segunda-feira, 25 de agosto de 2014

9º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

9º ANO  EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANEJAMENTO DO I BIMESTRE
Eixo Temático:  GINÁSTICA
OBJETIVOS:
  • Desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal de movimento;
  • Conhecer os efeitos que as atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
  • Ampliar o conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
  • Compreender os aspectos relacionados à boa postura.

CONTEÚDOS:
  • Desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal de movimento;
  • Conhecimento dos efeitos que as atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
  • Ampliação do conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;                                                  
  • Compreensão dos aspectos relacionados à boa postura.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados; Trabalhos escritos;
  • Pesquisas individuais;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita; Avaliação das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO II BIMESTRE
Eixo Temático:  DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
  • Resgatar as origens, os saberes e práticas sobre danças teatrais;
  • Compreender e diferenciar do que (o corpo), onde (o espaço) e como (a fluência) se danças as danças teatrais( Balé, Sapateado, Jazz, entre outros);
  • Analisar as diferenças e semelhanças quanto às danças em estudo;
  • Ampliar o conhecimento sobre luta tratando historicamente o desenvolvimento das práticas mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
  • Compreender os fundamentos básicos da luta;
  • Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.


CONTEÚDOS:
  • Resgate das origens, os saberes e práticas sobre danças teatrais;
  • Compreensão e diferenciação do que (o corpo), onde (o espaço) e como (a fluência) se danças as danças teatrais( Balé, Sapateado, Jazz, entre outros);
  • Análise das diferenças e semelhanças quanto às danças em estudo;
  • Ampliação do conhecimento sobre luta tratando historicamente o desenvolvimento das práticas mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
  • Compreensão dos fundamentos básicos da luta;
  • Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas dialogadas ;Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
  • Realização de pesquisas sobre o tema
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo; Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas

PLANEJAMENTO DO III BIMESTRE
Eixo Temático:  JOGO
OBJETIVOS:
  • Vivenciar os jogos esportivos e de salão, enfatizando o trabalho sistemático técnico/tático/regras que possibilitem um trabalho coletivo, no qual os mais experientes possam ajudar aos menos experientes, respeitando os limites e as possibilidades individuais para o sucesso do coletivo;
  • Socializar os jogos esportivos e de salão durante as aulas, os quais ao serem subsidiados das linguagens corporal/escrita/oral, possam extrapolar para a comunidade escolar através de seminários, festivais, oficinas, etc.;
  • Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma
           atitude de rivalidade ante os demais;
  • Explicar a história do jogo esportivo e de salão; Realizar de festival de jogos esportivos e de salão;
  • Participar ( o aluno ) como árbitro nas competições escolares, considerando a experiência do mesmo em lidar com a maioria das regras do jogos esportivos.

CONTEÚDOS:
  • Vivência dos jogos esportivos e de salão, enfatizando o trabalho sistemático técnico/tático/regras que possibilitem um trabalho coletivo, no qual os mais experientes possam ajudar aos menos experientes, respeitando os limites e as possibilidades individuais para o sucesso do coletivo;
  • Socialização dos jogos esportivos e de salão durante as aulas, os quais ao serem subsidiados das linguagens corporal/escrita/oral, possam extrapolar para a comunidade escolar através de seminários, festivais, oficinas, etc.;
  • Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais;
  • Explicação da história do jogo esportivo e de salão; Realização de festival de jogos esportivos e de salão;
  • Participação do aluno como árbitro nas competições escolares, considerando a experiência do mesmo em lidar com a maioria das regras do jogos esportivos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados; Trabalhos escritos; Pesquisas individuais;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Seminários; Oficinas; Jogos Esportivos;
  • Avaliação individual escrita; Avaliação das atividades práticas.

PLANEJAMENTO DO IV BIMESTRE
Eixo Temático:  ESPORTE
OBJETIVOS:
  • Contextualizar os aspectos histórico-sociais do Esporte;
  • Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
  • Vivenciar o Basquete em diferentes espaços, compreendendo suas especificidades  e generalidades;
  • Compreender a finalidade dos esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
CONTEÚDOS:
  • Contextualização dos aspectos histórico-sociais do Esporte;
  • Reflexão sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
  • Vivência do Basquete em diferentes espaços, compreendendo suas especificidades  e generalidades;
  • Compreensão da finalidade dos esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
  • Utilização de material áudio visual;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo; Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.






 Planejamento do I Bimestre
Eixo Temático:  GINÁSTICA
OBJETIVOS:
  • Desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal de movimento;
  • Conhecer os efeitos que as atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
  • Ampliar o conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
  • Compreender e executar as formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e generalizações.
CONTEÚDOS:
  • Desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal de movimento;
  • Conhecimento dos efeitos que as atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
  • Ampliação do conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;                                                  
  • Compreensão e execução das formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e generalizações.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Trabalhos escritos;
  • Pesquisas individuais;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO II BIMESTRE
Eixo Temático:  DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
  • Resgatar as origens, os saberes e práticas sobre danças de massa;
  • Compreender a historicidade, as semelhanças e diferenças entre as danças populares, danças teatrais/eruditas e de massa;
  • Analisar as diferenças e semelhanças quanto às danças de massa brasileira – Axé, Funk, Suingueira, entre outras danças e Dança de Rua;
  • Expressar através das danças de massa a vivência de temas sociais;
  • Contextualizar historicamente as lutas através de filmes, textos e documentários;
  • Conhecer as características das luxações e das distensões musculares mais comuns durante a prática das lutas e dos procedimentos emergenciais;
  • Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
  • Resgate das origens, os saberes e práticas sobre danças de massa;
  • Compreensão da historicidade, das semelhanças e diferenças entre as danças populares, danças teatrais/eruditas e de massa;
  • Análise das diferenças e semelhanças quanto às danças de massa brasileira – Axé, Funk, Suingueira, entre outras danças e Dança de Rua;
  • Expressão da vivência de temas sociais através das danças de massa;
  • Contextualização histórica das lutas através de filmes, textos e documentários;
  • Conhecimento das características das luxações e das distensões musculares mais comuns durante a prática das lutas e dos procedimentos emergenciais;
  • Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas dialogadas
  • Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
  • Realização de pesquisas sobre o tema
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do III Bimestre
Eixo Temático:   JOGO
OBJETIVOS:
  • Contextualizar a história e a socialização dos jogos de salão;
  • Compreender os conceitos, a caracterização e as regras dos jogos de salão, estabelecendo relações entre o conhecimento oriundo da comunidade próxima a escola com o conhecimento sistematizado na escola;
  • Compreender os sistemas de jogo, inerente aos jogos esportivos e de salão, através dos recursos áudio visuais;
  • Vivenciar os diferentes jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam.

CONTEÚDOS:
  • Contextualização da história e a socialização dos jogos de salão;
  • Compreensão dos conceitos, a caracterização e as regras dos jogos de salão, estabelecendo relações entre o conhecimento oriundo da comunidade próxima a escola com o conhecimento sistematizado na escola;
  • Compreensão dos sistemas de jogo, inerente aos jogos esportivos e de salão, através dos recursos áudio visuais;
  • Vivência dos diferentes jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Trabalhos escritos; Pesquisas individuais;
  • Utilização áudio visual;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas;
Planejamento do IV Bimestre
Eixo Temático:   ESPORTE
OBJETIVOS:
  • Contextualizar os aspectos histórico-sociais do Esporte;
  • Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
  • Vivenciar o Queimado e /ou Handebol em diferentes espaços, compreendendo suas  especificidades  e generalidades;
  • Compreender a finalidade dos esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
CONTEÚDOS:
  • Contextualização dos aspectos histórico-sociais do Esporte;
  • Reflexão sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
  • Vivência do Queimado e /ou Handebol em diferentes espaços, compreendendo suas  especificidades  e generalidades;
  • Compreensão da finalidade dos esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
  • Utilização de material áudio visual;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.
Fonte : Márcia Oliveira


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