Educar é Semear

Educar é Semear

sexta-feira, 22 de maio de 2015

PROJETO  FESTA JUNINA

Projeto apresentado de forma interdisciplinar pelos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental 
I-TEMA

FESTA JUNINA - 2015

II – PÚBLICO ALVO

-         Alunos do Ensino Fundamental


IV – INTRODUÇÃO.
Com o intuito  de enriquecer o conhecimento das crianças e dos adolescentes sobre as Festas Juninas, e preservar esta tradição do mês de junho, esta Unidade Escolar desenvolve o presente projeto, levando em conta os costumes e a socialização, destacando receitas culinárias, textos, músicas, dramatização e danças típicas e em especial a tradicional quadrilha.
Esta Unidade Escolar prioriza o presente projeto como uma forma de caracterizar essas manifestações culturais, utilizando as diversas linguagens artísticas e textuais, promovendo a socialização, o censo cooperativo e o respeito às diversidade.
V – JUSTIFICATIVA
Em razão do grande interesse de nossos alunos em trabalhar o tema Festa Junina, a escola se propôs a desenvolver tal projeto de forma interdisciplinar, trabalhando as mais diversas atividades relacionadas com o tema.
O sentido geral da escola na elaboração e execução deste projeto é desenvolver habilidades e competências do educando, nas suas relações com símbolos, expressões, idéias, imagem, representações com os quais eles aprendem e ressignificam o real.

VI – OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas, através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.
Objetivos Específicos:
-         Conhecer a história das festividades juninas;
-         Estabelecer situações que permitam aos educandos a apreensão de conceitos de maneira significativa;
-         Desenvolver habilidades e competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, idéias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende e ressignifica o real;
-         Investigar os saberes prévios do educando sobre as festividades juninas, promovendo comparações e reflexões desses saberes com conteúdos específicos de cada área do conhecimento;
-         Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
-         Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.

VII-CONTEÚDOS / ATIVIDADES

-         Abertura
-         Cantiga de roda – alunos do 2º ano E. Fundamental
-         Desafio Caipira – alunos do 3º e 4º ano E. Fundamental
-         Dança Samba-le-le – alunos do 5º ano E. Fundamental
-         Teatrinho Maricota –alunos do 5º ano E. Fundamental
-         Dança de Quadrilha – alunos do 2º ao 5º ano E. Fundamental
-         Dança Portuguesa – aluno do 6º e 7º ano E. Fundamental
-         Quadrilha – alunos do 1º ao 5º ano E. Fundamental
-         Quadrilha – alunos do 6º ao 9º ano E. Fundamental
-         Dança Rip-Rop – alunos 6º ao 9º ano E. Fundamental
-         Teatro Maria Chiquinha – alunos do 6º ao 9º ano E. Fundamental
-         Quadrilha – alunos do 1º ao 3º ano do 6º ao 9º ano E. Fundamental

VIII-METODOLOGIA

No Projeto Arraiá de São José será desenvolvido: Confecção de cartazes, bandeirolas, painéis, roupas, convites, ensaios de danças, de peças teatrais, de quadrilha.  
A maioria das apresentações foram desenvolvidas no palco, os alunos, professores e demais servidores trouxeram pratos típicos, a comunidade externa também colaborou fornecendo parte da alimentação, que foram servidas aos alunos, pais e comunidade em geral que compareceram para prestigiar o Projeto.

IX- RECURSOS
Humanos
Professores, direção, coordenação, administrativos e alunos.
Materiais
Papel cartão, papel sulfite, papel manilha, cola, tesoura, papel crepom, glitter, CD, DVD, TV, aparelho de som, computador, xerocopiadora, impressora, barbante, pincel atômico, régua, máquina fotográfica, rádio, pé de milho, folhas de bananeira e de palmeira.

X-AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pela participação, assiduidade, comportamento, no decorrer de todo Projeto e pela sua colaboração, organização e desempenho durante as apresentações das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário