segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Planejamento de Educação Física

6º Ano
PLANEJAMENTO DO I BIMESTRE
Eixo Temático:  GINÁSTICA
OBJETIVOS:
  • Compreender as relações entre as capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
  • Organizar o conhecimento sobre Ginástica Acrobática, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, confrontando semelhanças e diferenças nas manifestações, conceituando-as e relacionando-as ao Lazer, à Educação, à Saúde, ao Trabalho;
  • Identificar as formas técnicas das Ginásticas Acrobática, Artística e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas e compreendendo suas origens;
  • Identificar o cálculo de aferição da frequência cardíaca em repouso e na exercitação, relacionando-a aos diferentes ritmos aeróbicos trabalhados;
  • Refletir sobre a alimentação saudável e sua relação com a educação física.
CONTEÚDOS:
  • Compreensão das relações entre as capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
  • Organização do conhecimento sobre Ginástica Acrobática, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, confrontando semelhanças e diferenças nas manifestações, conceituando-as e relacionando-as ao Lazer, à Educação, à Saúde, ao Trabalho;
  • Identificação das formas técnicas das Ginásticas Acrobática, Artística e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas e compreendendo suas origens;
  • Identificação do cálculo de aferição da frequência cardíaca em repouso e na exercitação, relacionando-a aos diferentes ritmos aeróbicos trabalhados;
  • Reflexão sobre a alimentação saudável e sua relação com a educação física.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas dialogadas
  • Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
  • Realização de pesquisas sobre o tema
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.
PLANEJAMENTO DO II BIMESTRE
Eixo Temático:  DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
  • Resgatar as origens, os saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ;
  • Analisar as semelhanças e diferenças entre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, quanto à coreografia, personagens, vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região;
  • Elaborar sequências coreográficas, em grupo, a partir das danças estudadas, para apreciação da comunidade escolar;
  • Identificação da luta como uma das possibilidades e prática regular, relacionada à vida saudável, ao tempo livre, ao trabalho dos profissionais que atuam no âmbito do Esporte, da Educação;
  • Generalizar os fundamentos da luta nas diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
  • Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.

CONTEÚDOS:
  • Compreensão dos aspectos histórico-sociais das danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste;
  • Análise das semelhanças e diferenças entre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, quanto à coreografia, personagens, vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região;
  • Identificação da luta como uma das possibilidades e prática regular, relacionada à vida saudável, ao tempo livre, ao trabalho dos profissionais que atuam no âmbito do Esporte, da Educação;
  • Generalização dos fundamentos da luta nas diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas dialogadas
  • Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
  • Realização de pesquisas sobre o tema
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.

PLANEJAMENTO DO III BIMESTRE
Eixo Temático: JOGO
OBJETIVOS:
  • Iniciar a prática dos jogos esportivos, procurando criar e recriar regras que oportunizem a participação de todos;
  • Desenvolver e predispor as funções psicomotoras para utilização em pequenos jogos;
  • Favorecer a socialização, através de atividades físico recreativas;
  • Promover relações de respeito e cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas;
  • Interpretar as diversas técnicas e táticas para os jogos esportivos e de salão, vivenciando-as diante das possibilidades individuais e coletivas, como também refletindo essas vivências sobre o sentido/significado para estabelecer analogias e generalizações;
  • Realizar pesquisas escolares sobre jogos esportivos.

CONTEÚDOS
  • Iniciação na prática dos jogos esportivos, procurando criar e recriar regras que oportunizem a participação de todos;
  • Desenvolvimento e predisposição das funções psicomotoras para utilização em pequenos jogos;
  • Favorecimento da socialização, através de atividades físico recreativas;
  • Promoção das relações de respeito e cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas;
  • Interpretação das diversas técnicas e táticas para os jogos esportivos e de salão, vivenciando-as diante das possibilidades individuais e coletivas, como também refletindo essas vivências sobre o sentido/significado para estabelecer analogias e generalizações;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados; Realização de pesquisas escolares sobre jogos;
  • Utilização de material áudio visual;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.

PLANEJAMENTO DO IV BIMESTRE
Eixo Temático:  ESPORTE
OBJETIVOS:
  • Organizar o conhecimento sobre o Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho;
  • Participar de atividades esportivas, dentro do contexto escolar, de forma recreativa e competitiva;
  • Desenvolver a capacidade de adaptar espaços e materiais para realizar esportes simultâneos, envolvendo diferentes objetivos de aprendizagem;
  • Identificar as características das diversas modalidades dos esportes individuais, possibilitando a formação de suas representações e respeitando as possibilidades e os limites pessoais e coletivos;
  • Promover relação de respeito e cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas;
CONTEÚDOS:
  • Organização do conhecimento sobre o Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho;
  • Participar de atividades esportivas, dentro do contexto escolar, de forma recreativa e competitiva;
  • Desenvolvimento da capacidade de adaptar espaços e materiais para realizar esportes simultâneos, envolvendo diferentes objetivos de aprendizagem;
  • Identificação das características das diversas modalidades dos esportes individuais, possibilitando a formação de suas representações e respeitando as possibilidades e os limites pessoais e coletivos;
  • Promoção da relação de respeito e cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Trabalhos escritos;
  • Pesquisas individuais;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:

  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades prática.



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