terça-feira, 21 de abril de 2015

Descritor 01 - Localizar informações explícitas em um texto.

Descritor 01 - Localizar informações explícitas em um texto. 
Item de acordo com a Matriz de Referência:
Leia o texto abaixo:
Luandy e a Mãe dos Pássaros
Estamos em uma das ruas tranquilas de Mirábile, onde mora um menino que gosta de pássaros. Gosta tanto, que chega a sonhar com eles, imaginando-se em revoada no meio das aves.
Uma noite, um pássaro opala veio pousar no sono do menino.
- Então, Luandy é você, o menino que aprecia passarinhos?
Chamam-me Luandy e todos sabem do gosto que tenho pelos pássaros. Mas por que a beleza visita os meus sonhos? [...]
- Meu nome é manhã. Sou eu a mãe de todos os pássaros que você pode imaginar e vim lhe pedir um favor. [...]
O pássaro opala falou a Luandy que, naquela época do ano, em dias de muito sol, apesar de Mirábile ser uma cidade florida, os passarinhos não conseguiam encontrar alimento com fartura. Assim, os colibris - que passavam o dia buscando o néctar das flores, dependendo dele para dar velocidade às suas asas - eram os que mais padeciam.
- Acompanho todo o tempo o voo dos beija-flores - disse o menino à manhã. - Imagino que eles gastem muita energia para conseguirem voar como raios de luz.
- Acho que você já compreendeu. Poderia fazer algo para ajudar os colibris?
PEREIRA. Édimodo A. Contos de Mirábile. Funalfa Edições, 2006. p 33. Fragmento. Adaptado: Reforma Ortográfica (P06019281_SUP)
(P06019281) De acordo com esse texto, Mirábile é o nome de:

  1. Um pássaro
  2. Uma cidade
  3. Uma flor
  4. Um menino

Nenhum comentário:

Postar um comentário