Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PRODUÇÃO INTERATIVA NO 6° ANO

PRODUÇÃO INTERATIVA NO 6° ANO

A tentativa de trabalho com texto é formar leitor crítico que saiba argumentar.

Aula 1: Leia os dois textos abaixo com muita atenção, depois responda com registros no caderno:

TEXTO I

                                             DESMATAMENTO



          As florestas são o habitat mais rico e diversificado do planeta. Entretanto, são elas as maiores vítimas do "progresso" - se assim podemos chamar - do homem. As florestas tropicais do mundo estão sendo dizimadas a uma velocidade impressionante. Todo ano, 4 a 5 milhões de hectares são completamente destruídos. Isso significa que, a cada minuto, 12 a 20 hectares desaparecem do mundo diariamente. Além disso, uma espécie animal extinta a cada meia hora. Isso acontece por causa das necessidades do homem em obter matéria-prima, pensando apenas no benefício imediato que isso lhes trará. Algumas das madeiras de lei fornecidas pelas árvores das florestas têm um valor comercial alto. Com a tecnologia moderna, nunca foi tão fácil cortar as árvores das florestas. Máquinas pesadas, como tratores e guindastes, são capazes de devastar grandes porções de floresta com muito mais eficiência do que com os antigos machados. Mas há outras razões por detrás do desmatamento, além da extração de madeira. Os países em desenvolvimento precisam cada vez mais estradas, represas, diques, canais, rede elétrica, tubulações para saneamento. 
        Hoje, em poucos meses, pode-se converter uma grande extensão de floresta em enormes plantações ou fazendas de gado. O desmatamento é também uma forma de se obter espaço, “limpar a terra”, para depois utilizar a mesma para outro fim.

                                                           (Texto retirado do site http://www.geocities.com/naturacia/desmatamento.html)

TEXTO II


A FLORESTA ZANGADA


Todos os animais estavam muito zangados!!
Os homens não paravam de destruir a floresta: cortavam árvores, deitavam lixo no chão, provocavam incêndios, poluíam os lagos e rios... Isto tinha de acabar!!
Nessa tarde, os pássaros foram avisar todos os habitantes da floresta para comparecerem numa reunião a ter lugar nessa noite, junto ao lago.
As árvores foram as primeiras a aparecer, desajeitadas e com grandes passos ruidosos. Afinal só andavam muito de vez em quando.
Quando todos estavam já reunidos, o Lobo, que era o presidente, começou o seu discurso:
- Amigos, isto está impossível!! Eu sugeria que pedíssemos ajuda às crianças e todos juntos arranjássemos uma solução!!
- Apoiado!! – gritaram uns.
- Boa idéia!! – exclamaram outros.
Decidiu-se então que na manhã seguinte, seriam mais uma vez as aves a dar as notícias a todos os miúdos da aldeia.
Quando o Pedro acordou, viu um pássaro que lhe disse:
- Tens que nos ajudar a salvar a Floresta.
O menino não sabia porquê. A ave explicou-lhe que os homens andavam a destruir a Floresta.
O Pedro disse que tinham que avisar os outros meninos. Tinham que ir às casas deles.
À tarde, todos se reuniram junto ao lago.
O Lobo foi o primeiro a falar:
- Estamos muito tristes. A nossa casa está quase destruída!! Que havemos de fazer?
O Pedro teve uma idéia:
- Vamos destruir as casas dos homens para ver se eles gostam.
Todos os habitantes da floresta concordaram.
No dia seguinte, eles foram ao ataque. Claro que os homens não gostaram nada.
Quando viram as suas casas destruídas, perceberam que não deviam estragar a floresta. Pararam de cortar as árvores, de sujar o chão e os rios e de destruir as casas dos animais.
A partir desse dia, os homens, os animais e as árvores ficaram muito contentes.
 


(3º ano - Escola EB1 nº 7 de Castelo Branco)

Atividades em sala:
1) Como podemos classificar o texto I? Por quê?
2) E o texto II? Por quê?
3) Na sua opinião, eles têm alguma coisa em comum? Justifique sua resposta.
4) O texto I contém quantos parágrafos? Quantos personagens?
5) No texto II temos quantos personagens e e quantos parágrafos?
6) Qual o tema principal do texto I?
7) E o do texto II?
8) Transforme o texto II (literário) em texto informativo.
9) Na região onde você mora, há problemas com o meio ambiente? Justifique.

Atividades para casa:
10) Procure em jornais ou revistas algum texto e imagens cujo tema seja MEIO AMBIENTE.

(http://simonemalta.blogspot.com.br/2008/03/meu-objetivo-principal-neste.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário