Educar é Semear

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sexta-feira, 24 de julho de 2015

ENSINANDO VALORES CONSTRUINDO VENCEDORES



SER FLEXÍVEL...
Há muitos anos, na Tailândia, um grande mestre budista ensinava a sobrevivência emocional com um exemplo bem simples. “SEJA COMO O BAMBU”, dizia ele. 
É resistente por fora e macio por dentro. Suas raízes prendem-se com firmeza ao solo e se misturam livremente uma as outras para adquirir força e apoio mútuo.

O caule balança ao sabor do vento e se curva sem oferecer resistência. O que é flexível e se curva é bem mais difícil de se quebrar. As vezes, é melhor lidarmos com as frustrações e as pressões cedendo a elas, sem lhes oferecer firme oposição sempre que ocorrerem.

As coisas não costumam ser totalmente boas, nem totalmente más, nem costumam estar absolutamente certas ou erradas. A vida e as pessoas não são tão simples assim. As respostas e as soluções que buscamos costumam encontrar algum lugar entre os opostos. Quando insistimos em olhar o mundo ora só preto, ora só branco, mais nos afastamos da compreensão, mais nos isolamos da verdade. 
CEDER não significa DESISTIR, se ENFRAQUECER...assim como ser FLEXÍVEL, não é sinal de falta de CONVICÇÃO nas suas ideias ou falta de CORAGEM.
Muito pelo contrário, é sinal de FORÇA e SABEDORIA. Quase sempre, ao nos dispormos a ceder um pouco, ganhamos muito mais do que podemos imaginar!

                                                                                      LÉO BUSCAGLIA

SER FLEXÍVEL...
Há muitos anos, na Tailândia, um grande mestre budista ensinava a sobrevivência emocional com um exemplo bem simples. “SEJA COMO O BAMBU”, dizia ele. 
É resistente por fora e macio por dentro. Suas raízes prendem-se com firmeza ao solo e se misturam livremente uma as outras para adquirir força e apoio mútuo.

O caule balança ao sabor do vento e se curva sem oferecer resistência. O que é flexível e se curva é bem mais difícil de  se quebrar. As vezes, é melhor lidarmos com as frustrações e as pressões cedendo a elas, sem lhes oferecer firme oposição sempre que ocorrerem.

As coisas não costumam ser totalmente boas, nem totalmente más, nem costumam estar absolutamente certas ou erradas. A vida e as pessoas não são tão simples assim. 
As respostas e as soluções que buscamos costumam encontrar algum lugar entre os opostos. Quando insistimos em olhar o mundo ora só preto, ora só branco, mais nos afastamos da compreensão, mais nos isolamos da verdade. 
CEDER não significa DESISTIR, se ENFRAQUECER...assim como ser FLEXÍVEL, não é sinal de falta de CONVICÇÃO nas suas ideias ou falta de CORAGEM.
Muito pelo contrário, é sinal de FORÇA e SABEDORIA. Quase sempre, ao nos dispormos a ceder um pouco, ganhamos muito mais do que podemos imaginar!

                                                                        
LÉO BUSCAGLIA

Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de dezembro nº 57
Departamento de Ensino

O Espaço Escolar Como Caminho de Valores Humanos
e Vivência Cidadã

A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa desenvolvendo os valores trabalhado em na escola .

TEMÁTICA DO MÊS
            ENSINANDO VALORES CONSTRUINDO VENCEDORES

A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos. 

Objetivos Específicos:

·         Proporcionar o desenvolvimento de valores como: respeito, amizade , honestidade , cooperação  e união  entre as pessoas 
·         Sensibilizar os alunos da necessidade de termos um bom convívio com os colegas e funcionários da escola. Refletindo os valores humanos na prática do dia a dia de um cidadão
·         Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários
·         Fortalecer os vínculos afetivos no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação e camaradagem entre alunos e professores.
·         Mostrar ao educando que educar não é unicamente instruí-los, mas oferecer experiências significativas que o prepare para a vida como cidadão.
·         Refletir sobre comportamentos e noções de boas maneiras.
·         Abordar assunto referente aos sentimentos de egoísmo, avareza, falta de educação e respeito com outrem e com idosos.
                 
  



O QUE SÃO VALORES ?
Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia.

Assim, podemos afirmar que os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.

OS TIPOS DE VALORES
VALORES MATERIAIS :

 Os valores materiais são aqueles que satisfazem diretamente as necessidades de nosso corpo. Alguns valores materiais são indispensáveis. Sem alimentos  por  exemplo ninguém vive. Outros valores são úteis, mas dispensáveis, como uma bicicleta, por exemplo. Outros chegam a ser supérfluos.

VALORES ESTÉTICOS :

Os valores estéticos referem-se ao nosso gosto em relação à beleza. São os valores de expressão. Exemplo: harmonia, belo, feio, sublime. Ao combinar as cores das roupas que vamos usar ou ao escolher a flor que achamos mais bonita, estamos atribuindo valores estéticos. É no campo das artes que o homem tem a melhor oportunidade de manifestar seus valores estéticos.

A literatura, a música, o teatro, a pintura, a escultura, a arquitetura, a dança, o cinema e a fotografia, cada uma das artes é fonte de prazer e alegria, necessários à existência humana. Cada indivíduo, cada geração, cada sociedade tem seu gosto artístico.

VALORES MORAIS :

Os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade, às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade. São exemplos de valores morais a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça, a solidariedade, a honestidade. Os valores morais são indispensáveis à convivência humana. Por exemplo: é muito difícil viver numa sociedade em que não se praticam a justiça e a verdade.

VALORES RELIGIOSOS :

Os valores religiosos referem-se às relações de Deus com os homens. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz. A fé, a esperança e a caridade constituem os fundamentos dos valores religiosos.



VALORES ÉTICOS E SEUS SIGNIFICADOS

Amizade – sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual;
Amor – sentimento que predispõe alguém a desejar o bem a outrem, ou de alguma coisa.
Bom Humor – capacidade de perceber, apreciar ou expressar o que é cômico ou divertido.
Compaixão - pesar que em nós desperta a infelicidade, a dor, o mal de outrem; piedade, dó, condolência.
Cooperação – ato ou efeito de cooperar. Associação entre duas espécies que, embora dispensável. Traz
vantagens para ambas.
Coragem – bravura em face do perigo, intrepidez, ousadia. Resolução, franqueza, desembaraço.
Disciplina – regime de ordem imposta ou livremente consentida.
Doçura – bravura, suavidade, serenidade, meiguice, ternura.
Entusiasmo – veemência, vigor, no falar ou no escrever, flama;
Felicidade – qualidade ou estado de feliz, ventura, contentamento. Bom êxito, sucesso;
Fidelidade – constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos, perseverança;
Generosidade - ação ou atitude generosa que deixa as pessoas mais alegres.
Gratidão – qualidade de quem é grato. Reconhecimento por um benefício recebido, agradecimento;
Honestidade – qualidade ou caráter de honesto, honradez, dignidade, probidade, decoro, decência, virtude;
Humildade – virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. Respeito, reverência, submissão;
Justiça – conformidade com o direito; a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência.
Liberdade – faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação.
Poder de agir no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas;
Misericórdia – compaixão suscitada, pela miséria alheia, indulgência, graça, perdão.
Paciência – Virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação. Perseverança tranquila;
Perseverança - qualidade ou procedimento de perseverante, pertinácia, constância, firmeza;
Polidez – delicadeza. Cortesia, civilidade, urbanidade. Formas de tratamento mais ou menos formais, ou de marcadores como, por favor, por gentileza;
Prudência – qualidade de quem agi com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano. Cautela, precaução;
Pureza - limpidez, transparência, nitidez, inocência, singeleza, sinceridade;
Respeito – reverência, veneração, obediência, deferência, submissão, acatamento. Lado pelo qual se encara uma questão, ponto de vista, aspecto;
Responsabilidade - qualidade ou condição de responsável,. Capacidade de entendimento ético-jurídico e determinação volitiva adequada, que constitui pressuposto penal necessário da pontualidade;
Simplicidade – naturalidade, espontaneidade, elegância. Caráter próprio, não modificado por elementos estranhos, ingenuidade, desafetação. Sinceridade, franqueza.
Temperança – qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões; sobriedade.
Tolerância – tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados, políticos ou religiosos.
Trabalho – aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim; esforço incomum, luta, faina, lida, lide.
União – junção de duas coisas ou pessoas. Contato, justaposição. Pacto, aliança, liga. Reunião de forças, de vontades, etc., coesão, unidade.
Fonte: Dicionário



DESENVOLVIMENTO :
Os temas abordados dentro da proposta dos valores serão trabalhados com as turmas divididas em equipes com os seguintes recursos:
Dramatização; Slides, vídeos ou cartazes; Paródias ,Histórias de vida.
Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor, todos os dias, ler mensagens, com temas relacionados a valores, para as turmas onde serão feitos comentários, opiniões e produções de textos.
Conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais.
VALORES: QUAIS SÃO OS SEUS?
Vivemos uma época triste. No nosso país, há os escândalos financeiros, a crescente violência urbana, a miséria que leva ao crime. No mundo, assistimos à natureza se rebelando, ao ódio entre religiões e nacionalidades. Apesar da tristeza, há um lado positivo. Tudo isso nos obriga a pensar sobre o futuro que estamos deixando de herança, e assumir a nossa cota individual de responsabilidade. Somos chamados a fazer algo. Mas o que? A resposta que os manuais de autoajuda dão é simples: cada um de nós tem uma missão. Isso é uma simplificação tremenda. Porque de que adianta se ter uma missão se 99,9% das pessoas não têm a mínima ideia de qual possa ser essa missão?
A resposta seguinte é também uma simplificação: basta saber o que lhe dá prazer. Muito bonito – mas muitas vezes é impossível de se aplicar na vida prática. Afastando-se das simplificações, a sabedoria mais profunda oferece uma resposta que, como todas as respostas sérias, exige um pouco de trabalho. Em troca, oferece uma vida rica, capaz de tornar o dia-a-dia mais banal uma vida cheia de significado. A resposta é: conheça os seus valores e os use na sua vida cotidiana.
Valores – o que são  ?O que são seus valores? É aquilo do qual você não abre mão. O mais importante. O fundamental na sua vida.
Cada pessoa tem os seus. Para um, a serenidade é um valor essencial. Para outro, o que importa é a iniciativa. E, para uma mesma pessoa, em diferentes épocas da vida, os valores podem variar. Quando se é jovem, se privilegiam os valores ligados à ação. À medida que se envelhece, a tendência é que se passe a dar mais peso aos que dizem respeito ao equilíbrio e paz. Independente de época ou pessoa, quaisquer que sejam os valores, o essencial é saber quais são. Porque, quando sabemos, podemos alinhar a nossa vida a eles. Descubra quais são os seus
Minha proposta é que você reflita sobre quais são seus valores essenciais, e os transforme no ramalhete de flores que vai colorir sua vida. Abaixo, vai uma extensa lista de palavras/valores, que podem ajudá-la/o a escolher os que considera importantes.
Limite sua escolha à, no máximo, 5 ou 6 valores. Pense extensivamente sobre o assunto até nosso próximo encontro – nele, passarei algumas informações bem práticas sobre como aplicar esses valores no cotidiano, tornando sua vida muito mais significativa.
Amizade/justiça /bons modos /obediência/disciplina / Abraçar /
responsabilidade /cuidado /ajudar Compartilhar/cooperação/partilha /satisfação/
Companheirismo/compostura/honestidade /compreensão

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