Educar é Semear

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terça-feira, 21 de abril de 2015

COMO TRABALHAR OS DESCRITORES :

Escola ________________________________________________________________________

Turma_________     Turno__________ Professor (a) ________________________________

Aluna  (a) :__________________________________________________________________________________
Língua Portuguesa


COMO TRABALHAR OS DESCRITORES : Trabalhar descritores implica em contextualizar alguns segmentos textuais, gramaticais fazendo a compreensão semântica e inferências pertinentes.
D1 – Localizar informações explícitas em um texto. (9º ano)
O PULO

A Onça encontrou com o Gato e pediu:
– Amigo Gato, você me ensina a pular?
O Gato ficou muito desconfiado, mas concordou. Nas últimas aulas, a Onça pulava com rapidez e agilidade – parecia um Gato gigante.
– Você é um professor maravilhoso, amigo Gato! – dizia a Onça, agradando. Uma tarde, depois da aula, foram beber água no riacho. E a Onça fez uma aposta:
– Vamos ver quem pula naquela pedra?
–Vamos lá!
– Então, você pula primeiro – ordenou a Onça.O Gato – zuuum – pulou em cima da pedra. E a Onça – procotó – deu um pulo traiçoeiro em cima do Gato.Mas o Gato pulou de lado e escapuliu tão rápido como a ventania.
A Onça ficou vermelha de raiva:
– É assim? Esta parte você não ensinou pra mim!E o Gato respondeu cantando:
– O pulo de lado é o segredo do Gato!
MARQUES, Francisco. O pulo. In: A floresta da Brejaúva. Belo Horizonte: Dimensão, 1995.

Para escapar da onça, o gato

(A) cantou para a onça dormir                                (B) nadou na água do riacho

(C) pulou de lado na pedra                                      (D) entrou no buraco da árvore

D1 – Localizar informações explícitas em um texto (9º ano)
Por que milho não vira pipoca?
Não importa a maneira de fazer pipoca. Sempre que se chega ao final do saquinho, lá estão os duros e ruidosos grãos de milho que não estouraram. Essas bolinhas irritantes, que já deixaram muitos dentistas ocupados, estão com os dias contados. Cientistas norte-americanos dizem que agora sabem, por que alguns grãos de milho de pipoca resistem ao estouro. Há algum tempo já se sabe que o milho de pipoca precisa de umidade no seu núcleo de amido, cerca de 15%, para explodir.
Mas pesquisadores da Universidade Purdue descobriram que a chave para um bem–sucedido estouro do milho está na casca. É indispensável uma excelente estrutura de casca para que o milho vire pipoca. “Se muita umidade escapar, o milho perde a habilidade de estourar e apenas fica ali”, explica Bruce Hamaker, um professor de química alimentar da Purdue.Estado de Minas. 25 de abril de 2005.

Para o milho estourar e virar pipoca é preciso que
(A) a casca seja mais úmida que o núcleo.                               (B) a casca evite perda de umidade do núcleo.
(C) o núcleo seja mais transparente que a casca.                   (D) a casca seja mais amarela que o núcleo.

VIDAS SECAS
GRACILIANO RAMOS
Fabiano ia satisfeito. Sim senhor, arrumara-se. Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome, comendo raízes. Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta. Ele, a mulher e os filhos tinham-se habituado à camarinha escura, pareciam ratos _ e a lembrança dos sofrimentos passados esmorecera.Pisou com firmeza no chão gretado, puxou a faca de ponta, esgaravatou as unhas sujas. Tirou do aió um pedaço de fumo, picou-o, fez um cigarro com palha de milho, acendeu-o ao binga, pôs-se a fumar regalado.
_Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta.
Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se, na presença dos brancos e julgava-se cabra.
Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando: _Você é um bicho, Fabiano.Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencer dificuldades.
Chegara naquela situação medonha _ e ali estava, forte até gordo, fumando o seu cigarro de palha.Era. Apossara-se da casa porque não tinha onde cair morto, passara uns dias mastigando raiz de imbu e semente de mucunã. Viera a trovoada. E, com ela, o fazendeiro, que o expulsara. Fabiano fizera-se desentendido e oferecera os seus préstimos, resmungando, coçando os cotovelos, sorrindo aflito. O jeito que tinha era ficar. E o patrão aceitara-o, entregara-lhe as marcas de ferro.Agora Fabiano era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali. Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado. Olhou as quipás, os mandacarus e os xique-xiques. Era mais forte que tudo isso, era como as catingueiras e as baraúnas. Ele, Sinhá Vitória, os dois filhos e a cachorra baleia estavam agarrados à terra.
Chape-chape. As alpercatas batiam no chão rachado. O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois arcos, os braços moviam-se desengonçados. Parecia um macaco.Entristeceu. Considerar-se plantado em terra alheia! Engano. A sina dele era correr mundo, andar para cima e para baixo, à toa, como judeu errante. Um vagabundo empurrado pela seca. Achava-se ali de passagem, era hóspede. Sim senhor, hóspede que demorava demais, tomava amizade à casa, ao curral, ao chiqueiro das cabras, ao juazeiro que os tinha abrigado uma noite.
Resolva as questões com base no texto.
Trecho para as questões 01 e02
Fabiano ia satisfeito. Sim senhor, arrumara-se. Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome, comendo raízes.(D-03) Do trecho entende-se:
a) Fabiano conformou-se com o pouco que arrumou. 
b) O nordestino se adapta às situações de estiagem. 
c)As pessoas sofridas alegram-se com qualquer benefício. 
d)Fabiano estava morrendo de fome, porém estava feliz.
e) Fabiano ia conformado com a situação.

Resp: e

( Fabiano ficou satisfeito por ter encontrado um rancho. ia satisfeito, mas não feliz. Não existe felicidade diante do sofrimento e sim conformação.

2.(D-02) Fabiano no trecho representa:
a. A situação do nordestino que se desloca de sua terra à procura de emprego.
b. A satisfação de quem viaja conhecendo o país.
c. O emigrante sofrido que não desanima com os reveses da vida.
d. A persistência do homem para sobreviver.
e. Uma pessoa sofrida que se sujeita a comer raízes para sobreviver.
Resp: c

Assim como fabiano muitas pessoas não desanimam e não desistem diante das dificuldades.

3.(D-07) Fabiano, personagem do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos,vive um problema social inerente aos:
a. Nordestinos
b. Pobres
c. Desempregados
d. Sem-terra
e. Retirantes

Resp: e

Em todos os itens são segmentos que sofrem por problema social. Os retirantes são os que mais se assemelham a situação de Fabiano.
4.(D-08) Viera a trovoada. E, com ela, o fazendeiro, que o expulsara. Fabiano fizera-se de desentendido e oferecera os seus préstimos, resmungando, coçando os cotovelos, sorrindo aflito. Neste trecho depreende-se que:
a. Fabiano fora beneficiado com a chuva
b. Fabiano sentiu-se desempregado com a chegada da chuva.
c. A chuva, de um certo modo, fez Fabiano ficar preocupado.
d. O personagem fingiu não entender, e se prontificou a aceitar outras ocupações.
e. A chuva só traz benefícios para os retirantes.

Resp: d

5.(D-09) Em qual das opções abaixo a situação de Fabiano não se assemelha?

a. Assim como Fabiano muitas pessoas se adaptam viver na situação demiséria, como exemplo tem os partícipes do seguro safra que querem a seca e a perca do legume, para ganhar o seguro:

b. Fabiano é uma figura que também está na escola na pessoa daqueles alunos, com menos de dezesseis anos, que não se esforçam para sair do ensino fundamental para não perder o bolsa escola.

c. Fabiano se adapta à miséria como àqueles mendigos que mesmo recebendo aposento continuam na mendicância.

d. Fabiano também está presente na pessoa do bandido, que quer permanecer no cárcere para que a família não perca o auxílio-reclusão.

Resp: c

Os mendigos aposentados tem certo o seu aposento permanecendo ou não na mendigagem. Os outros, não
6 .(D-08)”Um vagabundo empurrado pela seca.” Sobre o significado desta expressão pode-se afirmar que o autor foi infeliz ao usá-la :

a. Fabiano é vagabundo porque não enfrenta a dureza.
b. Fabiano é vagabundo porque anda passeando de fazenda em fazenda.
c. As Vítimas da seca se tornam vagabundas.
d. Vagabundo é aquele que não se adapta a nenhum emprego.
e. Vagabundo é um termo muito forte para qualificar as vítimas da seca.

Resp: e

7.(D-14) Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado.
O sentido da frase acima permanecerá inalterado, mesmo se substituirmos o vocábulo destacado pela expressão:
a. de modo que
b. sem que
c. tal qual
d. para que
e. logo que

Resp: c

ATVIDADE - Assinale a interpretação sugerida pelo seguinte trecho publicitário:

Fotografe os bons momentos agora,
porque depois vem o casamento.
a. casamento não merece fotografias.
b. a felicidade após o casamento dispensa fotografias.
c. compromissos assumidos no casamento limitam os momentos dignos de fotografia.
d. casamento é uma segunda etapa a vida que também merece ser fotografada.
e. casamento é uma cerimônia que exige fotografias exclusivas.


SARA ISABEL

Sara Isabel, morena, tem quinze anos, mede 1,75, pesa sessenta e dois quilos e é de uma beleza irreparável. Cursa o primeiro ano do segundo grau no Colégio São Marcos e pretende se formar em medicina ou seguir a carreira de modelo.
Em casa é uma pessoa isolada, que fica horas e horas, em seu quarto, lendo e ouvindo músicas. No colégio, não se isola, mas também não se junta com todo mundo, seleciona as amizades. Com o namorado, não se mostra muito interessada, acha-se muito nova para firmar namoro. No clube ou na praia, mostra-se bastante solta: joga vôlei, tênis, gosta de fazer ginástica, não pára um minuto.
Das qualidades de Sara, a que mais me chama atenção é a sua dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer na vida, o que mostra ser uma pessoa inteligente e conhecedora do seu mundo.

Conforme o texto responda:

1.(D-09) Quanto ao gênero pode-se dizer que:
a.possui caráter narrativo
b.é uma dissertação sobre a vida de uma pessoa.
c.é uma descrição.
d. interpreta os sentimentos e caracteres de alguém.

2.(D-03) São características de natureza geral:
a.Sara Isabel tem intereese em vencer na vida.
b.Ela seleciona as amizades.
c.não se mostra muito interessada em namoro.
d. é morena, tem quinze anos, pesa sessenta e dois quilos.

3. (D-02) São aspectos que se profundam no conhecer da pessoa descrita:
a.pretende formar-se em medicina.
b.é de uma beleza irreparável.
c.Fica horas e horas em seu quarto lendo ou ouvindo música.
d.mostra ser uma pessoa inteligente.

4.(D02) No texto, a parte que dá ênfase a uma característica que melhor define Sara Isabel.
a.muito nova para firmar namoro.
b.cursa o primeiro ano do segundo grau.
c.Não pára um minuto.
d.dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer na vida.

5.(D-08) "... não se junta com todo mundo." Desta informação apresentada no texto infere-se que:
a.Sara Isabel se acha mais importante que as outras pessoas.
b.Sara Isabel é preconceituosa.
c.Sara Isabel é orgulhosa.
d.Sara Isabel é uma pessoa reservada.

6.(D-06) Do texto, depreende-se que Sara Isabel mostra-se bastante solta pelo fato de:
a.participar em diversas atividades.
b. ser determinada e objetiva.
c.ser livre para ir aonde quiser.
d.fazer o que da na cabeça sem pensar nas consequências.
Gabarito:
1.c
2.d
3.c
4.d
5.d
6.a


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