sábado, 28 de março de 2015

PROJETO LIXO

PROJETO LIXO
Justificativa:

 Esse estudo é de suma importância, pois trará grandes contribuições para o nosso PLANETA como também para despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que servirão de instrumentos para as aulas, facilitando assim, o processo ensino/aprendizagem.

Objetivo Geral:
Despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, inclusive ser usado na confecção de materiais didáticos alternativos.

Objetivos Específicos:

Conscientizar os alunos da importância de selecionar o lixo bem como suas possíveis transformações;
Perceber o lixo como matéria-prima na produção do artesanato alternativo;
Identificar que o lixo descartável pode servir de fonte de renda para famílias carentes, desenvolvendo assim a sua dignidade de pessoa humana capaz de transformar a realidade que a cerca.

   Promover educação ambiental na escola, de forma a auxiliar na formação de indivíduos multiplicadores para a comunidade;
  Despertar a consciência critica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola e no bairro;
  Desenvolver uma visão local dos problemas ambientais relacionados à falta de reciclagem do lixo;
Desenvolvimento:
  Conversar com os alunos sobre as agressões que o lixo causa a natureza;
   Assistir vídeos sobre de onde vem a matéria prima para: papéis, vidros, alumínios e plásticos; e a importância de reciclá-los.
  Incentivar os alunos a conversar com a família, vizinhos e amigos, sobre a coleta seletiva;
  Ouvir palestras sobre reciclagem e destino do lixo na cidade;  Visitar o aterro sanitário da cidade;
    Confeccionar cartazes para expor na escola e na vizinhança;
    Confeccionar brinquedos e outros objetos com materiais recicláveis;
Avaliação:
O processo avaliativo acontecerá durante todo o período em que o projeto será desenvolvido, através de mudanças de comportamento e pela participação e inclusão de novos hábitos na rotina escolar.

PROJETO: RECICLAGEM DO LIXO
Ed. Física
Música, dança e brincadeiras com materiais reciclados)

Português:
- Interpretação oral, escrita e através de desenhos do livro Turma do Utilixo e do vídeo sobre reciclagem
- Livro: O menino e o muro (Sonia Junqueira) - poluição visual e higiene ambiental
- Música e poesias
- Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem)
- Estudo de palavras-chave
- Gramática e ortografia inserida nos textos
- Produção de frases

Matemática:
- Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais)
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)
- Classificação dos materiais recicláveis
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças
- Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola

História e Geografia
- A coleta de lixo na nossa cidade
- Onde os lixos são despejados
- O que se ganha com a reciclagem
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue ?

Ciências
- O que é lixo na verdade?
- Os perigos dos lixos acumulados
- Campanha da higiene do meio escolar
- Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia)
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo

Ética e cidadania
- Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo"
- Poluição visual
- Como a prefeitura e a população têm cuidado deste assunto

Meio ambiente
- Preservação da higiene na escola e no meio social em geral
-Reciclagem

Projeto: Meio Ambiente

Tema: Cuidando do Nosso Planeta
JUSTIFICATIVA
        O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
        Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes. O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do planta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado.
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
          Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
             O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.

OBJETIVO GERAL
Garantir o futuro construindo junto com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

       Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar.

       Analisar e reconhecer o nosso entorno.

       Discutir e criar formas alternativas de ações para cuidar  melhor do meio ambiente.

       Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.

RECURSOS

       Diferentes portadores textuais como livros didáticos e Paradidáticos.

       (Livros sugeridos:Eu protejo a natureza, Seis razões para Diminuir o Lixo, Mini Larousse da Reciclagem)

       Recursos midiáticos como filmes e pesquisas na internet.

       (Sugestões de filmes- Wall-e e Turma da Mônica : Um Plano Para Salvar o Planeta)

       Artistas que retratam a utilização de materiais reciclável , como Vik Muniz

ATIVIDADE DESENCADEADORA

        Os alunos vão assistir o filme Wall-E.

        Organização do trabalho:

       Conversa com as crianças sobre o assunto.
Levantamento de hipóteses.

       Pesquisa de dados (pesquisas bibliográficas, entrevistas, palestras)

       Efetivação das ações concretas das montagens dos materiais.

       DESENVOLVIMENTO
Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental).

       Pesquisa fotográfica.

       Entrevista, enquetes sobre a questão ambiental.

       Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental.

       Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).

       Produção de folder, cartilhas, etc...sobre o assunto.

       Produção do Jornal Ecológico.

       Vivência e excursão a locais degradados e preservados.
Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico.

       Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc...
Confecção de cartazes, murais.

       Montagem de maquetes;

       Elaboração de princípios de preservação e cuidados com o meio ambiente. /Direitos do meio ambiente.

       Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental.  Atitudes concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica; passeio ecológico.

       Montagens de jogos, como bingos, trilhas, etc...
Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental.
Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata).
Desenho sobre a questão ambienta (o real e o ideal).
Pinturas, modelagens etc... Alguns elementos que compõem o meio ambiente: Água,,ar,matas,clima,animais,cidades,terra.



Avaliação:

Será feita durante todo o processo observando se os objetivos iniciais do projeto foram atingidos.

Culminância

ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO.

Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir. Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está. Assim, a apresentação será no sentido da realidade até o ideal. Que será através de todas as construções e trabalhos realizados pelos alunos
Tópicos para exploração:

»  Ecologia e qualidade de vida
»  A poluição causadas pelo lixo doméstico nos ecossistemas alagoano.
»  século XXI e a saúde pública.
»  século XXI e as conquistas ambientais.
»  lixo e a produção artística.
»  Plástico: Reutilização e economia.
»  Usinas de reciclagem de lixo.
»  Adubos orgânicos a partir do lixo, uma alternativa viável.
»  Coleta seletiva de lixo urbano e suas implicações ambientais.
»  Lixo e saúde pública.
»  Característica do lixo reciclável.
»  Uma fonte de desperdícios: A baixa qualidade dos materiais utilizados na construção civil.
»  Num país com fome, o lixo é abundante em alimentos.
»  Os destinos finais do lixo urbano.
»  Aterros sanitários uma solução duvidosa.
»  Educação : uma saída para o desperdício ?
»  Embalagens reciclável ou reciclada, qual a melhor opção ?
»  Reutilização ou Reciclagem: Qual a diferença ?
»  Feira de produtos obsoletos de nossas casas.
»  A dengue e o lixo na cidade de Maceió.
»  O consumo de produtos supérfluos;
»  As religiões e os problemas ambientais;
»  A matemática do Lixo;
»  A arte e os produtos descartáveis.
»  O lixo tecnológico (computadores, impressoras, etc)
»  Outros.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
1 – Artes
                              Confecção de objetos, utensílios e brinquedos a partir de materiais reciclável, como latas de alumínios, garrafas PET, papéis, tecidos, etc.
                              Estudo das formas;
                              Estudo das cores;
                              Estudo da matéria
                              outros.

2 – Ciências
            Os conteúdos da disciplina contemplam inúmeras possibilidades da utilização do Tema do Projeto:
         A produção de Lixo pela população;
         A poluição causada pelo Lixo Urbano;
         Os 3 “Rs”;
         Os ecossistemas e os impactos causados pela sociedade de consumo;
         outros.

3 – Educação Física
         Equipamentos esportivos a partir de objetos recicláveis.
         A poluição do ar e a prática esportiva.
         Campanha de doação de material esportivo para comunidades carentes.
         Outros.
4 – Geografia
         O impacto da poluição no meio ambiente;
         As modificações climáticas causadas pelo acúmulos de lixo.
         As populações carentes que se sustentam nos lixões;
         A consciência da cidadania e da responsabilidade na produção e destino do lixo doméstico.
         Outros
5 – História
         A história do Lixo.
         A vida nas sociedades e a produção de lixo;
         A revolução Industrial e o aumento da produção de objetos e alimentos;
         A cidade de Maceió e a produção de lixo.
         Outros;
6 – Lingua Portuguesa
         Comunicação e expressão;
         Verbalização e escrita das questões que envolvem a reciclagem do lixo;
         Produção de textos, poesia, cordel, etc
         Outros.

7 – Matemática
         Os números do Lixo em Maceió e no Brasil;
         Gráficos de demonstração da quantidade de lixo nas cidades;
         Calculos de áreas e volumes;
         Outros;

8 – Religião;
         A vida ameaçada!
         Como as religiões trabalham o tema Lixo e Consumo no Brasil.
         A natureza uma criação Divina!
         Outros.

Ficha de atividade I
CiÊNCIAS


1.    Pesquise junto aos seus pais quais os materiais que são mais encontrado no lixo de sua residência.

1.    Façam entrevistas e descubram quais os materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados.

1.    Pesquise músicas que falam de ecologia.

1.    Relacione algumas manifestações artísticas e culturais do seu estado que utilizam materiais reciclado e/ou reutilizado em seus eventos.

1.    Fale sobre os ecossistemas naturais de Alagoas e como estão sendo poluídos.

1.    Quais as entidades, em Alagoas, que trabalham com reciclagem e reutilização
      de objetos provenientes do lixo urbano.

Ficha de atividade II
CiÊNCIAS

1.     Como cidadão qual seria a postura mais correta diante da presença de uma agressão ao meio ambiente ?
2.     Agora faça todo o esboço de seu projeto ( aborde sobre a questão da preservação, coletividade, limpeza, etc )
"O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do   resto do universo que o cerca - uma espécie de ilusão de ótica de sua   consciência, moldado pela cultura. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos   restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais  próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando   nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a   natureza em sua beleza. Poderá ser que ninguém consiga atingir plenamente   esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa    liberação e o alicerce de nossa segurança interior".
                                                                                              Albert Einstein

SUGESTÕES de Produtos :

        Produção de vídeos sobre coleta seletiva de lixo, reutilização e reciclagem;
·        Teatro sobre os problemas gerados pelo Lixo;
·        Confecção de murais: um com desenhos e/ou fotos sobre os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente (principalmente em nosso estado); outro com atuações do homem em prol do meio ambiente para recuperá-lo(a nível de Alagoas, Brasil e Mundo).
·        Confecção de um videoclipe sobre o lixo;
·        Produção de músicas e danças sobre o tema;
·        Produção de objetos de arte utilizando materiais, normalmente, encontrado no lixo.
·        Produção de papel reciclado.
·        Palestras para alunos de outras escolas.
·        Cálculos matemáticos e estatísticos sobre a quantidade de lixo produzido.
·        Produção de um horta orgânica;
·        Confecções de maquete utilizando objetos reutilizados.
·        Exposição fotográfica sobre Lixo..

SUGESTÕES DE PESQUISAS:
 a - Internet:
www.gir.npde.ufrpe.br
www.cnpha.embrapa.br
www.ibama.gov.br
www.josuedecastro.com.br/port/mabient
www.frm.org.br
www.feema.rg.gov.br     
www.mibasa.com.br

www.ibase.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário