identificar objetos.

Demonstrar compreensão do
uso de novas palavras. (ampliar
vocabulário)

Comer com autonomia.

Atender uma ou mais ordem
simples relacionadas de uma
etapa sem gestos.

Relacionar figuras objetos.

Rabiscar.

Explorar as diversidades
sonoras. (sons animais,
instrumentos)

Explorar diferentes posturas.
(Sentado, em pé)

Folhear páginas. (livros,
revistas)

Demonstrar equilíbrio nos
movimentos.

Participar de momentos de
musicalização. (Cantar, ouvir)

Empilhar objetos.

Realizar combinações de
objetos.

Organizar objetos de diferentes
tamanhos, cor e forma.

Controlar os esfíncteres.

Identificar e nomear partes do seu
corpo.

Brincar e imitar ações.

Controlar os esfíncteres.

Explorar o ambiente a sua volta.

Deslocar com destreza
progressiva no espaço;

Demonstrar coordenação motora
fina e ampla;

Demonstrar equilíbrio e ritmo nos
movimentos;

Apresentar coordenação visomotora;
(coordenação entre olhos
e mãos)

Descobrir as possibilidades de
transformação e manipulação dos
materiais (explorar formas, cores
e texturas)

Avançar no processo de
rabiscação (formas e construção
corporal)

Comunicar idéias e sentimentos
através das diferentes
linguagens;

Participar de brincadeiras, jogos
cantados e ritmicos;

Participar de momentos de
musicalização;

Reconhecer e localizar os tipos
de som;

Apresentar percepção auditiva;

Estabelecer relação entre causa e
efeito;

Descrever ações de figuras e
desenhos;

Demonstrar noções de
classificação, seriação e
ordenação de objetos
(quantidade, cor, forma,
espessura, textura)

Realizar a contagem oral;

Realizar ações com progressiva
autonomia (a criança mostra
segurança nas tarefas que
realiza)

Demonstrar compreensão do uso
de novas palavras;

Demonstrar criatividade em
diversas situações;

Dramatizar situações vividas.

Relatar experiências.

Respeitar regras simples de
convívio social.

Atender uma ou mais ordens
simples relacionadas de uma
etapa sem gestos.

Estabelecer relação entre uma
situação atual e anterior.

Memorizar canções e histórias
reproduzindo parte delas.

Observar e questionar situações,
pessoas e fenômenos.

Estabelecer relação entre objeto
e sua função.

Demonstrar noções de
compreensão de alguns
fenômenos atmosféricos. (Chuva,
sol, vento)

Estabelecer relação entre palavra
e sentido.

Comer com autonomia.

Nomear e reconhecer alguns
animais, plantas.

Reconhecer situações habituais
de perigo.

Reconhecer seu nome.

Realizar pequenas tarefas.
HABILIDADES DE 3 A 4 ANO HABILIDADES DE 4 A 5
ANOS HABILIDADES DE 5 A 6 ANOS

Identificar e nomear partes do
corpo.

Brincar e imitar ações.

Explorar o ambiente a sua
volta.

Demonstrar equilíbrio e ritmo
nos movimentos.

Descobrir as possibilidades de
transformação e manipulação
dos materiais.

Desenhar.

Comunicar idéias e
sentimentos através das
diferentes linguagens.

Participar de brincadeiras de
jogos cantados e rítmicos.

Participar de momentos de
musicalização.

Apresentar percepção auditiva.
(Diferentes tipos de sons,
reconhecer e localizar sons,
intensidade, volume)

Descrever ações de figuras e
desenhos.

Demonstrar motricidade fina.
(Rasgar, modelar, picar,
amassar, colar, dobrar)

Demonstrar motricidade ampla
(virar cambalhota, arrastar,
correr, saltar, subir, descer,
rolar)

Demonstrar noções de
classificação, seriação e
ordenação de objetos.

Realizar contagem oral.

Realizar ações com

Comunicar idéias e sentimentos
em diferentes linguagem.

Recontar histórias descrevendo
personagens, cenários e objetos.

Reproduzir oralmente jogos
verbais (Parlendas, jogos
cantados, poesias, rimas, travalínguas,
quadrinhas)

Interpretar histórias, gravuras oral,
conversas, explicações.

Narrar fatos em seqüência causal
e temporal

Respeitar as regras do convívio
social (Utilizar as palavras:
desculpa, por favor, com licença,
obrigado)

Diferenciar letras, números e
desenhos

Reconhecer e escrever seu nome

Produzir textos orais individuais
ou coletivos

Escolher os livros para apreciar
ou ler.

Reconhecer e escrever letras,
números e palavras.

Participar de jogos e brincadeiras
e outras atividades propostas.

Apresentar hábitos de higiene.

Resolver situações problemas
com autonomia.

Demonstrar criatividade.

Apresentar concentração nas
atividades.

Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e material de uso

Expressar corporalmente por
meio da dança, brincadeiras e
movimentos.

Demonstrar coordenação
motora fina e ampla.

Demonstrar equilíbrio e ritmo
nos movimentos corporais.

Utilizar de forma adequada os
talheres.

Demonstrar conhecimento do
esquema corporal.

Demonstrar curiosidade pelo
mundo social e natural.

Levantar hipóteses sobre
situações problemas.

Estabelecer relações entre o
modo de vida característico de
seu grupo social e de outros
grupos.

Estabelecer relações entre o
meio ambiente e as formas de
vida presentes.

Perceber mudanças ocorridas
nas paisagens ao longo do
tempo.

Pesquisar.

Dramatizar situações.

Reconhecer e escrever letras,
números e palavras.

Relatar experiências.

Estabelecer relação entre objeto
e sua função.

Nomear e reconhecer animais e
plantas.

Antecipar efeitos da sua ação.
autonomia. (Resolução de
conflitos, escolha de objetos,
vestir, comer e higiene
pessoal)

Demonstrar compreensão do
uso de novas palavras.

Demonstrar criatividade em
diversas situações.

Dramatizar situações.

Relatar experiências.

Respeitar regras de convívio
social.

Estabelecer relação entre uma
situação atual e uma anterior.

Reproduzir canções e
histórias.

Observar e questionar
situações.

Demonstrar noções de
compreensão de fenômenos
da natureza. (chuva, sol,
vento)

Estabelecer relação entre
palavra e sentido.

Demonstrar noções de
compreensão da fauna e flora.

Reconhecer situações
habituais de perigo.

Reconhecer a escrita do seu
nome.

Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e material de uso
comum.

Apresentar hábitos de higiene.

Demonstrar criatividade.

Apresentar concentração nas
atividades.

Observar e manusear os
diversos materiais impressos.
(Livros, revistas, gibis)

Reconhecer a leitura como
fonte de prazer e
entretenimento

Comunicar idéias e
sentimentos em diferentes
linguagens.

Recontar histórias
descrevendo cenários,
personagens e objetos.

Reproduzir oralmente jogos
verbais. (Parlendas, jogos
cantados, poesias, rimas,
trava-línguas, quadrinhas)

Interpretar histórias. (Oral,
gravuras, conversas,
explicações)

Narrar fatos em seqüência.
(Causal e temporal)

Respeitar regras de convívio
comum.

Demonstrar noções de
classificação, seriação, ordenação
e conservação de objetos.

Realizar contagem oral.

Utilizar diferentes unidades de
medidas. (Metro, peso, volume)

Fazer comparações. (Leve,
pesado, alto, baixo,mais, menos,
quente, frio)

Reconhecer e nomear formas
geométricas (Objetos, figuras,
formas, contornos,
faces,tridimensionalidades)

Apresentar noções de lateralidade
(Direita, esquerda, frente, atrás)

Demonstrar motricidade fina
(Rasgar, modelar, picar,amassar,
colar, dobrar, encaixar, empilhar)

Demonstrar motricidade ampla
(Virar cambalhota, arrastar,
correr, saltar, subir,descer, rolar,
engatinhar)

Desenhar (Dar formas)

Movimento.

Identificar e nomear partes do
corpo.

Demonstrar equilíbrio e ritmo nos
movimentos corporais.

Utilizar de forma adequada os
talheres.

Participar de momentos de
musicalização (Cantar, ouvir,
altura, timbre,)

Estabelecer relação entre tempoespaço.

Descobrir as possibilidades de
transformação e manipulação dos
materiais (Explorar formas, cores,
texturas)

Demonstrar curiosidade e
interesse por aquilo que o
envolve.

Reconhecer os diferentes tipos de
gêneros musicais.

Levantar hipóteses sobre
situações problemas

Reconhecer diferentes
características do contexto
musical geradas pelo silencio e
pelos sons: altura (graves e
agudos) duração (curtos e longos)
intensidade (fracos e fortes) e
timbre.

Fazer comparações. (leve,
pesado, alto, baixo, mais, menos,
quente, frio, diferente, igual)

Reconhecer situações habituais
de perigo.

Escrever seu nome e algumas
palavras com ou sem
intencionalidade.

Respeitar regras de convívio
social.

Expressar seus desejos,
necessidades e sentimentos
comunicando suas idéias,
opiniões e preferências.

Ouvir atentamente a fala do
outro.

Relatar suas vivencias nas
diversas situações de interação
presentes no cotidiano.

Narrar fatos, acontecimentos e
experiências vividas. (Temporal,
espacial e causal).

Recontar histórias conhecidas
com aproximação às
características da história
original.

Descrever personagens,
cenários e objetos com riquezas
de detalhes.

Elaborar questionamentos e
respostas para as diversas
situações vividas.

Argumentar explicando suas
idéias e pontos de vista.

Participar de situações de leitura
dos diferentes gêneros ainda
que não seja de forma
convencional.

Observar e manusear os
diversos materiais impressos.
(Livros, revistas, histórias em
quadrinhos)

Compreender a função social da
leitura e da escrita.

Inferir uma afirmação a partir do
texto lido (historias, informações,
avisos)

Reconhecer a leitura como fonte
de informação, prazer e
entretenimento.

Participar de situações que
envolvam o uso da escrita.

Reconhecer letras do alfabeto
dentre outros símbolos gráficos.

Localizar o próprio nome em
textos apresentados.

Produzir oral e coletivamente,
pequenos textos.

Explorar e utilizar procedimentos
necessários para desenhar,
pintar, modelar.

Respeitar e valorizar as
produções realizadas
social. (Utilizar as palavras:
desculpa, por favor, com
licença, obrigado)

Compartilhar brinquedos e
materiais.

Respeitar a individualidade do
outro.

Reconhecer e escrever seu
próprio nome.

Produzir textos orais.
(individuais e coletivos)

Escolher os livros para ler e
apreciar.

Participar de jogos e
brincadeiras.

Participar de atividades
propostas.

Executar tarefas.

Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e material de uso
comum.

Resolver situações problemas
com autonomia.

Demonstrar criatividade.

Apresentar concentração nas
atividades.

Levantar hipóteses sobre
situações problemas.
individualmente e em grupo.

Identificar a diversidade de
produções artísticas. (desenhos,
pinturas, esculturas,
construções)

Identificar elementos
constituintes da linguagem
visual. (ponto, linha, forma, cor,
volume, contrastes, luz,
texturas)

Realizar leitura de produções
artísticas.

Comunicar idéias e sentimentos
através de diferentes
linguagens.

Descobrir as possibilidades de
transformações e manipulações
dos materiais (formas, cores,
texturas)

Demonstrar criatividade em
diferentes situações.

Reconhecer os diferentes
gêneros e estilos musicais.

Interpretar músicas e canções
diversas.

Participar de brincadeiras e
jogos cantados e rítmicos.

Utilizar instrumentos musicais.

Reconhecer diferentes
características do contexto
musical geradas pelo silencio e
pelos sons: altura (graves e
agudos) duração (curtos e
longos) intensidade (fracos e
fortes) e timbre.

Reconhecer e utilizar variações
de velocidade e densidade na
organização e realização de
algumas produções musicais.

Classificar, seriar, ordenar e
conservar objetos.

Realizar contagem oral.

Reconhecer escritas numéricas.

Utilizar diferentes unidades de
medida. (metro, peso, volume)

Fazer comparações. (leve,
pesado, alto, baixo, mais,
menos, quente, frio, diferente,
igual)

Reconhecer e nomear formas
geométricas (objetos, figuras,
formas, contornos, faces,
tridimensionalidade)

Relacionar número / numeral.

Apresentar noções de
lateralidade. (direita, esquerda,
frente, atrás)

Interpretar gráficos.

Resolver problemas que
envolvam a aplicação de

operações matemáticas.

Valorizar atitudes de
manutenção e preservação dos
espaços e do meio ambiente.
(patrimônio cultural, da
natureza)

Demonstrar noções da função
social atribuída às
representações gráficas. (mapa)

Perceber a importância dos
cuidados básicos de pequenos
animais e vegetais por meio de
sua criação e cultivo.

Ter autonomia nos hábitos de
higiene.

Perceber os cuidados
necessários a preservação da
vida. (prevenção de acidentes e
a saúde)

Demonstrar atitudes de
compreensão.

Resolver situações problemas
com autonomia.

Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e materiais de uso
comum.

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