Educar é Semear

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quarta-feira, 23 de setembro de 2015

D15 – Estabelecer relações lógico-discursívos presentes no texto marcadas por conjuntos, advérbios, etc.



D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

1º)  Leia o texto para responder a questão abaixo:

Os Asteroides

Entre Marte e Júpiter encontramos uma faixa de pequenos corpos, provavelmente originados em explosões planetárias, que gravitam em torno do Sol. O maior destes asteroides pode ser visto a olho nu e recebe o nome de Vesta. Calcula-se em mais de 1.600 o número de asteroides existentes.
NOVO ATLAS GEOGRÁFICO MUNDIAL.
São Paulo: Editora MichelanyLtda, 1993.

De acordo com o texto, a definição de asteroide é

(A) Corpos formados por restos de planetas.    (B) Planetas situados entre Marte e Júpiter.

(C) Atividade de gravitar em torno do Sol.         (D) Explosões de gases existentes na Terra

2º)  Leia o texto para responder a questão abaixo:

 

Texto budista


O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião.Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.
Fonte: http://pensador.uol.com.br/texto_curto_e_inteligente/ (ultimo acesso em 23/11/2011)

Pode-se deduzir do texto que
a) podemos fazer duas coisas juntas, tais como amor e religião.
b) não podemos fazer simultaneamente coisas de temas distintos.
c) educação e recreação andam juntas.
d) mente e corpo se pode controlar simultaneamente.

3º)  Leia o texto para responder a questão abaixo:

(Avalia BH). Leia o texto abaixo.
No ano 3000
No ano 3000 .Os homens já vão ter se cansado das máquinas e as casas serão novamente românticas. O tempo vai ser usado sem pressa: gerânios enfeitarão as janelas, amigos escreverão longas cartas.Cientistas inventarão novamente  o bonde, a charrete. Pianos de cauda encherão as tardes de música e a terra flutuará no céu muito mais leve, muito mais leve.
MURRAY, Roseana. Casas. Belo Horizonte: Formato, 1994, p.14.

Na primeira estrofe, o eu lírico, ou seja, aquele que se expressa no poema,

A) apresenta os objetos abandonados.      B) descreve as relações de amizade.

C) mostra os novos inventos.                     D) prevê como será o mundo no futuro.

D10 -  Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos  que constroem a narrativa

(SPAECE). Leia o texto abaixo e responda.

Sinceridade de criança
Era uma época de “vacas magras”. Morava só com meu filho, pagando aluguel, ganhava pouco e fui convidada para a festa de aniversário de uma grande amiga. O problema é que não tinha dinheiro messmoooooo. Fui a uma relojoaria à procura de uma pequena joia, ou bijuteria mesmo, algo assim, e pedi à balconista:
– Queria ver alguma coisa bonita e barata para uma grande amiga! Ela me mostrou algumas peças realmente caras, que na época eu não podia pagar. Então eu pedi:
– Posso ver o que você tem, assim... alguma coisa mais baratinha? E a moça me trouxe um pingente folheado a ouro... bonito e barato. Eu gostei e levei. Quando chegamos ao aniversário, (eu e meu filho) fomos cumprimentar minha amiga, que, ao abrir o presente, disse:
– Nossa, muito obrigada!!!!! Que coisa linda!!!!! E meu filho, na sua inocência de criança bem pequena, sem saber bem o que significava a expressão “baratinha” completou:
– E era a mais baratinha que tinha!!!.
Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2010.
O enredo desse texto se desenvolve a partir

A) da chegada ao aniversário.                    B) da inocência da criança.
C) do convite para o aniversário.                D) do presente comprado.

(SADEAM). Leia o texto abaixo.
O REFORMADOR DO MUNDO

Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava errado e a natureza só fazia asneiras.
– Asneiras, Américo?
– Pois então?!... Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeira enorme sustendo frutas pequeninas, e lá adiante vejo colossal abóbora presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário?
Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabas para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira. Não tenho razão?

LOBATO, Monteiro. O reformador do mundo. In: Obra Infantil Completa. São Paulo: Brasiliense, s.d.
Quando falou sobre a reforma da natureza, Américo estava

A) num pomar.          B) num rio.   C) numa floresta.       D) numa praça.



D15 – Estabelecer relações lógico-discursívos presentes no texto marcadas por conjuntos, advérbios, etc.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

Acho uma boa ideia abrir as escolas no fim de semana, mas os alunos devem ser supervisionados por alguém responsável pelos jogos ou qualquer opção de lazer que se ofereça no dia. A comunidade poderia interagir e participar de atividades in­teressantes. Poderiam ser feitas gincanas, festas e até churrascos dentro da escola.
(Juliana Araújo e Souza)
                                                                                (Correio Braziliense, 10/02/2003, Gabarito. p. 2.)

Em “A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes.” (ℓ. 5-6), a palavra destacada indica:
(A) alternância.    (B) oposição.   (C) adição.     (D) explicação.

Leia o texto para responder a questão abaixo:
Os pancararés
Conhecedores de cada canto da região em que viveram os cangaceiros, os pancararés, quando a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando. Hoje, uma comunidade remanescente dos pancararés vive na Baixa do Chico, um pequeno povoado situado no interior do Raso da Catarina. Embora as condições de vida sejam bastante simples, os moradores parecem saudáveis. Vivem em casas rústicas de pau-a-pique e recebem água de um poço artesiano porque a região é árida e agreste. Dedicam-se a pequenas lavouras de milho e feijão e à criação de gado.
www.almg.gov.br/revistalegis/saofrancisco/população.

No trecho “...quando a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando.”, a expressão destacada demonstra uma circunstância de

(A) dúvida.          (B) condição.     (C) tempo.   (D) comparação.


(AvaliaBH). Leia o texto abaixo.
Caminhos da realeza
A Estrada Real ligava, inicialmente, a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, no Rio de Janeiro. Com o tempo, mais dois caminhos foram abertos. O primeiro passou a ligar Ouro Preto à cidade do Rio de Janeiro.
Depois a estrada se estendeu até a atual Diamantina. Além de percorrer diversos ecossistemas, como Mata Atlântica e Cerrado, a estrada passa por várias unidades de conservação estaduais e federais.
CHAVES, Lucas; SOARES, Jéssica. Caminhos da Realeza. Revista Manuelzão, Belo Horizonte, n. 46, ano 11, julho de 2008.

Na frase “Depois a estrada se estendeu até a atual Diamantina.”, o termo destacado indica

A) dúvida.            B) lugar.    C) modo.  D) tempo.

(Avalia BH). Leia o texto abaixo.

A ideia surgiu quando um amigo, Ken Marshall, dono de uma importadora de vinhos, disse que, se o câmbio continuasse disparando, voltaria para o antigo negócio de exportação de móveis artesanais brasileiros...Época, 17/02/03. p. 451.

Na frase “... disse que se o câmbio continuasse ...”, a palavra em destaque estabelece uma relação de

A) tempo.  
B) consequência.  
C) causa. 
D) condição.

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