Educar é Semear

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terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Trabalhando os descritores

   
SAEPE E PROVA BRASIL
LÍNGUA PORTUGUESA  5º ano
SUGESTÃO PARA TRABALHAR OS DESCRITORES

MÊS DE AGOSTO :

·        D6 Localizar informação explícita em um texto.
·        D7 Inferir informação em um texto.
·        D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·        D9 Identificar o tema central de um texto.
·        D10 Distinguir fato de uma opinião.
·        D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.

MÊS DE SETEMBRO :

·        D12 Identificar o gênero do texto.
·        D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
·        D16 Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.
·        D17 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por locuções adverbiais ou advérbios.

MÊS DE OUTUBRO E NOVEMBRO

·        D18 Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
·        D21 Reconhecer o conflito gerador do enredo e os elementos de uma narrativa.
·        D22 Identificar efeitos de humor no texto.
·        D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.
·        D26 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.



D6 ( SAEPE ) D1 (Prova Brasil) – Localizar informações explícitas em um texto.  Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno encontrar o que está enunciado claramente na superfície do texto
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
A pipoca surgiu há mais de mil anos, na América, mas ninguém sabe ao certo como foi. Um nativo pode ter deixado grãos de milho perto do fogo e, de repente: POP! POP!, eles estouraram e viraram flocos brancos e fofos. Que susto!
Quando os primeiros europeus chegaram ao continente americano, no século 15, eles conheceram a pipoca como um salgado feito de milho e usado pelos índios como alimento e enfeite de cabelo e colares. Arqueólogos também encontraram sementes de milho de pipoca no Peru e no atual estado de Utah, nos Estados Unidos. Por isso, acreditam que ela já fazia parte da alimentação de vários povos da América no passado.
Disponível em:

De acordo com esse texto, no século 15, chegaram ao continente americano os

A) nativos.      B) índios.    C) europeus.    D) arqueólogos.

Leia o texto abaixo e responda.

Cajueiro - planta nativa do Brasil, seu tamanho varia de pequeno arbusto em solos pobres ou secos a árvore de altura superior a 10m, em solos férteis e bem supridos de água. Do suco de caju se prepara um refresco, a cajuada. Aproveita-se também a madeira, a casca com propriedades medicinais e o óleo com propriedades lubrificantes. Contudo, o produto de maior valor é a amêndoa da semente.
                                Enciclopédia Barsa
O produto mais valioso que se obtém do cajueiro é

(A) o refresco do suco.(B) a madeira da árvore.(C) o óleo lubrificante.(D) a amêndoa da semente.

(AvaliaBH). Leia o texto abaixo.
Milho e fubá
Oscar tinha um sítio. Um dia, Oscar resolveu levar na caminhoneta um pouco de esterco do sítio, que era no interior de Minas, para o jardim de sua casa na capital. Na barreira, foi interpelado pelo guarda:
– O que é que o senhor está levando aí nesse saco?
– Esterco – respondeu Oscar farejando aborrecimento: – Por quê? Não lhe cheira bem?
– O senhor tem a guia? – o guarda perguntou, imperturbável.
– Guia?
– É preciso uma guia, o senhor não sabia disso? Oscar não sabia. Perguntou ao guarda como é que se arranjava uma guia.
– No Departamento Estadual do Esterco.
SABINO, Fernando. Milho e fubá. In: A mulher do vizinho. Rio de Janeiro: Record, 1962.
O esterco que Oscar levava na caminhoneta era de :
A) seu jardim na capital.   B) seu sítio no interior.C) sua casa na capital. D) sua casa no interior.

Leia o texto abaixo.
Pipoca
• 2 xícaras de milho de pipoca
• 1 colher de manteiga ou óleo
• Sal a gosto
Coloque a manteiga ou óleo numa panela grande e leve ao fogo forte. Junte o milho e mexa sem parar.Quando o milho começar a estourar tampe a panela e abaixe o fogo para não queimar.
OBS.: Se gostar de pipoca doce faça uma calda de açúcar em ponto de fio e jogue as pipocas que já devem estar prontas. Misture bem, esfrie e sirva.
REIS, Emanoel de Carvalho. Mesa do Pimpolho. Paraná: Pimpolho, s/d.(Coleção A Turminha do Pimpolho).

Esse texto é:

(A) um classificado   (B) uma receita  (C) um bilhete  (D) uma notícia.

Leia o texto abaixo.
O URSO E AS ABELHAS

Um urso topou com uma árvore caída que servia de depósito de mel para um enxame de abelhas. Começou a farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos. Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois desapareceu no buraco do tronco.
O urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de destruir a colméia. A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele.O urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num lago.

Fábulas de Esopo. Compilação de Russel Ash e Bernard Higton; tradução de Heloisa Jahn, São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1994. p. 24. * Adaptado: Reforma Ortográfica.
Como o urso conseguiu se salvar do enxame de abelhas?

A) Mergulhou de cabeça num lago.                    B) Fugiu do enxame a toda velocidade.

C) Arranhou o tronco da árvore.                          D) Topou com um tronco no caminho.

Leia o texto abaixo e responda à questão.

Caipora

É um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Seus pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de pai ou Mãe-do-mato, Curupira e Caapora. Para os índios Guaranis, ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.
http://www.arteducação.pro.br

De acordo com esse texto, os pés voltados para trás da Caipora sevem para  :

A) atrair suas vítimas B) despistar caçadores C) montar um porco do mato D) proteger as matas

(Avalia BH). Leia o texto abaixo:
Cateretê ou Catira
O Cateretê é uma dança conhecida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A dança rural Cateretê é de origem indígena, com algumas características africanas. Em geral, é dançada apenas por homens organizados em duas fileiras, uma de frente para a outra. Atualmente, há grupos exclusivos de mulheres que dançam o Cateretê ou Catira. Seguindo as melodias cantadas pelos violeiros, os dançarinos dançam batendo palmas e sapateando.
Oficina do folclore. Rideel. Vol.5, p. 93.
O Cateretê é o nome de uma

A) dança de origem indígena.  B) melodia africana.  C) região brasileira. D) reunião de homens.

(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
Paixão Nacional
O futebol é sem dúvida alguma o esporte mais popular do planeta. Não há nenhum outro esporte que esteja tão divulgado e que seja praticado da mesma maneira ao redor do mundo. O futebol é praticado em todos os países, nos cinco continentes do globo. No Brasil, os registros oficiais mostram que o futebol começou a ser praticado em 1894, no estado de São Paulo, trazido por Charles Miller, que, ao retornar da Inglaterra, onde fora estudar, trouxe as primeiras bolas, uniformes e chuteiras. Em poucos anos, nasceu entre o povo brasileiro a paixão pela bola e a difusão do futebol ocorreu de forma ampla.
Inicialmente, esse esporte só era praticado por pessoas de classes mais abastadas, mas a popularização rápida do futebol em várias regiões do país fez com que esse esporte começasse a ser praticado pelas camadas mais pobres da população. Assim, o futebol começou a ser jogado de forma aberta e espontânea em todas as localidades do Brasil.
Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2010.
O título desse texto “Paixão Nacional” está relacionado com  :

A) esportes.                  B) futebol                                  C) estudo.           D) viagens.

D8 ( SAEPE ) D3 (Prova Brasil) – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 
Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o participante do teste deduzir o sentido de uma palavra ou expressão, com base na compreensão do que está implícito no texto, seja atribuindo a determinadas palavras um sentido conotativo, seja extraindo sentido do próprio texto

(SAERO). Leia o texto abaixo.
Quem ama vacina
Terezinha Vieira da Rocha*

O que você, mamãe, que acaba de trazer ao mundo um ser tão especial, seu filho, precisa saber sobre vacinas. Tomar vacina dói?Sim. Dói, mas é uma dor muito pequena se comparada ao trauma de uma internação por doenças que podem ser evitadas com a vacina.
Trabalho e não tenho tempo de levar meu filho para vacinar.O ideal é que você, mamãe, esteja com seu bebê, principalmente no momento da 1ª vacina.Ele sentirá mais seguro no seu colo, e as informações passadas a você, sobre as vacinas pelos profissionais de saúde, são muito importantes, mas, se ficar difícil para você compartilhar com seu filho este momento, peça a um parente, vizinho, ou a uma pessoa de sua confiança para levá-lo ao Centro de Saúde mais perto de sua casa. O importante é que no dia marcado sua criança receba as vacinas de acordo com o calendário vacinal. Se no dia marcado for Sábado, Domingo ou feriado, leve-o um dia antes ou um dia depois.
Disponível em: .
Esse texto foi escrito para

A) filhos. B) mães.  C) médicos.   D) pais.

(PROEB). Leia o texto abaixo.
Elixir
Numa cidadezinha do interior, um jovem vendedor ambulante oferecia um maravilhoso produto chamado Elixir da Longa Vida. Na praça central, ele gritava empolgado:
– Todo dia tomo uma colher desse elixir e olhem o resultado: já vivi 300 anos!Ouvindo isso, os espectadores logo correram para a banca abarrotada de vidros, onde um garotinho atendia a multidão. Foi quando um outro negociante, muito esperto, resolveu desmascarar aquela charlatanice. Foi até o menino e perguntou em voz alta para todo mundo ouvir:
– Que história é essa? O seu patrão já viveu trezentos anos mesmo?
E o menino respondeu:
– Eu não tenho certeza. Só trabalho para ele há 120 anos.
AVIZ, Luiz (org.). Piadas da internet para crianças espertas. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 77.

Pelas pistas desse texto, a palavra “charlatanice” quer dizer

A) venda. N  B) amolação.  C) multidão.   D) enganação.

(SAEPE). Leia o texto abaixo.
MORADA DO INVENTOR

A professora pedia e a gente levava, achando loucura ou monte de lixo: latas vazias de bebidas, caixas de fósforo, pedaços de papel de embrulho, fitas, brinquedos quebrados, xícaras sem asa, recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas, revistas e jornais lidos, retalhos de tecido, rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo, pedaços de madeira, de ferro ou de plástico.
Um dia, a professora deu a partida, e transformamos, colamos e colorimos.
E surgiram bonecos (...), bichos (..) e coisas malucas (...)
E a escola virou morada do inventor.
Elias José. Nova Escola, junho 2000, n. 133.
No trecho “Um dia, a professora deu a partida, e transformamos, colamos e colorimos.”, a expressão em destaque significa :

A) saiu do local.   B) quebrou um objeto.  

C) ligou o carro.   D) iniciou a atividade.


  D7  e D4  Inferir uma informação implícita em um texto.  
Esse descritor descreve a habilidade do aluno inferir uma informação com base em ideias pressupostas ou subentendidas no texto. As ideias pressupostas são os implícitos, que decorrem logicamente do sentido de certas palavras ou expressões contidas na frase, ou seja os pressupostos são linguisticamente marcados. As ideias subentendidas são insinuações, não marcadas linguisticamente, que se depreendem de um enunciado.

Leia o texto para responder a questão abaixo:
Os Asteroides

Entre Marte e Júpiter encontramos uma faixa de pequenos corpos, provavelmente originados em explosões planetárias, que gravitam em torno do Sol. O maior destes asteroides pode ser visto a olho nu e recebe o nome de Vesta. Calcula-se em mais de 1.600 o número de asteroides existentes.
NOVO ATLAS GEOGRÁFICO MUNDIAL.
São Paulo: Editora MichelanyLtda, 1993.
 De acordo com o texto, a definição de asteroide é

(A) Corpos formados por restos de planetas.   (B) Planetas situados entre Marte e Júpiter.

(C) Atividade de gravitar em torno do Sol.         (D) Explosões de gases existentes na Terra.

(Equipe PIP). Leia o texto abaixo.

Dicas para prevenir dores nas costas
Para não agredir a coluna, é preciso evitar movimentos bruscos, ao levantar pela manhã. Espreguiçar e usar os braços para suspender o tronco, enquanto apoiam-se os pés no chão, são atividades indicadas. Essa “dica” aconselha o leitor a evitar:

(A) Andar de tamancos ou chinelos.               (B) Engordar demais.

(C) Levantar-se da cama repentinamente.      (D) Usar colchões muito duros ou macios demais.

SAERJ). Leia o texto abaixo.
A galinha dos ovos de ouro

Uma pessoa tinha uma galinha que punha ovos de ouro. Crendo que ela tinha dentro do ventre
um monte de ouro, matou-a e viu que ela era igual às outras galinhas. Na esperança de encontrar toda a riqueza de uma só vez, ficou privada até de um pequeno ganho.
Esopo. Fábulas completas. Trad. Neide Smolka. São Paulo: Moderna, 1998.
Essa história ensina que

A) a esperança dá riqueza às pessoas.                   B) as galinhas colocam ovos de ouro.

C) devagar se vai longe.                                          D) quem tudo quer tudo perde.

(PROEB). Leia o texto abaixo.
Casa de PET e isopor
A construção de 4 moradias é suficiente para consumir 5.000 garrafas PET e 120m³ de isopor que iriam para o lixo. Essa tecnologia, desenvolvida pelo CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, produz blocos fabricados com cimento, areia, isopor em vez de brita e garrafas de refrigerante (PET). A estrutura dos blocos dispensa ainda o uso de diversos itens na construção, como o chapisco e o reboco; gerando ainda mais economia de mão-de-obra e energia, e barateamento em cerca de 30% o custo final da obra.
Revista Semeando - Edição anual – ano 2 – 2007- pág. 38
Esse texto indica que o uso de PET e isopor em construções
A) resolve o problema de moradia.                         B) é bom para o meio ambiente.

C) gera empregos.                                                   D) economiza tempo.


DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MÊS DE AGOSTO :

·        D1  Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
·        D2  Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas.
·        D3  Reconhecer palavras como unidades gráficas.
·        D4 Ler palavras
·        D5 Ler sentenças.
·        D6 Localizar informação explícita em um texto.

MÊS DE SETEMBRO

·        D7 Inferir informação em um texto.
·        D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·        D9 Identificar o tema central de um texto.

MÊS DE OUTUBRO
·        D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
·        D12 Identificar o gênero do texto.
·        D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
·        D16 Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto.

MÊS DE  NOVEMBRO
·        D18 Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
·        D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação.



                                                                     Refletir, planejar e executar são
Segmentos que conduzem ao sucesso





MATEMÁTICA – 4ª  SÉRIE/5 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DESCRITORES

MÊS DE AGOSTO :

·         D1 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
·         D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre os poliedros, e entre poliedros e corpos
·         redondos, relacionando-os com suas planificações.
·         D3 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados,
·         pelos tipos de ângulos.
·         D4 Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,
·         perpendiculares).
·         D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em
·         ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.
·         D6 Reconhecer figuras com simetria de reflexão e/ou identificar seus eixos de simetria.
·         D7 Comparar a medida de grandezas, utilizando unidades de medida convencionais ou não.

MÊS DE SETEMBRO

·         D8 Resolver problemas significativos, utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/
·         mm, kg/g/mg, L/mL.
·         D9 Resolver problema envolvendo medidas de tempo.
·         D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em
·         função de seus valores.
·         D11 Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas
·         quadriculadas ou não.
·         D12 Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em
·         malhas quadriculadas ou não.
·         D13 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos
·         e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
·         D14 Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
·         D15 Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
·         D16 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

MÊS DE OUTUBRO
·         D17 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
·         D18 Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
·         D19 Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou
·         divisão.
·         D20 Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
·         D21 Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
·         D22 Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

MÊS DE NOVEMBRO

·         D23 Resolver problema com números racionais expressos na forma de fração ou decimal envolvendo
·         diferentes significados.
·         D24 Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
·         D25 Ler informações e dados apresentados em tabelas.
·         D26 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente, em gráficos de colunas).

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  DESCRITORES DE  MATEMÁTICA
MÊS DE AGOSTO :
D1. Identificar a localização/movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas
D4.Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos .
D20. Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro
D22.Ler horas em relógio de ponteiro ou digital
D23. Num problema, reconhecer e utilizar as unidades usuais de medidas de tempo :dia, semana, mês e ano.
D23. Num problema, reconhecer e utilizar as unidades usuais de medidas de tempo :dia, semana, mês e ano.
MÊS DE SETEMBRO
D30.Relacionar números a diferentes representações escritas.
D31. Comparar e/ou ordenar números naturais .
D32. Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e principio  do valor posicional
D33.Identificar  a localização  de números reais na reta numérica
MÊS DE OUTUBRO
D34.Reconhecer a composição  e a decomposição de números reais nas suas diversas ordens e na sua forma polinomial
D35.Calcular o resultado da adição ou subtração de números naturais
D36.Calcular o resultado da multiplicação ou divisão  de Números Naturais
D37.Resolver problema envolvendo Adição  ou subtração  de números naturais .
D38.Resolver problema envolvendo multiplicação ou divisão de números naturais .
                                         TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
MÊS DE NOVEMBRO
D 69  Ler informações e dados apresentados  em tabela
D 70 ler informações e dados apresentados em gráficos particularmente em gráficos de coluna




LINGUA PORTUGUESA - 8ª SÉRIE / 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MÊS DE AGOSTO

·        D6 Localizar informação explícita em um texto.
·        D7 Inferir informação em um texto.
·        D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·        D9 Identificar o tema central de um texto.
·        D10 Distinguir fato de opinião relativa a fato.
·        D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.

MÊS DE SETEMBRO
·        D12 Identificar o gênero do texto.
·        D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
·        D14 Reconhecer semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos que tratem da mesma temática.
·        D16 Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.
·        D17 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto marcadas por conjunções ou advérbios.

MÊS DE OUTUBRO  E NOVEMBRO
·        D18Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade.
·        D19 Identificar a tese de um texto.
·        D21 Reconhecer o conflito gerador e os elementos de uma narrativa.
·        D27 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
·        D22 Identificar efeitos de humor e/ou ironia no texto.
·        D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.
·        D24 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.
A base da aprendizagem escolar está baseada na leitura






      MATEMÁTICA – 8ª SÉRIE/ 9º  ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MÊS DE AGOSTO

·         D1 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
·         D2Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações.
·         D3 Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
·         D4 Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
·         D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
·         D6 Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.
·         D7Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
·         D8Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

MÊS DE SETEMBRO:

·         D9 Resolver problema utilizando relações métricas no triângulo retângulo.
·         D10 Resolver problema utilizando razões trigonométricas no triângulo retângulo.
·         D11 Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
·         D12 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
·         D13 Resolver problema envolvendo o cálculo da área de figuras planas
·         D14 Resolver problema envolvendo noções de volume.
·         D15 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.
·         D16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
·         D17 Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
·         D18 Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·         D19 Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·         D20 Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

MÊS DE OUTUBRO 
·         D21 Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
·         D22 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
·         D23 Resolver problemas utilizando frações equivalentes.
·         D24Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
·         D25 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·         D26 Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·         D27 Resolver problema que envolva porcentagem.
·         D28 Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.
·         D29 Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.
·         D30 Resolver problema que envolva equação do 1º grau.
·         D31 Identificar a equação do 2º grau que expressa um problema.

MÊS DE NOVEMBRO

·         D32 Resolver problema que envolva equação do 2º grau.
·         D33 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
·         D34 Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema.
·         D35 Resolver problema elementar envolvendo o princípio fundamental da contagem.
·         D36 Resolver problema envolvendo probabilidade de um evento.
·         D37 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
·         D38 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam, e vice-versa.



D6 – Identificar um fato de um texto.

A identificação desse tema é fundamental, pois só assim é possível apreender o sentido global do texto, discernir entre suas partes, principais e outras secundárias, parafraseá-lo, dar-lhe um título coerente ou resumi-lo. Em um texto dissertativo, as ideias principais, sem dúvida, são aquelas que mais diretamente convergem para o tema central do texto

Leia o texto abaixo.
A Boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: __ As reportagensde Penélope. São Paulo: Companhia das  Letrinhas, 1997. p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – vol. 8.
O texto trata, PRINCIPALMENTE,

(A) das aventuras de uma menina.    (B) das brincadeiras de uma boneca.
(C) de uma boneca muito especial.    (D) do dia-a-dia de uma menina.

SAERJ). Leia o texto abaixo.
O Galo e a Pedra Preciosa
                                                                                                                                  Esopo
             Um Galo, que procurava no terreiro, alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante, comenta desolado:
— Se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, a que todas as joias do Mundo!
Moral da História: A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas. www.sitededicas.com.br
O tema desse texto é:
(A) a beleza e o valor da pedra preciosa         (B) a relação entre valor e necessidade
(C) o alimento preferido de galos e galinhas  (D) o encontro do galo com a pedra.

(SPAECE). Leia o texto abaixo responda:
Mata Atlântica

A floresta densa e úmida que você vê, quando vai a muitas de suas praias preferidas é a Mata Atlântica. Quando o Brasil foi descoberto, ela margeava todo o litoral, desde o Nordeste até o Sul do país.Hoje, restam apenas 7% da vegetação, abrigo de mais de 20 mil espécies de plantas, 261 espécies de mamíferos, 340 de anfíbios, 192 de répteis e 1 020 de pássaros. Boa parte dessas espécies só existe na Mata Atlântica.
Nova Escola. mar. 2009.
Qual é o assunto desse texto?

A) A constituição da Mata Atlântica.                   B) A extensão do litoral brasileiro.

C) O desaparecimento da floresta.                       D) O descobrimento do Brasil.

Leia o texto abaixo e responda à questão.
CACHORROS

Os zoólogos acreditam que o cachorro se originou de uma espécie de lobo que vivia na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres humanos e se espalharam por quase todo o mundo. Essa amizade começou há uns 12 mil anos, no tempo em que as pessoas precisavam caçar para se alimentar. Os cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos, podiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava. Já os homens descobriram que os cachorros podiam ajudar a caçar, a cuidar de rebanhos e a tomar conta da casa, além de serem ótimos companheiros. Um colaborava com o outro e a parceria deu certo.
www.recreionline.com.br
O assunto tratado nesse texto é a
A) relação entre homens e cães.                           B) profissão de zoológico

C) amizade entre os animais.                                D) alimentação dos cães. 

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