sexta-feira, 6 de março de 2015

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
 PRAÇA 29 DE DEZEMBRO
 DEPARTAMENTO DE ENSINO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
         TEMA CENTRAL: INTERDISCIPLINARIDADE E DIREITOS DE APRENDIZAGEM

1 - Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização
2 - A criança no ciclo de alfabetização
3 - Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização
4 - A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização
5 - Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização
6 - Organização da ação docente: Arte no Ciclo de Alfabetização
7 - Organização da ação docente: Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento
8 - Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização
9 - Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização
10 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes

                                            RECURSOS DIDÁTICOS PARA SALA DE AULA - 2015
- Livros didáticos;
- Livros de literatura (PNBE);
- Obras Complementares (PNLD);
- Jogos de alfabetização (caixa 2);
- Caixa de aprendizagem.

CARGA HORÁRIA DAS FORMAÇÕES
I - 200 (duzentas) horas anuais, incluindo atividades extraclasse, para os orientadores de estudo;
Seminário Inicial  - 40h
Encontros – 4 x 24h
Seminário Final – 24h
Outras atividades – 40h
II - 160 (cento e sessenta) horas anuais, incluindo atividades extraclasse, para os professores alfabetizadores.
Seminário Inicial  - 16h
Encontros – 10 x 8h
Seminário Final – 24h
Outras atividades – 40h
III - 64 (sessenta e quatro) horas anuais, incluindo atividades extraclasse, para os coordenadores das ações do Pacto nos estados, Distrito Federal e municípios.
Seminário Inicial  - 16h
Encontros – 4 x 8h
Seminário Final – 16h

                                           PROPOSTAS DE TRABALHO PARA 2015 - COORDENADOR  LOCAL
Seminário de apresentação do resultado de avaliação das atividades de práticas docentes estimuladas pelo Sispacto
Seminário com participantes da formação para planejamento, execução e avaliação das atividades (articulações e mobilização local, Sispacto, ANA e avaliações da prática docente)
Reuniões com Gestores Escolares (diretores das escolas e Coordenadores Pedagógicos)
Reunião Conselho Estadual ou Municipal de Educação para ações de mobilização e gestão educacional do sistema e das redes em prol da alfabetização
Reunião com Conselheiros Escolares para ações de mobilização e gestão escolar do Pacto
Reunião de Mobilização e Avaliação do Programa com as famílias das crianças em processo de alfabetização
Seminário de Avaliação do programa no âmbito do Estado e ou Município

              ABORDAGEM NA FORMAÇÃO DE TEMAS PROPOSTOS PELOS COORDENADORES LOCAIS

·         Educação inclusiva
·         Avaliações externas (ANA, Provinha Brasil) e avaliação da aprendizagem das crianças
·         Interdisciplinaridade
·         Projetos e sequencias didáticas
·         Oficinas de contação de histórias e leitura
·         Produção de texto e gêneros textuais
·         Educação no campo
·         Oficinas com reciclagem
·         Jogos e atividades lúdicas (em todas as áreas)
·         Ciências na perspectiva do letramento
·         Meio ambiente






CRONOGRAMA
Curso inicial dos orientadores de estudo  (40 horas)
06 a 10 de abril de 2015
Primeiro Seminário de Formação de orientadores de estudo (24 horas)
13 a 15 de maio de 2015
Segundo Seminário de Formação de orientadores de estudo (24 horas)
01 a 03 de julho de 2015
Terceiro Seminário de Formação de orientadores de estudo (24 horas)
31 de agosto a 02 de setembro de 2015
Quarto Seminário de Formação de orientadores de estudo (24 horas)
02 a 04 de  novembro de 2015
Seminário de Encerramento 2015
Fevereiro 2016  (Centro de Convenções)


Ações por adesão complementar
Formação para coordenadores locais
Mediação de leitura / formação de leitores
Educação inclusiva: alfabetização de crianças com deficiência
Educação do Campo
Jogos e  brincadeiras na alfabetização
Pesquisa
Ações junto às equipes gestoras das secretarias e secretários de educação
 Caderno para Gestores 2015
 Retomada do Caderno de Apresentação 2013
 Encontros para avaliação e monitoramento do Programa
 Assessoria às secretarias para discussão de temas relacionados ao ciclo de alfabetização

                                                 Temas tratados no Caderno para Gestores

1 - A Importância dos Processos de Gestão e Mobilização no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
2 - Organização do trabalho pedagógico dentro e fora da sala de aula: o ciclo de alfabetização e as implicações para a gestão de sistemas e de escolas.      
3 - O PNAIC nos municípios: o que muda na gestão municipal e escolar?
4 - Possibilidades, Limites e Desafios da Política das Avaliações em Larga Escala na Alfabetização.
5 - Ciclo de Alfabetização e avaliação: Progressão escolar e das aprendizagens

6 - Os desafios  para a gestão local:  O papel da coordenação local na mobilização do PNAIC

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