Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tema: Cuidando do Nosso Planeta

Projeto:Meio Ambiente - 3º ano

Escola:_______________________________________________________________
PÚBLICO-ALVO:_______________________________________________________
Professora:___________________________________________________________
Duração:____________________________data:_____________________________
Projeto: Meio Ambiente
Tema: Cuidando do Nosso Planeta
JUSTIFICATIVA
        O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
        Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes. O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do planta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado.
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
          Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
             O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.

OBJETIVO GERAL
Garantir o futuro construindo junto com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·       Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar.

·       Analisar e reconhecer o nosso entorno.

·       Discutir e criar formas alternativas de ações para cuidar  melhor do meio ambiente.

·       Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.

RECURSOS

·       Diferentes portadores textuais como livros didáticos e Paradidáticos.

·       (Livros sugeridos:Eu protejo a natureza, Seis razões para Diminuir o Lixo, Mini Larousse da Reciclagem)

·       Recursos midiáticos como filmes e pesquisas na internet.

·       (Sugestões de filmes- Wall-e e Turma da Mônica : Um Plano Para Salvar o Planeta)

·       Artistas que retratam a utilização de materiais reciclável , como Vik Muniz

ATIVIDADE DESENCADEADORA

        Os alunos vão assistir o filme Wall-E.

        Organização do trabalho:

·       Conversa com as crianças sobre o assunto.
Levantamento de hipóteses.

·       Pesquisa de dados (pesquisas bibliográficas, entrevistas, palestras)

·       Efetivação das ações concretas das montagens dos materiais.

·       DESENVOLVIMENTO
Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental).

·       Pesquisa fotográfica.

·       Entrevista, enquetes sobre a questão ambiental.

·       Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental.

·       Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).

·       Produção de folder, cartilhas, etc...sobre o assunto.

·       Produção do Jornal Ecológico.

·       Vivência e excursão a locais degradados e preservados.
Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico.

·       Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc...
Confecção de cartazes, murais.

·       Montagem de maquetes;

·       Elaboração de princípios de preservação e cuidados com o meio ambiente. /Direitos do meio ambiente.

·       Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental.  Atitudes concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica; passeio ecológico.

·       Montagens de jogos, como bingos, trilhas, etc...
Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental.
Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata).
Desenho sobre a questão ambienta (o real e o ideal).
Pinturas, modelagens etc... Alguns elementos que compõem o meio ambiente: Água,,ar,matas,clima,animais,cidades,terra.


Avaliação:

Será feita durante todo o processo observando se os objetivos iniciais do projeto foram atingidos.

Culminância

ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO.

Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir. Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está. Assim, a apresentação será no sentido da realidade até o ideal. Que será através de todas as construções e trabalhos realizados pelos alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário