segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

arte 8º ano



Plano de trabalho anual – arte
8º ano
Eixo temático: POSICIONAMENTOS
1º bimestre
Expectativa de aprendizagem:
Espera-se que o estudante possa:

·      Elaborar registros pessoais para sistematização e assimilação das experiências estéticas vivenciadas em seu cotidiano.
·      Vincular as diversas produções artísticas situando-as em diferentes espaços e contextos. 
·      Pesquisar as contribuições sociais e culturais disponíveis na localidade.

Conteúdo:

·         Linear e Pictórico
·         Abstrato e figurativo
·         Narrativas pessoais

2º bimestre
Expectativa de aprendizagem:
·         Reconhecer e analisar formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas.
·         Compreender e usar sistemas simbólicos como meio de organização cognitiva da realidade, pela constituição de significado, expressão, comunicação e informação.
·         Identificar elementos da natureza e histórico- culturais que possam ser comparados e contextualizados, integrando-os criticamente às práticas artísticas e estéticas.

Conteúdo:

·         Arte e contexto social
·         Estética do cotidiano
·         Cultura local

3º bimestre
Expectativa de aprendizagem:
·         Reconhecer e valorizar os sistemas de documentação, preservação e divulgação de bens culturais.
·         Mobilizar ações de respeito ao patrimônio cultural, como manifestações sensíveis, cognitivas e integradoras da identidade e dos processos culturais.

Conteúdo:

·         Bidimensional
·         Tridimensional
·         Arte e Patrimônio
·         Identidade e Cultura

4º bimestre
Expectativa de aprendizagem:
·         Criar na prática de oficina um objeto que seja fruto de um processo, onde se entrelaça a emoção, o conhecimento técnico e a produção pessoal.
·         Analisar, refletir, compreender e produzir intervenções no contexto da escola e da comunidade.
·         Construir metáforas visuais que integrem a produção individual à produção coletiva, analisando a arte como elemento construído a partir da tradição cultural.

Conteúdo:

·         Linear e pictórico
·         Abstrato figurativo
·         Bidimensional
·         Tridimensional

Estratégias de Ensino (PARA TODOS OS BIMESTRES):
·         Atividades exploratórias com Desenho em suportes de diversos materiais e tamanhos (papel, cartão, cartolina, papelão, madeira, tecido, folhas ou fibras naturais), materiais gráficos (lápis, caneta, giz, carvão etc.) e não gráficos (linhas, arames e barbantes).

·         Atividades exploratórias com Pintura com diferentes instrumentos sejam convencionais (pincéis redondos e chatos) ou confeccionados na própria escola (tecido, espuma, pequenos galhos secos e cascas de árvore) em diversos suportes convencionais ou outros não convencionais (sobras industriais diversas e objetos domésticos quebrados).

·         Atividades exploratórias com Colagem com cola branca, goma arábica, cola e farinha, cola bastão, materiais como papel, papelão, tecido, serragem, areia, vegetais e materiais de reaproveitamento (sucata).

·         Atividades exploratórias com Modelagem com argila, barro natural ou massa plástica, apenas com as mãos ou com auxílio de ferramentas (palitos).

·         Construção com sucata caseira (embalagens de plástico, papel e papelão), de sobras industriais (madeira, papelão ou metal) ou materiais naturais (sementes, fibras, vegetais), usando diferentes materiais ligantes.

·         Rodas de conversa em que o aluno possa manifestar-se verbalmente com clareza e seja estimulado a relacionar seu trabalho com o de colegas e de artistas de sua e de outras reges, sem discriminação estica ou étnica.

·         Situações de elaboração de cartazes ou painéis explicativos com o registro dos elementos da linguagem visual e alguns procedimentos e técnicas utilizadas nos trabalhos apreciados.

·       Realização de atividades que envolvam produção individual e coletiva na linguagem da gravura, em que o aluno possa manifestar seus temas e assuntos de interesse, através da experimentação e pesquisa em artes visuais.

·       Situações de produção individual e coletiva, a partir de propostas de trabalho que tragam desafios de exploração da linguagem visual da impressão e da gravura (ponto, linha, plano, volume, forma, textura e cor).

·       Situações de criação individual e coletiva nas linguagens escolhidas, a partir de discussões que surjam da apreciação de produtos culturais pertinentes à temática trabalhada, sempre evitando a cópia e a releitura”, permitindo a incorporação de novas formas de expressão.

·         Elaboração de monotipias sobre suporte de diversos tamanhos para exploração das tintas, possibilitando a descoberta de novas cores, tanto adicionando tinta como retirando ou raspando a tinta da matriz;

·         Elaboração de monotipias coletivas de grandes painéis usando como matriz as mesas de trabalho ou outros suportes, com tema previamente elaborado pelos alunos, a partir de conversa e leitura de reproduções de obras de arte;

·         Produção de gravura em matriz de papelão ondulado;

·         Produção de gravura em matriz de isopor;

·         Produção de gravura a partir de relevo de diversos materiais colados sobre suportes diversos, como madeira, papelão etc. (por exemplo, cortiça, esponja, bucha, lã, barbante, botões, tecidos, folhas, galhos, palitos de dente etc.);

·         Experimentação de impressões com tintas a base de óleo e de água (por exemplo, aquarela, guache, têmpera de ovo, tinta a óleo, tinta tipográfica);

·         Experimentação do uso de médiuns para a monotipia, colocadas sobre a superfície antes das tintas a base dágua (por exemplo, gel de cabelo, goma feita com farinha de arroz etc.);

·         Realização de atividade com uso de carimbeiras para desenhar com suas impressões digitais;

·Frotagem: busca de texturas com papel e giz de cera.

·Realização de fotografias ao ar livre e em ambientes urbanos ou rurais/naturais e fotografias de estúdio.

Avaliação (PARA TODOS OS BIMESTRES):

·        Observação, registro e análise de como a criança faz uso dos materiais, se os utiliza sem transformá-los, ou se os torna adequados às suas ideias, recortando, misturando, antes de usá-los;

·      Observação, registro e análise de como o aluno percebe e utiliza a sequência de procedimentos de desenho, pintura, modelagem, colagem, construção, gravura e fotografia;

·        Observação, registro e análise de como o aluno fala sobre as características físicas dos materiais (textura, dureza, forma, cor, material de que é feito);

·        Observação, registro e análise de como o aluno elabora critérios de classificação dos materiais;

·        Observação, registro e análise de como o aluno se percebe e registra a variedade de tipos de instrumentos de trabalho;

·        Observação, registro e análise de como o aluno nomeia as características físicas dos materiais e de como contribui com ideias para a sua utilização.

·        Atividades realizadas conforme o conteúdo trabalhado.

·        Provas escritas com questões subjetivas e objetivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário