sábado, 9 de abril de 2016

REUNIÃO DE PAIS

REUNIÃO DE PAIS


A reunião de pais é um momento riquíssimo para a construção do elo família e escola. Porém, para que este seja sadio é preciso prepará-la com cuidado. È importante que a escola proponha reuniões periódicas, havendo ainda a necessidade em alguns momentos de reuniões extraordinárias.


PLANEJANDO A REUNIÃO DE PAIS

Reunir com os professores para definir a pauta da reunião.
Marcar a data com antecedência e enviar um convite aos pais com a pauta da reunião, data, horário de início e término da reunião.
Sugere-se realizar a reunião por turma, pois cada turma tem suas especificidades. Isso poupa tempo.
Sugere-se o tempo máximo de uma hora e meia de duração.
Selecionar texto ou vídeo. Também pode ser uma dinâmica, porém precisa ser bem escolhida, ela não pode ser demorada, tem que estar relacionada ao tema da reunião e não pode constranger os pais.

O QUE NÃO FAZER NA REUNIÃO DE PAIS

Marcar um horário e começar atrasado.
Esquecer de dar boas-vindas aos pais e tratá-los com cordialidade e simpatia.
Falar do desempenho de um aluno constrangendo-o diante de todos.
Rebater críticas dos pais com aspereza como se fosse uma questão pessoal.
Esquecer de colocar cadeiras suficientes para os pais.
Ultrapassar o horário de terminar a reunião, os pais detestam reuniões muito longas.


SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA REUNIÃO DE PAIS

Acolhida: Receber os pais e ir encaminhando-os para a sala, não deixe-os esperando de pé.

1º Momento: Abertura
O diretor deverá apresentar-se, dar boas-vindas aos pais e expor o motivo da reunião. Apresentar também o professor e coordenador. ( Pode haver algum pai que nunca participou de uma reunião na escola.)

2º Momento: Reflexão

Utilizar um texto motivacional ou vídeo sobre o tema que se deseja abordar. ( Ver sugestões no blog). Sugere-se a importância do acompanhamento dos pais. Instigar a reflexão. Falar sobre a importância de se combinar regras para serem cumpridas em casa pelos filhos, entre elas: criar uma rotina diária de ter sempre o mesmo horário para fazer tarefas, leituras e estudar.
Este momento pode ser realizado pelo coordenador, diretor ou professor.
3º Momento: A proposta da Escola

O diretor deverá expor o que foi desenvolvido por toda equipe durante a 1ª Unidade e o que vai ser desenvolvido nas próximas unidades. Não precisa se alongar demais. Falar sobre o conselho de classe, explicar como está sendo feito. Esclarecer que vai ser realizado em todas as unidades e que não tem o propósito de alterar a nota do aluno.

Falar do projeto sobre indisciplina na escola que será realizado a partir da segunda unidade lembrando que os pais serão convidados a participar de uma reunião para conhecer e aprovar o regimento da escola.

4º Momento: O trabalho do professor da turma

O professor falará sobre a turma em questão de modo geral sem especificar nenhum aluno sem esquecer de ressaltar os aspectos positivos do grupo. Se algum pai perguntar por seu filho, responder com cautela sem expor a criança. O professor deverá expor o trabalho desenvolvido com a turma, como foi desenvolvido e quais os resultados alcançados. ( Quando possível mostrar cartaz com gráficos).

5º Momento: A fala dos pais

Dar oportunidade para que os pais falem sobre suas expectativas, deem sugestões e façam críticas se houver. Vocês também podem colocar uma caixinha, entregar papelzinho e lápis para que eles escrevam se não quiserem falar.

6º Momento: Entrega dos resultados

Agradecer a presença de todos. Explicar que o atendimento individualizado aos pais pode ocorrer todos os dias na escola. Entregar boletins, relatórios, etc. Continuar o atendimento individualizado aos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário