sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O Macaco e o Coelho

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


O Macaco e o Coelho

      Um macaco e um coelho fizeram à combinação de um matar as borboletas e outro matar as cobras. Logo depois o coelho dormiu. O macaco veio e puxou-lhe as orelhas.
      - O que é isso? Gritou o coelho, acordando dum pulo.
      O macaco deu uma risada.
      ­­- Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas...
      O coelho ‘danou’ com a brincadeira e disse lá consigo mesmo: “Espere que você vai me pagar”.
      Logo depois o macaco sentou-se numa pedra para comer uma banana. O coelho veio por trás com um pau, e lept - pregou-lhe uma paulada no rabo. O macaco deu um berro, pulando para cima duma árvore. A gemer e chorar.
       - Desculpe, amigo - disse lá debaixo o coelho. - Vi aquele rabo torcidinho em cima da pedra e pensei que fosse cobra. O coelho saiu dando risada mas também passou a sentir medo da vingança do macaco
      Foi desde aí que o coelho, de medo do macaco vingar-se, passou a morar em buracos.

Fábula-  de Monteiro Lobato.



1) O trato que o macaco e o coelho fizeram foi que:
   (   ) os dois matariam as borboletas e as cobras.
   (   ) um mataria as borboletas e o outro mataria as cobras.
   (   ) o macaco mataria as cobras, com a ajuda do coelho.
   (   ) o coelho mataria as borboletas quando o macaco mandasse.

2) O coelho, com medo da vingança do macaco , passou então a morar:
(   ) com outros animais.
(   ) em tocas.
(   ) na copa das árvores.
(   ) com a cobra e a borboleta.

3) No  texto, a frase __ Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas... é dita :
(   ) pelos dois personagens                                        
(   )  pelo coelho.
(   ) pelo narrador.                                                      
(   )
 pelo macaco.
  
4) A alternativa que apresenta uma pergunta é :
  (   ) -  Desculpe, amigo - disse lá debaixo o coelho.
  (   ) -  Espere que te curo.
  (   ) -  O que é isso? Gritou o coelho. 
  (   )  - Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas...
5) Podemos afirmar que a história O macaco e o coelho:
   (   ) aconteceu no passado e em uma floresta.
   (   ) aconteceu no presente e em uma cidade.
   (   ) aconteceu no presente e em um buraco.
6)  Em ‘O coelho danou com a brincadeira...’, a palavra grifada pode ser substituída por:
(   ) ficou zangado.                                          
(   ) ficou entusiasmado
(   ) ficou muito alegre.                                    
(   ) ficou orgulhoso.
7)      - Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas..., a fala da personagem é indicada:
(   ) pela letra maiúscula na primeira palavra.                             
(   ) pelo travessão.
(   ) pelo ponto de exclamação.
(   ) pelo sinal de reticências.
8) No texto, o narrador:
(    ) dá informações sobre macacos e coelhos.
(    )  participa como personagem da história.
(    ) conta uma história.                               
(    )  dá uma opinião sobre comportamento dos animais.
9) Na história o coelho dormiu:
(   ) antes do que foi combinado.                      
(   ) no dia seguinte do que foi combinado.
(   ) depois do que foi combinado.                     
(   ) enquanto acontecia a combinação.
 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


Eu

01)      Leia o texto e responda as questões:

         Eu não era nem novo nem velho. Tinha a capa colorida, um pouco amassada e uma das páginas rasgada na parte de baixo, naquele lugar que chamam de pé-de-página.
Vivia jogado no canto de um quarto junto de velhos brinquedos. Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar. O que eu mais queria era que ele me desse atenção, me segurasse, passasse minhas páginas, lesse o que tenho para contar.
Mas que nada! Brincava naquele quarto e nem me olhava. Ficava horas e horas com os toquinhos de madeira, carrinhos, quebra-cabeças e outros brinquedos.
Eu me sentia um grande inútil. Um dia não agüentei mais: chorei tanto, mas tanto, que minhas lágrimas molharam todas as minhas páginas e o chão. Parecia que eu tinha feito xixi no quarto. Levei um tempão prá secar.
No dia seguinte, quando os raios de  sol entraram pela janela, me senti  melhor, e minhas páginas secaram todas.
Um dia o menino entrou no quarto  com um  lápis e uma folha de papel.  Assentou-se bem pertinho de mim e   encheu os dois lados da  folha com  desenhos e rabiscos.
Em seguida, me segurou, me folheou,   viu algumas de minhas ilustrações e me abriu  no meio com aquela  cara de quem queria rabiscar.
Eu acabava de ser descoberto! Preso entre as  suas mãos o meu coração disparou de alegria: tum, tum, tum, tum... Era muita emoção para um livro só!
                                                                    Autor desconhecido

02)      Complete:

a- Título do texto: _________________ Números de  Parágrafos.______
b- Gênero:  (    ) Conto     (   ) Fábula      (   ) Poesia
c- Função:

03- Responda com frases completas:
a- Quem conta a história do texto?
b- Onde vivia o livro do texto que você leu?
c- Qual era o maior desejo do livro?
d- Por que ele ficou com as páginas molhadas?

03)      Coloque V(verdadeiro) e F(falso) conforme o texto:
(     ) Todos os dias o menino lia o livro.
(     ) O livro se sentia útil, por isso era feliz.
(     ) O livro molhou e demorou para secar.
(     ) Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar.
(     ) O livro nunca foi descoberto pelo mundo.

05)Numere as frases pela ordem dos acontecimentos.
(     ) Assentou-se pertinho do livro
(     ) Segurou e folheou o livro.
(     ) Abriu o livro  no meio com cara de quem ia rabiscá-lo.
(     ) O menino entrou no quarto.
(     ) Encheu os dois lados da folha com desenhos e rabiscos.
(     ) Viu alguma das ilustrações do livro.

06)Leia :

            Eu me sentia um grande inútil até que o menino me folheou e olhou minhas       ilustrações.
            Meu coração disparou. Era muita emoção para um livro só.

Agora escreva as palavras grifadas, nos traços abaixo, de acordo com o significado de cada uma.
a)      _______________________bateu apressado.
b)      _______________________sentimento de alegria ou tristeza.
c)      _______________________virou as folhas do livro.
d)      _______________________gravuras ou fotos de um texto.
e)      _______________________que não serve para nada.


07)      Coloque as palavras abaixo na ordem em que aparecem no dicionário:

COLORIDA – PÁGINAS   - PEDRA  - BRINCAR – SOL -CADERNO – SAPATO – BATATA – PAPEL



1-________         2-___________    3-_____________           
4-_________       5-_________        6-_________
7-___________   8-________          9-_______

08)  Separe as sílabas e classifique-as com conforme o número de sílabas:
a- amassada:________________________               
 b- quarto:___________________________     
c- disparou:_________________________                
d- alegria:___________________________    
e- colorida:__________________________            
f- mãos:_____________________________       

09) Qual a importância do livro na sua vida?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS


O tataravô do futebol


            Foram os chineses que inventaram o futebol há cerca de 4.500 anos. Se bem que o que eles jogavam naquele tempo era uma espécie de tataravô do futebol moderno. Nem era considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados. Os chineses antigos deram ao seu jogo o nome de Kerami. Cada time tinha oito jogadores e as balizas eram feitas com varas de bambu fincadas no chão. O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.
            O futebol continuou por muito tempo como treinamento para soldados. Foi assim na Grécia Antiga e também em Roma. Os jogadores gregos chutavam a bola feita com uma bexiga de boi cheia de areia. Coitados, seus pés deviam ficar doendo muito depois das partidas. Como eram soldados, não deviam ligar muito para isso.
            Foi apenas no século XVII que os ingleses conseguiram tirar o futebol dos militares, transformando-o em esporte. O campo media então 120 metros de largura por 180 de comprimento. Em cada uma de suas extremidades existiam dois postes de madeira chamados goal (a palavra gol vem do inglês goal). A bola já era de couro cheia de ar. Mas era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
            Com o tempo, passou a ser praticado pelos alunos dos colégios internos. E era a maior confusão; cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava  para marcar partidas entre eles. O jeito era organizar a coisa. Na cidade de Cambridge, os alunos de várias escolas fizeram uma reunião para estabelecer um código único de regras que servisse para todos. Nascia assim o futebol moderno.

Folha de São Paulo – Folhinha

Marque (X) na resposta correta:                                                             

a) Quando e onde surgiu o futebol?
(   ) Em Roma no ano de 4.500.
(   ) Na China há cerca de 4.500.
(   ) No século XVII, na Inglaterra.
(   ) Em Kerami há cerca de 4.500 anos.

b) Qual era o nome que o jogo recebia e qual sua finalidade?
(   ) Kerami. Era apenas um treinamento para soldados.
(   ) Kerami. Era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
(   ) Kerami. Os chineses que inventaram o futebol
(   ) Nenhuma das alternativas anteriores.
c) Onde e quando ele se tornou um esporte?

d) Quais as inovações que os ingleses acrescentaram ao esporte?

e) Qual o objetivo da criação das regras?
(   ) Para ser considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados.
(   ) Por ser um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
(  ) Cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava para marcar          partidas entre eles.
(  ) O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.

f) Numere as frases na ordem em que aparecem no texto:

(   ) A bola era feita com uma bexiga de boi cheia de areia.
(   ) Os alunos fizeram uma reunião para estabelecer um código único.
(   ) O futebol surgiu como um treinamento de soldados.
(   ) Os chineses podem ser considerados os tataravós do futebol.

g) Observe a tirinha abaixo:



No jogo de futebol, os amigos do Cebolinha correm atrás dele por que:
(   ) eles querem pegar a bola que espetou no cabelo do Cebolinha.
(   ) eles querem brincar de pega-pega.
(   ) eles querem brincar de maratona.
(   ) eles querem brincar com o Cebolinha.

Sublinhe o sujeito das frases:

a) Uma fêmea caiu dos galhos de uma árvore e morreu na hora.

b) O jogador está machucado.

c) O macaco comeu todas as bananas.

d) A professora ensinou sujeito e predicado.

e) A Terra gira em torno do Sol.

f) Os lavradores preparam a terra.

Complete as frases com um sujeito adequado:

a) _____________ caiu do coqueiro.

b) ________________latiu a noite inteira!

c) ________________é uma mãe dedicada.

d) __________________foram ao circo.

e) _________________sabe toda a matéria da prova.

Sublinhe o predicado das frases:

a) As crianças estão abandonadas.

b) O cachorro é amigo do homem.

c) Meus primos estão morando longe da cidade.

d) O sol estava muito forte.

e) Raul gosta muito de sorvete.

f) Rafaela, Manuela e Roberta estão esperando a enfermeira.

Separe o sujeito do predicado:

a) Marcos é um aluno muito educado.
Sujeito __________________________
Predicado _____________________

b) O rei mandou pintar o palácio.
Sujeito _________________________
Predicado _________________________

c) Eduardo comemorou o aniversário na casa da praia.
Sujeito _________________________
Predicado _____________________

d) Nós almoçamos no restaurante.
Sujeito __________________________
Predicado _______________________

e) Meu cachorro está doente.
Sujeito _____________________________
Predicado __________________________

f) O jogo está empatado.
Sujeito _____________________
Predicado _____________________

Complete as frases com um predicado:

a) O goleiro __________________.

b) O computador _____________________.

c) A pobre menina _______________________.

d) A estrada ___________________________.

e) Meu colega __________________________.

f) O animal __________________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário