Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Estabelecer relações entre partes de um texto

 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. (9º ano)


Eu tenho um sonho


Eu tenho um sonho

lutar pelos direitos dos homens

Eu tenho um sonho

tornar nosso mundo verde e limpinho

Eu tenho um sonho

de boa educação para as crianças

Eu tenho um sonho

de voar livre como um passarinho

Eu tenho um sonho

ter amigos de todas raças

Eu tenho um sonho

que o mundo viva em paz

e em parte alguma haja guerra

Eu tenho um sonho

Acabar com a pobreza na Terra

Eu tenho um sonho

Eu tenho um monte de sonhos...

Quero que todos se realizem

Mas como?

Marchemos de mãos dadas

e ombro a ombro

Para que os sonhos de todos

se realizem!


SHRESTHA, Urjana. Eu tenho um sonho. In: Jovens do mundo inteiro.

Todos temos direitos: um livro de direitos humanos. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2000. p.10.


No verso “Quero que todos se realizem” (v. 19) o termo sublinhado refere-se a


(A) amigos.
(B) direitos.
(C) homens.
(D) sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário