segunda-feira, 20 de abril de 2015

Disciplinas avaliadas

Disciplinas avaliadas

A Prova Brasil testa os alunos em duas competências::
  • Matemática: Capacidade de resolução de problemas matemáticos
  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de textos.
A Prova Brasil não é para definir a aprovação ou reprovação do aluno. Ela procura avaliar o aprendizado realizado ao longo da trajetória escolar do aluno. Assim, são avaliadas habilidades relativas a anos anteriores ao que ele está matriculado e também a anos posteriores. O conjunto dessas habilidades são organizadas em competências.

Como são escolhidas as competências e habilidades

Para selecionar quais as competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática que seriam avaliadas, o Inep baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos currículos adotados pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais para as séries e disciplinas avaliadas, além de consultar os livros didáticos mais utilizados por professores das rede de ensino públicas e privadas.
O resultado desse trabalho foi organizado nas Matrizes de Referência, que são a referência para a construção dos itens (questões) da Prova Brasil.

Por que são avaliadas competências?

A Prova Brasil procura avaliar o aprendizado realizado ao longo da trajetória escolar do aluno. Assim, são avaliadas habilidades relativas a anos anteriores ao que ele está matriculado e também a anos posteriores. O conjunto dessas habilidades são organizadas em competências.
Na Prova Brasil as habilidades de língua portuguesa estão associadas a competência de leitura e interpretação de textos e as habilidades de matemática estão associadas a competência em resolução de problemas.
O Inep incluiu em 2013  a área de ciências na avaliação. O resultado, no entanto, não foi divulgado, já que se tratava de um teste para que o órgão pudesse aprimorar a forma de avaliar esta área nas próximas edições da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário