sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

COMO AVANÇAR NO IDEB DE CORTÊS ?


COMO AVANÇAR NO IDEB DE CORTÊS ?

Nossas Escolas enfrentam grandes desafios. Os últimos anos os índices de alunos que chegam ao terceiro ano sem estar alfabetizados completamente tem crescido muito, temos nas escolas alunos que chegam ao terceiro ano que não sabem ler, temos ainda aqueles que sabem ler e pouco escrevem, entre outras dificuldades como a produção, interpretação e raciocínio lógico. Tais dificuldades é um fator que preocupa a secretaria, no qual reflete futuramente no IDEB. 

Sabemos que se não trabalharmos para superar estas dificuldades não conseguiremos alcançar as metas projetadas para o IDEB e consequentemente um ensino de qualidade, de acordo com o sistema de ensino . Pensando nestes problemas a Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação propõe desenvolver atividades que venha promover o raciocínio lógico e ações voltadas para o aprendizado do aluno, como o acompanhamento mensal através de fichas de leitura, produção textual, desenvolvendo e aplicando simulados , interpretação de textos e encaminhamento para reforço com o apoio do Programa Mais Educação .
                                                            
 OBJETIVOS  ESPECÍFICOS

Refletir sobre a importância do planejamento de ações que garantam o desenvolvimento das capacidades pertinentes à avaliação da Prova Brasil.
Trabalhar os descritores do SAEPE e Prova Brasil por  meio de oficinas.
Realizar formação continuada mensalmente para trabalhar os Descritores de Língua Portuguesa e Matemática
Inserir no Plano de curso os eixos temáticos das Matrizes de Habilidades do SAEPE e Prova Brasil
Realizar simulados na rede de acordo com os Descritores do SAEPE,SAEB e Prova Brasil
Promover aulões com alunos de 5º e 9º  ano tendo como base os descritores das avalições externas
Promover atividades (eventos, palestras) de cunho educativo, social e cultural para os pais.
Realizar plantões pedagógicos para atender aos pais de forma individualizada
Estabelecer parceria com os responsáveis a fim de obter melhores resultados com relação ao comportamento e ao rendimento escolar.
Fazer análise dos registros avaliativos / Discutir os resultados das avaliações; / Definir uma forma ou um instrumento de avaliação.
Pautar os momentos de planejamento nos resultados da avaliação;
Realizar estudos relacionados a práticas avaliativas; principalmente na elaboração das avaliações.
Acompanhar com o professor o planejamento anual;
Utilizar as aulas atividades para buscar soluções para os problemas identificados em sala de aula
Definir e aplicar as habilidades para o período de sondagem no início do ano letivo;
Orientar o professor na elaboração do planejamento diário;
Sensibilizar os pais quanto ao seu compromisso na aprendizagem de seu filho;
Realizar encontros de formação continuada para a troca de experiências;
Acompanhar o desenvolvimento da formação continuada na sala de aula;
Acompanhar as turmas com visitas
Estudo e adequação do PPP de acordo com as mudanças as leis educacionais;

                                                             
 Valdinere Alves dos  Santos                                                            

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