segunda-feira, 6 de julho de 2015

D15 – Estabelecer relações lógico-discursívos presentes no texto marcadas por conjuntos, advérbios, etc.

                   D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

1º)  Leia o texto para responder a questão abaixo:

Os Asteroides

Entre Marte e Júpiter encontramos uma faixa de pequenos corpos, provavelmente originados em explosões planetárias, que gravitam em torno do Sol. O maior destes asteroides pode ser visto a olho nu e recebe o nome de Vesta. Calcula-se em mais de 1.600 o número de asteroides existentes.
NOVO ATLAS GEOGRÁFICO MUNDIAL.
São Paulo: Editora MichelanyLtda, 1993.

De acordo com o texto, a definição de asteroide é

(A) Corpos formados por restos de planetas.    (B) Planetas situados entre Marte e Júpiter.

(C) Atividade de gravitar em torno do Sol.         (D) Explosões de gases existentes na Terra

2º)  Leia o texto para responder a questão abaixo:

 

Texto budista


O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.
Fonte: http://pensador.uol.com.br/texto_curto_e_inteligente/ (ultimo acesso em 23/11/2011)

Pode-se deduzir do texto que

a) podemos fazer duas coisas juntas, tais como amor e religião.
b) não podemos fazer simultaneamente coisas de temas distintos.
c) educação e recreação andam juntas.
d) mente e corpo se pode controlar simultaneamente.

3º)  Leia o texto para responder a questão abaixo:

(Avalia BH). Leia o texto abaixo.
No ano 3000
No ano 3000 .Os homens já vão ter se cansado das máquinas e as casas serão novamente românticas. O tempo vai ser usado sem pressa: gerânios enfeitarão as janelas, amigos escreverão longas cartas. Cientistas inventarão novamente  o bonde, a charrete. Pianos de cauda encherão as tardes de música e a terra flutuará no céu muito mais leve, muito mais leve.
MURRAY, Roseana. Casas. Belo Horizonte: Formato, 1994, p.14.

Na primeira estrofe, o eu lírico, ou seja, aquele que se expressa no poema,

A) apresenta os objetos abandonados.      B) descreve as relações de amizade.

C) mostra os novos inventos.                     D) prevê como será o mundo no futuro.
D10 -  Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos  que constroem a narrativa

(SPAECE). Leia o texto abaixo e responda.

SINCERIDADE DE CRIANÇA
Era uma época de “vacas magras”. Morava só com meu filho, pagando aluguel, ganhava pouco e fui convidada para a festa de aniversário de uma grande amiga. O problema é que não tinha dinheiro messmoooooo. Fui a uma relojoaria à procura de uma pequena joia, ou bijuteria mesmo, algo assim, e pedi à balconista:
– Queria ver alguma coisa bonita e barata para uma grande amiga! Ela me mostrou algumas peças realmente caras, que na época eu não podia pagar. Então eu pedi:
– Posso ver o que você tem, assim... alguma coisa mais baratinha? E a moça me trouxe um pingente folheado a ouro... bonito e barato. Eu gostei e levei. Quando chegamos ao aniversário, (eu e meu filho) fomos cumprimentar minha amiga, que, ao abrir o presente, disse:
– Nossa, muito obrigada!!!!! Que coisa linda!!!!! E meu filho, na sua inocência de criança bem pequena, sem saber bem o que significava a expressão “baratinha” completou:
– E era a mais baratinha que tinha!!!.
Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2010.
O enredo desse texto se desenvolve a partir

A) da chegada ao aniversário.                    B) da inocência da criança.
C) do convite para o aniversário.                D) do presente comprado.

(SADEAM). Leia o texto abaixo.
O REFORMADOR DO MUNDO

Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava errado e a natureza só fazia asneiras.
– Asneiras, Américo?
– Pois então?!... Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeira enorme sustendo frutas pequeninas, e lá adiante vejo colossal abóbora presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário?
Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabas para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira. Não tenho razão?

LOBATO, Monteiro. O reformador do mundo. In: Obra Infantil Completa. São Paulo: Brasiliense, s.d.
Quando falou sobre a reforma da natureza, Américo estava

A) num pomar.          B) num rio.   C) numa floresta.       D) numa praça.



D15 – Estabelecer relações lógico-discursívos presentes no texto marcadas por conjuntos, advérbios, etc.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

Acho uma boa ideia abrir as escolas no fim de semana, mas os alunos devem ser supervisionados por alguém responsável pelos jogos ou qualquer opção de lazer que se ofereça no dia. A comunidade poderia interagir e participar de atividades in­teressantes. Poderiam ser feitas gincanas, festas e até churrascos dentro da escola.
(Juliana Araújo e Souza)
                                                                                (Correio Braziliense, 10/02/2003, Gabarito. p. 2.)

Em “A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes.” (ℓ. 5-6), a palavra destacada indica:
(A) alternância.    (B) oposição.   (C) adição.     (D) explicação.

Leia o texto para responder a questão abaixo:
Os pancararés
Conhecedores de cada canto da região em que viveram os cangaceiros, os pancararés, quando a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando. Hoje, uma comunidade remanescente dos pancararés vive na Baixa do Chico, um pequeno povoado situado no interior do Raso da Catarina. Embora as condições de vida sejam bastante simples, os moradores parecem saudáveis. Vivem em casas rústicas de pau-a-pique e recebem água de um poço artesiano porque a região é árida e agreste. Dedicam-se a pequenas lavouras de milho e feijão e à criação de gado.
www.almg.gov.br/revistalegis/saofrancisco/população.

No trecho “...quando a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando.”, a expressão destacada demonstra uma circunstância de

(A) dúvida.          (B) condição.     (C) tempo.   (D) comparação.


(AvaliaBH). Leia o texto abaixo.
Caminhos da realeza
A Estrada Real ligava, inicialmente, a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, no Rio de Janeiro. Com o tempo, mais dois caminhos foram abertos. O primeiro passou a ligar Ouro Preto à cidade do Rio de Janeiro.
Depois a estrada se estendeu até a atual Diamantina. Além de percorrer diversos ecossistemas, como Mata Atlântica e Cerrado, a estrada passa por várias unidades de conservação estaduais e federais.
CHAVES, Lucas; SOARES, Jéssica. Caminhos da Realeza. Revista Manuelzão, Belo Horizonte, n. 46, ano 11, julho de 2008.

Na frase “Depois a estrada se estendeu até a atual Diamantina.”, o termo destacado indica

A) dúvida.            B) lugar.    C) modo.  D) tempo.

(Avalia BH). Leia o texto abaixo.

A ideia surgiu quando um amigo, Ken Marshall, dono de uma importadora de vinhos, disse que, se o câmbio continuasse disparando, voltaria para o antigo negócio de exportação de móveis artesanais brasileiros...Época, 17/02/03. p. 451.

Na frase “... disse que se o câmbio continuasse ...”, a palavra em destaque estabelece uma relação de

A) tempo.  
B) consequência.  
C) causa. 
D) condição.

D19 -  Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

(PAEBES). Leia o texto abaixo.
Porquinho-da-índia

Quando eu tinha seis anos .Ganhei um porquinho-da-índia. Que dor de cabeça me dava .Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão! Levava ele pra sala. Pra os lugares mais limpinhos Ele não gostava: Queria era estar debaixo do fogão. Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
– O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem & Estrela da manhã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

No poema, o uso dos diminutivos “porquinho” (v. 2), “bichinho” (v. 4), “limpinhos” (v. 6) e “ternurinhas” (v. 9) indica :

A) afetividade.       B) deboche. C) desconsideração. D) insatisfação.

SEDUC-GO). Leia o texto abaixo e responda.

Belém do Pará

Bembelelém! Viva Belém! Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem , Bembelelém! Viva Belém! Cidade pomar(Obrigou a polícia a classificar um tipo novo de delinquente: O apedrejador de mangueiras)Bembelelém!Viva Belém! Belém do Pará onde as avenidas se chamam Estradas: Estrada de São Jerônimo Estrada de Nazaré (...)

BANDEIRA, Manuel. Os melhores poemas de Manuel
Bandeira.SeleçãoFrancisco de Assis Barbosa. São Paulo: Global.1984.p.78.

As palavras “Bembelelém, Belém”, com repetição de sons semelhantes sugerem

A) brincadeira com palavras.              B) evocação do repicar de sinos.

C) homenagem a Belém do Pará.      D) leveza da estrutura do poema.


D21 -  Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

(SAERS). Leia o texto abaixo.
Horas a mais, horas a menos
Está em tramitação no Senado, o projeto de Emenda Constitucional que propõe a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas semanais.
Texto 1
A Central Única de Trabalhadores e a Força Sindical estimam a geração de 3 milhões de postos de trabalho a partir da alteração da legislação. Para o professor de Sociologia da Unicamp, Ricardo Antunes, o projeto ampliaria as oportunidades de quem ainda não conseguiu emprego formal.

Texto 2
O professor José Pastori disse ao portal GI que “a redução da jornada de trabalho pode acelerar a automatização das linhas de produção e provocar demissões”.
Revista Semana. Ano 2, n. 24. 26 de junho de 2008. p. 34. Adaptado.

Em relação à redução da jornada de trabalho, os dois textos apresentam opiniões

A) complementares.
B) contrárias.
C) favoráveis.
D) semelhantes.


D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.(Equipe PIP). Leia o texto abaixo.
Essa Velhinha
- Desculpe entrar assim sem pedir licença...
- Doença!
- Não,... quem está doente?
- Mas quem está doente?
- Não – Sorriu o homem -, a senhora entendeu errado.
- Resfriado?
- Ora... quer dizer... bem, eu estava lá fora e ...
- Xi! Catapora?
- Senhora, por favor não confunda...
- Caxumba!!! Cuidado, menino, isso é perigoso... Sabe, sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba.

Os pontos de exclamação em Caxumba!!!, exprimem:

(A) Entusiasmo.  (B) Dor. (C) Espanto. (D) Tristeza.


Leia o texto abaixo e responda.
O bicho Folharal

Havia seca no sertão e somente uma cacimba ao de uma serra tinha ainda um pouco de água. Todos os animais selvagens eram obrigados a beber ali. A onça ficou à espera da raposa, junto da cacimba, dia e noite. Nunca a raposa sentira tanta sede. Ao fim de três dias não aguentava mais. Resolveu ir beber, usando duma astúcia qualquer.Achou um cortiço de abelhas, furou-o e com o mel que dele escorreu untou todo o seu corpo. Depois, rolou num monte de folhas secas, que se pregaram aos seus pelos e cobriram-na toda. Imediatamente, foi à cacimba. A onça olhou-a bem e perguntou:
Que bicho és tu que eu não conheço, que eu nunca vi?
Sou o bicho Folharal.respondeu a raposa.
Podes beber.A raposa desceu a rampa do bebedouro, meteu-se na água, bebendo-a com delícia e a onça em cima, desconfiada, vendo-a beber demais, como quem trazia uma sede de vários dias, dizia:
Quanto bebes, Folharal!Quando havia bebido o suficiente, a última folha caíra, a onça reconhecera a inimiga esperta e pulara ferozmente sobre ela, mas a raposa conseguira fugir.
Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 09. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

Na expressão “– Quanto bebes, Folharal!(. 22), o ponto de exclamação sugere

A) admiração.                  B) curiosidade.   C) desconfiança.    D) preocupação.

(PROEB). Leia o texto abaixo.
BOMBABOA, A BOMBA QUE TINHA CORAÇÃO
Esta é a história de Bombaboa, a bomba que tinha coração.Um dia, Bombaboa foi levada por um avião, para destruir uma cidade. De repente, ela sentiu que estava caindo, caindo, caindo. Bombaboa fez então um grande esforço e conseguiu se desviar do alvo, indo cair sobre um monte de feno, numa fazendinha.
Como o feno era macio, ela não explodiu: e o cansaço foi tanto, que ela adormeceu...
E sonhou. Era um sonho lindo! Estava cercada de crianças que lhe pediam para brincar. Mas o sonho durou pouco... Por outras mãos ela foi levada. Não demorou muito e Bombaboa viu que estava sobre outra cidade. E novamente sentiu que deveria matar e destruir. Fez um grande esforço para se desviar do alvo. De nada adiantou.EXPLODIU! Mas em lugar de morte e destruição, ela cobriu o céu de flores, numa explosão de alegria. Naquele dia, os moradores da cidade cantaram e dançaram, comemorando o milagre florido.
LUZ, Ivam. Bombaboa, a bomba que tinha coração. Belo Horizonte: Editora Lê, 1994.
No trecho “Era um sonho lindo!” o ponto de exclamação indica

A) susto.             B) admiração.           C) medo.                D) dúvida.


D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Leia o texto para responder a questão abaixo:
Linguagem Publicitária
Ao contrário do panorama caótico do mundo apresentado nos noticiários dos jornais, a mensagem publicitária cria e exibe um mundo perfeito e ideal [...] Tudo são luzes, calor e encanto, numa beleza perfeita e não perecível.
Como bem definiu certa vez um gerente de uma grande agência francesa, publicidade é “encontrar algo de extraordinário para falar sobre coisas banais”.

CARVALHO, Nelly de. A linguagem da sedução.São Paulo: Ática, 1996.In: CEREJA,William Roberto e MAGALHÃES, Thereza. Português Linguagens. São Paulo: Atual, 2006.

No trecho “Ao contrário do panorama caótico do mundo apresentado nos noticiários dos jornais, a mensagem publicitária cria e exibe um mundo perfeito e ideal [...]”, a palavra destacada está no mesmo campo de significado de
(A) confuso.                  (B) perfeito.    (C) ideal.    (D) encanto.


(Equipe PIP). Leia o texto abaixo.
O corvo e a raposa
Um corvo, empoleirado sobre uma árvore, segurava em seu bico um queijo. Uma raposa, atraída pelo cheiro, dirigiu-lhe mais ou menos as seguintes palavras:
- Olá, doutor corvo! Como o senhor é lindo, como o senhor me parece belo! Sem mentira, se sua voz se assemelha a sua plumagem, então o senhor é a fênix dos habitantes destes bosques.
Diante dessas palavras, o corvo, não cabendo em si de contente, para mostrar sua bela voz, abriu um grande bico e deixou cair sua presa. A raposa apoderou-se dela e disse:
- Meu caro senhor, aprenda que todo bajulador vive às custas de quem lhe dê ouvidos. Esta lição vale, sem dúvida, um queijo. O corvo, envergonhado e confuso, jurou, um pouco tarde é verdade, que ele não cairia mais nessa.
La Fontaine. Fables, 918.

No trecho “... para mostrar sua bela voz, abriu um grande bico e deixou cair sua presa. A raposa apoderou-se dela...”, as palavras em destaque referem-se:

A) à voz.                  B) ao bico.   C) à raposa.  D) ao corvo.

(SPAECE). Leia o texto abaixo e responda.

População mundial a caminho do empate
Muito em breve – provavelmente ainda nos próximos anos –, a metade da humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu tamanho. Isto é, grande parte dos casais terá entre dois e três filhos, no máximo, o que permitirá apenas a reposição e não o crescimento da população do mundo daquele momento. Traduzindo em linguagem demográfica, a taxa de fertilidade da metade do mundo será de 2,1 ou menos. [...]
Segundo a ONU, 2,9 bilhões de pessoas, quase a metade do total mundial de 6,5 bilhões, vivem em países com 2,1 ou menos de taxa de fertilidade. Para o início da década de 2010, a população mundial está estimada em 7 bilhões e a quantidade de pessoas com esta taxa de fertilidade será de 3,4 bilhões. A queda da taxa de fertilidade, em nível de reposição, significa uma das mais radicais mudanças na história da humanidade. Isso tem implicações na estrutura e na vida familiar, mudando o cotidiano das pessoas, mas também em relação às políticas públicas em níveis global e local, a serem implementadas pelos diferentes países ou sugeridas por instituições como a ONU.
FRANCESCONE, Léa; SANTOS, Regina Célia Bega dos. Carta na escola. fevereiro de 2010. Fragmento.

No trecho “Isso tem implicações na estrutura e na...” (. 11), o pronome destacado retoma

A) quantidade de pessoas.                                      B) queda da taxa de fertilidade.

C) história da humanidade.                                      D) cotidiano das pessoas.
D1 -  Localizar informações explícitas em um texto.

(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
A pipoca surgiu há mais de mil anos, na América, mas ninguém sabe ao certo como foi. Um nativo pode ter deixado grãos de milho perto do fogo e, de repente: POP! POP!, eles estouraram e viraram flocos brancos e fofos.
Que susto! Quando os primeiros europeus chegaram ao continente americano, no século 15, eles conheceram a pipoca como um salgado feito de milho e usado pelos índios como alimento e enfeite de cabelo e colares.
Arqueólogos também encontraram sementes de milho de pipoca no Peru e no atual estado de Utah, nos Estados Unidos. Por isso, acreditam que ela já fazia parte da alimentação de vários povos da América no passado.
Disponível em:

De acordo com esse texto, no século 15, chegaram ao continente americano os

A) nativos.             B) índios.     C) europeus.   D) arqueólogos.

Leia o texto abaixo e respondas as questões 5 e 6

O problema ecológico

Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência.
O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito
tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
Disponível em http:www.syntonia.com/textos/textoseecologia/
problemaecológico.htm – (Censo 2006)

Segundo o Texto II, o cientista americano está preocupado com:

(A) a vida neste planeta.                                    (B) a qualidade do espaço aéreo.

(C) o que pensam os extraterrestres.                (D) o seu prestígio no mundo.


Leia o texto abaixo e responda.
Cajueiro - planta nativa do Brasil, seu tamanho varia de pequeno arbusto em solos pobres ou secos a árvore de altura superior a 10m, em solos férteis e bem supridos de água. Do suco de caju se prepara um refresco, a cajuada. Aproveita-se também a madeira, a casca com propriedades medicinais e o óleo com propriedades lubrificantes. Contudo, o produto de maior valor é a amêndoa da semente.
                                Enciclopédia Barsa

O produto mais valioso que se obtém do cajueiro é

(A) o refresco do suco.
(B) a madeira da árvore.
(C) o óleo lubrificante.

(D) a amêndoa da semente

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