sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Os Desafios do coordenador pedagógico

Os Desafios do coordenador pedagógico

Dar continuidade aos trabalhos já iniciados na Unidade Escolar e elaborar novos projetos durante o ano letivo
Executar o trabalho de coordenação sempre em conexão com a direção da escola;
Participar da elaboração do PROJETO, POLÍTICO, PEDAGÓGICO da escola, responsabilizar-se   pela divulgação e execução do mesmo de forma participativa e cooperativa;
Promover um trabalho conjunto entre os educadores da escola, trocas de diferentes experiências e respeito à diversidade dos pontos de vista;
Participar efetivamente das reuniões oferecidas pela  SEMED e repassar aos professores tudo o que for necessário em e em tempo hábil;
Organizar antecipadamente as reuniões de , que constituirá em prática eficiente; será um momento onde haverá grupos de estudos de temas que representem as necessidades ou dificuldades que o grupo apresentar. contemplarão também momentos de planejamento das atividades de sala de aula e confecção de materiais, levando em consideração os objetivos propostos no planejamento. Neste momento, é fundamental a troca de experiências através de relatos onde destacarão os pontos positivos e dificuldades de suas práticas;

Fazer com que todo trabalho repassado aos professores seja sempre direcionado para um modo coletivo nunca individualizado;  Proporcionar troca de materiais e atividades entre os professores
Manter contato constante com as classes e alunos em dificuldade, transmitindo-lhes orientações para melhor estudarem determinadas disciplinas;
Cooperar na composição de turmas e horários, com critérios que favoreçam o ensino e a aprendizagem;
Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
Avaliar as práticas já planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;

Estabelecer metas a serem atingidas no decorrer dos bimestres ou semestres;

Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações;
Procurar, da melhor maneira possível, participar e ajudar no planejamento e execução de festividades que vierem a acontecer na escola;

Procurar poder dar atendimento individual conforme necessidade, onde possamos conversar as questões pertinentes ao desempenho escolar do aluno. Não é o papel do coordenador não seja um “vigiado” do trabalho do professor, mas sim, auxiliar, companheiro e oferecer subsídios para sua prática docente. Para tanto, se faz necessárias visitas às salas de aulas para verificar as necessidades de cada educador;


Valdinere Alves dos Santos

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